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Bordéus e Valência são as “Capitais Europeias do Turismo Inteligente” 2022

De um total de 30 inscrições de 16 países, foram sete as cidades finalistas do concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022. Duas ganharam: Bordéus e Valência.

Victor Jorge
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Bordéus e Valência são as “Capitais Europeias do Turismo Inteligente” 2022

De um total de 30 inscrições de 16 países, foram sete as cidades finalistas do concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022. Duas ganharam: Bordéus e Valência.

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Bordéus (França) e Valência (Espanha) foram premiadas como as “Capitais Europeias do Turismo Inteligente” 2022, distinção que reconhece realizações notáveis no planeamento de turismo inteligente: acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, bem como património cultural e criatividade.

Esta iniciativa promovida pela União Europeia (UE) e financiada pelo Programa COSME, tem como objetivo promover o turismo inteligente no espaço da UE, fomentar o desenvolvimento do turismo inovador, sustentável e inclusivo, bem como divulgar e facilitar o intercâmbio das melhores práticas.

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As sete cidades finalistas do concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022 foram: Bordéus (França), Copenhaga (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Florença (Itália), Ljubljana (Eslovénia), Palma (Espanha), Valência (Espanha).

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As cidades finalistas foram selecionadas de um total de 30 inscrições de 16 países.

Bordéus
Cidade cosmopolita com mais de 257.000 habitantes, é um local de criatividade e uma porta de entrada para o sudoeste da França. Aqui, onde se entrelaçam vários ambientes, encontra-se o rio que atravessa os maiores vinhedos do mundo até ao estuário do Gironde – junto ao Oceano Atlântico e à Baía de Arcachon.

Bordéus é o lar da maior região vitivinícola do mundo, com 7.000 castelos e está na vanguarda da criação do conceito de “turismo do vinho”: cerca de dois milhões de “turistas do vinho” visitam os vinhedos de Bordéus anualmente.

Os destaques incluem La Cité du Vin e o Festival do Vinho de Bordéus – agora exportado para Bruxelas e Hong Kong. Mais de 65% da área de superfície dos vinhedos de Bordeaux recebeu certificação pelos seus esforços ambientais e mais de 1,2 milhões de euros foram investidos em pesquisa, mais concretamente, na redução do uso de pesticidas.

Desde 2003, a cidade estabeleceu trilhos para quatro linhas de metro diferentes, originando uma rede metropolitana que se estende por 66 km. Os metros são 100% acessíveis graças às grandes portas de correr e ao acesso sem degraus.

O ‘shuttle’ fluviais e os autocarros também são totalmente acessíveis e cada um tem lugares reservados para cadeiras de rodas.

Um guia especial foi elaborado pelo Turismo de Bordéus para pessoas com deficiência, contendo uma lista de todos os serviços e atividades disponíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

Bordeaux está a fazer uso dos recursos existentes e redirecionando-os para impulsionar ao máximo práticas de turismo inteligente. Outro exemplo disso é o “Ecossistema Darwin”, um coletivo voltado para uma economia verde – agora um dos locais mais visitados em Bordeaux. Este antigo quartel militar abriga uma fazenda urbana e o maior restaurante orgânico de França, mostrando uma forma de “consumir diferente”. É um lugar de diversidade e inovação onde é possível encontrar ‘skateparks’, uma galeria ao ar livre para grafitis, bem como espaços de co-working e empreendedores que trabalham na economia verde. O guia é atualizado regularmente de acordo com o feedback dos visitantes com deficiência.

O Turismo de Bordéus deu, também, ênfase às plataformas eletrónicas para promover os conteúdos. A criação do “CityPass”, em 2014, dá aos visitantes acesso gratuito a mais de trinta estabelecimentos voltados para cultura e lazer, incluindo um passeio pela cidade, bem como o uso ilimitado de transportes públicos.

O porto de Bordéus comprometeu-se a fretar um navio de cruzeiro ambiental em 2019, comprometendo-se a reduzir as emissões, eliminar o desperdício e limitar a poluição sonora. Além disso, as quatro plataformas de desembarque dos cruzeiros estão a ser eletrificados, além da implementação de um sistema de coleta de resíduos e esgotos dos navios.

Valência
Uma das maiores cidades da Espanha e uma das mais animadas, Valência está localizada no mar Mediterrâneo, com um enorme número de praias na redondeza.

Valência fica na costa sudeste de Espanha e é a terceira maior cidade do país, com mais de 791.000 habitantes. A pitoresca cidade recebe 2,2 milhões de visitantes todos os anos e é o lar de três Declarações de Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade possui arquitetura de vanguarda, uma futurística Cidade das Artes e Ciências e muitos eventos criativos, como os prémios de cinema Goya ou a gala Michelin.

O setor de turismo emprega mais de 30.000 profissionais e tem vindo a desenvolver práticas inovadoras, tendo-se tornando uma forte candidata a Capital Europeia do Turismo Inteligente.

Valência está a trabalhar para medir e certificar a pegada de carbono da sua atividade turística, constituindo-se, igualmente, a primeira cidade europeia a receber uma dupla certificação ITU (ONU) e ISO para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades.

Valência trabalha, também, em estreita colaboração com a PREDIF (Plataforma Representativa do Estado para Pessoas com Deficiência Física) e 52 entidades e empresas turísticas da cidade atendem os requisitos do programa de turismo inclusivo do PREDIF. São disponibilizados diversos passeios para pessoas com mobilidade reduzida, bem como em vários idiomas. Os gabinetes de informação oferecem traduções e pictogramas em braille, bem como a plataforma “InfoTourist” interativa 24 horas por dia, 7 dias por semana e o sistema “Visualfy”, um sistema de IA que envia notificações visuais aos dispositivos dos usuários.

A cidade é bem conectada por mais de 164 km de ciclovias, comboios de alta velocidade, rodovias e porto, todos com recursos para passageiros que precisam de assistência adicional.

Valência pretende tornar-se neutra em carbono até 2030 e atualmente tem vários “Planos de Ação Sustentáveis” em vigor, que incluem medidas para reduzir as emissões de CO2, incentivar o uso de veículos elétricos, melhorar a eficiência energética, promover opções alimentares sustentáveis e observar os impactos no patrimônio cultural.

A Câmara Municipal de Valência monitoriza, ativamente, a sustentabilidade social da atividade turística com controlo de alojamentos irregulares, instalação de sensores nas zonas de lazer para regular o ruído, inquéritos regulares ao público e muito mais. Além de antecipar e reduzir o impacto social do turismo, a Câmara Municipal procura o envolvimento dos residentes e demais agentes na gestão do turismo, razão pela qual promoveu um órgão representativo, o Conselho Municipal de Turismo, com 60 representantes do ecossistema turístico, cidadãos e instituições.

Valência está a integrar várias práticas inteligentes e a recolher informações para desenvolver e aprimorar a experiência turística da cidade. Assim, implementou recursos digitais de forma integrada para ampliar a exploração da sua história e tradições e continua a empenhar-se na sustentabilidade e proteção do seu ambiente natural.

A economia de Valência beneficia de cerca de 3.600 milhões de euros provenientes da indústria do turismo e as novas estratégias, estima-se, irão aumentar este valor. O apoio à digitalização de Pequenas e Médias Empresas turísticas, também, revelou-se frutífero: em 2019, a loja online do Turismo de Valência faturou 4,5 milhões de euros.

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Foto: IWRT/ACISO
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Workshops Internacionais de Turismo Religioso reforçam posição de Portugal e Fátima “no mapa global” do setor

A 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima, volta a merecer um balanço positivo, com Purificação Reis, presidente da ACISO, a sublinhar que a iniciativa se tornou num “grande evento internacional”, que “reforça a posição” de Portugal e de Fátima no “mapa global” do setor.

Inês de Matos

A 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima, volta a merecer um balanço positivo, com Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, a sublinhar que a iniciativa se tornou num “grande evento internacional”, que “reforça a posição” de Portugal e de Fátima no “mapa global” do setor.

“Podemos dizer com orgulho que o workshop se tornou num grande evento internacional, de cariz profissional, dedicado ao turismo religioso, um evento que, promovendo Fátima e Portugal como destinos de referência, reforça a nossa posição no mapa global deste setor”, afirmou a responsável, durante a sessão de abertura da iniciativa.

Na edição deste ano, que incluiu com uma conferência dedicada ao tema “Turismo Religioso como caminho de paz e de fraternidade humana”, os Workshops Internacionais de Turismo Religioso contam com participantes oriundos de 48 países, incluindo 122 buyers e 130 suppliers que estiveram presentes na bolsa de contactos que decorreu na tarde desta quinta-feira e que deu origem a cerca de 4.500 reuniões.

Além do evento de Fátima, a iniciativa conta também com uma sessão dedicada ao Turismo de Herança Judaica, que vai acontecer na Guarda a 10 de março, e na qual está ainda prevista a participação de 42 buyers e 47 suppliers, permitindo mais de 500 reuniões.

“Ao longo destas 12 edições, o Workshop Internacional de Turismo Religioso tem sido muito mais do que um evento, tem sido um acelerador de oportunidades, um espaço onde se criam parcerias, se partilham boas práticas e se discutem os desafios e tendências do turismo religioso”, acrescentou Purificação Reis.

Antes de terminar, a presidente da ACISO, que é responsável pela organização do evento juntamente com a autarquia de Ourém e com o Santuário de Fátima, disse ainda acreditar que “o turismo religioso continuará a crescer, movimentando mais visitantes”.

“Estamos cada vez mais convictos do grande potencial do turismo religioso, não apenas como motor económico, mas também como ponte entre culturas, religiões e povos, permitindo uma oferta de experiências autênticas e transformadoras”, explicou.

 

 

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CTP nega excesso de turismo e pede estratégias que “levem ao surgimento de novas centralidades”

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, foi um dos oradores da sessão de abertura da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima.

Inês de Matos

A implementação de estratégias que “levem ao surgimento de novas centralidades” é, segundo Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), um desafio a que o turismo nacional precisa de dar resposta para desmistificar a ideia de que há turismo a mais.

De acordo com o responsável, que discursou esta quinta-feira, 6 de março, na sessão de abertura da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, em Fátima, “em Portugal, não há turismo a mais, há, sim, economia a menos”.

Para reforçar esta ideia e explicar aos portugueses que o turismo continua a ser “um importante motor do país”, que ajuda a “criar riqueza e emprego”, a CTP está a promover, com o apoio do Turismo de Portugal, uma campanha de comunicação que pretende mostrar “que todos os portugueses podem contar com o turismo, seja qual for a sua idade, profissão ou religião”.

“O turismo continua, sem dúvida, a ser um importante motor do país, na entrada para mais um ano, continuamos no bom caminho, mas há necessidades que o turismo deve ver atendidas e resolvidas”, acrescentou Francisco Calheiro, garantindo que a CTP vai continuar a insistir para ver materializadas algumas das “urgências” de que o setor precisa.

Um novo aeroporto, a execução do projeto do TGV e da modernização da ferrovia, bem como uma gestão mais eficiente dos territórios, de soluções para a falta de mão-de-obra e do reforço do investimento em formação e valorização das profissões turísticas são, segundo o presidente da CTP, as principais “urgências” do setor turístico nacional.

“Portugal recebe muito do turismo, a nossa atividade dá valor ao país, gera riqueza e cria postos de trabalho como nenhuma outra atividade e produz efeitos muito significativos na economia pelo estímulo a outros setores, assegura uma importante fonte de receitas fiscais e leva mais longe o nome de Portugal. Por isso, é mais um novo ano em que tudo faremos para reforçar a importância do turismo no país, porque todos contamos com o turismo”, concluiu.

 

 

 

 

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Portugueses preferem Instagram para seguir conteúdos sobre viagens

O estudo “Turismo e Redes Sociais”, realizado pela Marktest, revela que Instagram é a rede social preferida pelos portugueses para consumirem conteúdos sobre viagens, alojamento ou destinos turísticos.

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O Instagram é a rede social preferida pelos portugueses para consumirem conteúdos sobre viagens, alojamento ou destinos turísticos. Na mais recente edição do estudo “Turismo e Redes Sociais”, produzido pela Marktest, o Instagram recolheu 70% de referências por parte dos inquiridos, superando assim o Facebook, que somou 67% de referências. O Youtube, o Tik Tok e o WhatsApp completam o top 5 das redes indicadas, todas com menos de metade das referências das duas primeiras.

Apesar da liderança global do Instagram nas preferências dos portugueses que consomem conteúdos relacionados com férias e viagens nas redes sociais, a análise por faixa etária revela que, nos inquiridos com idades entre os 35 e os 64 anos, o Facebook continua a ser dominante na visualização deste tipo de conteúdo.

Já quanto ao tipo de conteúdos mais valorizado pelos inquiridos no estudo da Marktest, as “dicas de viagem” apresentam o valor médio mais elevado, com um registo de 7,6 numa escala de 0 a 10. O Top3 de preferências fica completo com os conteúdos sobre “locais pouco conhecidos ou por explorar” e sobre “promoções e descontos”.

O estudo da Marktest procurou também perceber quais os formatos preferidos de publicações sobre turismo e viagens nas redes sociais, tendo as fotografias sido eleitas pela maioria (80,3%) como o preferido. Os vídeos, que recolheram quase 71% de preferências, surgem no segundo lugar global, mas lideram a preferência entre os inquiridos mais jovens.

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UE supera as 3 mil milhões de noites em 2024

Os dados mais recentes do Eurostat confirmam o ano recorde do turismo europeu. O último trimestre de 2024deu um forte impulso para que na UE se ultrapassassem as 3 mil milhões de dormidas.

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2024 foi o melhor ano turístico de que há registo na União Europeia (UE), com um número total de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico superior a 3 mil milhões. Tal reflete um aumento de 2,2 % em comparação com 2023 (+65,4 milhões de noites), após um impulso final no último trimestre do ano, revelam os dados da Eurostat.

Os dados mostram um aumento substancial de 67,2 milhões de dormidas de hóspedes internacionais (+4,9%) em 2024, enquanto as dormidas de hóspedes domésticos diminuíram ligeiramente (-0,1%; -1,8 milhões).

Espanha (500 milhões), Itália (458 milhões), França (451 milhões) e Alemanha (441 milhões) registaram o maior número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico, o que representa 61,6 % do total de dormidas na UE. O Luxemburgo (3,4 milhões), a Letónia (4,7 milhões) e a Estónia (6,6 milhões) registaram o menor número de dormidas.

Em comparação com 2023, em 2024, as noites turísticas registaram o maior aumento em Malta (+14,4 %) e na Letónia (+7,4 %). Por outro lado, diminuíram apenas no Luxemburgo (-2,7 %), em França (-0,6 %), na Bélgica (-0,2 %) e na Suécia (-0,1 %).

4.º trimestre com dormidas turísticas “robustas” em quase todos os países da UE
O último trimestre de 2024 foi responsável pelo aumento dos resultados anuais, com um aumento de 5,1 % do total de dormidas na UE em comparação com o quarto trimestre de 2023.

As dormidas turísticas aumentaram em todos os países da UE no 4.º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo trimestre de 2023, exceto na Irlanda, onde diminuíram ligeiramente (-1,8 %). Entre os outros países da UE, os aumentos trimestrais mais elevados registaram-se em Malta (+16,5 %), na Letónia (+12,5 %), em Itália (+11,1 %) e na Croácia (+10,2 %).

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Turismo dos Açores com boas perspectivas para 2025

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, destacou, durante a ITB Berlim, que decorre está quinta-feira, “o papel decisivo dos empresários regionais no sucesso do turismo dos Açores” e o entusiasmo face às perspectivas do setor para 2025.

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Num convívio que manteve com a Visit Azores e com as empresas regionais presentes na feira, Berta Cabral, anunciou que as últimas estatísticas referentes ao setor, para o período de janeiro de 2025, apontam para “uma subida perto dos dois dígitos, a fazer crer que os Açores estão a ter um comportamento muito positivo neste inverno IATA e a antever um ano de 2025 de grande sucesso”, disse, citada em nota publicada na página oficial do Governo Regional.

A governante avançou que “crescemos acima de 12% em novembro e dezembro, e, agora, 9% em janeiro, um caminho progressivo para ir atenuando a sazonalidade”, para conta que se “mantêm elevados níveis de interesse e atratividade do destino Açores a nível nacional e internacional, com um ‘Ano de Ouro’ em 2024”, havendo já novidades na conetividade aérea para o verão de 2025 com o anúncio recente de novas rotas, como Dusseldorf-Ponta Delgada, pela Eurowings.

Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em janeiro, no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço) dos Açores registaram-se 130,3 mil dormidas, valor superior em 9,0% ao registado no mês homólogo.

Em 2024, e pela primeira vez na história, registaram-se nos Açores mais de 4,2 milhões de dormidas, mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria e 18 milhões de euros no Turismo em Espaço Rural.

E porque estava na ITB Berlim, a secretária Regional recordou que o mercado alemão é o principal emissor estrangeiro na Europa (ficou apenas atrás dos EUA), e representou mais de 455 mil dormidas em 2024, ou seja, um crescimento de 7% face a 2023.

“É um dos mercados prioritários definidos no PEMTA 2030, onde deve ser reforçada continuamente a aposta promocional da Região enquanto destino turístico. É um mercado com grande apetência para o tipo de produto que temos para o oferecer, nomeadamente Natureza Terra e Mar e, em 2025, teremos o reforço das ligações aéreas, com a rota de Dusseldorf operada pela Eurowings e uma frequência adicional na operação da SATA na rota de Frankfurt, para além da nova rota Zurique-Terceira, pela Edelweiss”, defendeu.

O estudo recentemente elaborado pela Ernst & Young (EY) demonstra que o turismo representa atualmente mais de 1.200 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto na economia dos Açores, ou seja, cerca de 20% do VAB regional, 17% do PIB e 17% do emprego.

Tendo em conta estes dados, Berta Cabral assegurou que o Governo dos Açores vai continuar a defender “uma atitude pedagógica em torno do turismo, pois é um setor transversal, que alavanca e potencia todos os outros setores económicos, em todas as ilhas”.

 

 

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Huelva volta a ser tema de “afterwork” da Tour10 na BTL

A Tour10 colabora pela segunda vez, com a Associação de Hotéis Provinciais e o Círculo de Empresários de Turismo de Huelva, para promover a província andaluza, durante o seu afterwork, na BTL, no dia 12 de março, no stand 4B20 de Huelva, a partir das 16h30.

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O evento contará com a presença dos principais representantes do setor do turismo, que terão a oportunidade de trocar ideias e experiências num ambiente descontraído e enriquecedor. Para além disso, os participantes poderão desfrutar de degustações de presunto e vinho de Huelva, destacando a rica gastronomia da região.

O principal objetivo desta colaboração é promover Huelva como destino turístico junto do mercado português, aproveitando a plataforma proporcionada pela BTL para estabelecer contactos com profissionais do setor e apresentar as últimas novidades e oportunidades no domínio do turismo na região.

“Para a Tour10, organizar este evento pelo segundo ano consecutivo é a confirmação da nossa capacidade organizativa e de convocatória num mercado como Portugal, tão importante para os destinos espanhóis na sua procura de um turismo de qualidade e comprometido com a sustentabilidade”. afirmou Victor Romero, diretor de Relações Internacionais da empresa.

O responsável está convicto de que “será uma oportunidade para fortalecer os laços entre a comunidade turística: sócios, clientes, fornecedores e entidades públicas, contribuindo assim para a valorização e promoção da beleza e diversidade da província de Huelva no mercado português”.

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DIT Portugal vai promover a República Dominicana com um conjunto de ações

A DIT Portugal, grupo de gestão de agências de viagens independentes, vai levar a cabo, ao longo do ano, um amplo conjunto de ações com vista à promoção do destino República Dominicana, ao abrigo de um acordo de parceria selado com o Ministério do Turismo daquele país.

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Entre as inúmeras ações acordadas, as mais importantes são um roadshow nas principais cidades de Portugal e uma campanha de formação com representantes do setor do turismo do país das Caraíbas, onde o primeiro webinar será no dia 11 de março.

Outras ações de colaboração importantes que foram acordadas são a emissão nos canais exclusivos da DIT TV, plataforma de comunicação digital exclusiva para as agências de viagens DIT, que procura atrair potenciais clientes interessados no destino Caraíbas e a inserção de mensagens estratégicas em diferentes espaços publicitários espalhados pelos principais websites e plataformas digitais da DIT Portugal.

Os roadshows destinam-se exclusivamente às agências de viagens DIT Portugal e realizar-se-ão nas principais cidades do país. O principal objetivo é que os representantes do Turismo da República Dominicana e das empresas de turismo recetivo do país apresentem tudo o que a ilha das Caraíbas tem para oferecer, em encontros presenciais, numa interação direta entre os participantes, criando momentos de networking e onde todo o tipo de dúvidas e questões podem ser resolvidas e discutidas.

Através de webinars, serão dadas formações online de 1 hora de duração onde serão abordados diferentes temas turísticos com o objetivo de que os profissionais, após completarem a formação, obtenham uma visão detalhada de tudo o que a República Dominicana oferece como destino turístico das Caraíbas. Desta forma, os agentes de viagens associados à DIT Portugal podem tornar-se verdadeiros especialistas do destino, capazes de proporcionar experiências inesquecíveis aos seus clientes.

No final de cada webinar, serão sorteados brindes entre os participantes como agradecimento da República Dominicana pelo interesse demonstrado pelo seu destino e pelas grandes atrações que o país oferece. Da mesma forma, todas as agências de viagens presentes serão convidadas a aderir ao “DO Travel Rewards”, o Programa Global de Fidelização com importantes benefícios.

Tanto a DIT Portugal como o Ministério do Turismo da República Dominicana, estão entusiasmados com esta nova colaboração e esperam que seja a primeira de muitas outras, contando que as diferentes ações de comunicação serão bem recebidas pelas agências de viagens associadas à rede, contribuindo para melhorar o conhecimento e a visibilidade daquele país como um destino cheio de possibilidades, promovendo um turismo sustentável e de qualidade.

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Feira de Emprego e Carreiras Azuis foi “extraordinário sucesso” e confirma próxima edição

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que decorreu em Lisboa a 27 de fevereiro, merece um balanço positivo, com a organização a indicar que a iniciativa foi um “extraordinário sucesso”. A próxima edição está já confirmada para 15 de outubro.

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A Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que decorreu em Lisboa a 27 de fevereiro, merece um balanço positivo, com a organização a indicar que a iniciativa foi um “extraordinário sucesso”, confirmando também que a próxima edição está já marcada para 15 de outubro.

“O evento recebeu visitantes provenientes de várias regiões de Portugal e de outros países, afirmando-se como uma referência na promoção de emprego, carreiras e atividades da economia azul”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

Viking Cruises, Lisnave Estaleiros Navais, Costa Crociere, For-Mar, Grupo ETE, Ocean Winds (OW), MSC Cruises, Mystic Invest Holding, Grupo Sousa, Amplia, AlgarExperience, Escola do Mar dos Açores, Portline Bulk International, DouroAzul, European Waterways, Silversea Cruises, Veltagus, Atlânticoline e Riscos Editora foram as empresas que estiveram presentes como Expositores no evento.

A iniciativa afirma-se como “relevante e estratégica” para as empresas que estão relacionadas com o mar e com atividades marítimas, a exemplo de “companhias de cruzeiros e iates, empresas de recrutamento, turismo náutico e costeiro, estaleiros, transporte marítimo e logística, instalações portuárias, ensino e formação, indústria marítima, energia offshore, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade e governação, entre outras organizações”.

Depois do sucesso desta edição, a organização da Feira de Emprego e Carreiras Azuis está já a pensar no próximo evento, que está marcado para 15 de outubro de 2025, também em Lisboa, e cujas inscrições para expositores e visitantes estão já a decorrer aqui.

 

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Turismo do Algarve com agenda promocional cheia em março

“Este mês, damos especial atenção aos Estados Unidos, um mercado com um potencial significativo de crescimento para a região, tanto no turismo de lazer, como no turismo de negócios, e onde continuamos a investir de forma continuada”, realça André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, sobre as ações de promoção que a região desenvolverá durante o mês de março.

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Considera o presidente do Turismo do Algarve, ainda a respeito a ação promocional nos Estado Unidos que, “a presença em iniciativas como o SMU International, e os eventos exclusivos que vamos organizar, em Boston e Nova Iorque, em parceria com a SATA e United Airlines, para reforçar a promoção de rotas que permitem ligar o Algarve ao mercado norte-americano, são passos concretos em direção a esse objetivo de maior aproximação”.

Mantendo o compromisso de diversificação da oferta, e continuando a abrir caminhos para promover, de forma direcionada, alguns segmentos estratégicos, André Gomes avança que, em março, vamos dar palco a segmentos como o turismo de natureza, o turismo desportivo e o turismo de negócios, através da participação em vários eventos especificamente criados para atender aos interesses e necessidades de cada um destes públicos especializados”.

Através das várias ações previstas, “queremos garantir que o Algarve continua a evoluir como um destino de referência global, captando novos mercados e consolidando segmentos de alto valor acrescentado”, realçou o dirigente, para sublinhar que “estamos confiantes que o trabalho que estamos a desenvolver contribuirá para fortalecer a competitividade da região e atrair um turismo cada vez mais qualificado e sustentável.”

Além da participação na ITB Berlim, que termina esta quinta-feira, o Algarve vai estar presente no SMU International, em Nova Iorque, de 10 a 12 de março, evento profissional exclusivamente dedicado ao turismo de negócios. Durante esta iniciativa, onde irá reunir com potenciais clientes deste segmento – agências, empresas e associações sediadas nos Estados Unidos da América e no Canadá -, a equipa do Turismo do Algarve terá também a oportunidade de realizar networking e de fortalecer relações profissionais estratégicas.

Pretende-se com esta participação reforçar, junto do mercado norte-americano, o posicionamento internacional do Algarve como um destino apelativo e diferenciado para acolher eventos profissionais.

De contar ainda com a participação no programa “Hosted Buyers” da BTL 2025, nos dias 12 e 13, bem como no Sports & Events Europe, de 25 a 27 de março, que decorrerá em Málaga, enquanto, a 25 o Turismo do Algarve, em colaboração com a companhia aérea SATA Azores Airlines, vai organizar um evento exclusivo em Boston, com o objetivo de reforçar a promoção das rotas entre os aeroportos Logan, em Boston, e JFK, em Nova Iorque e Faro (via Ponta Delgada) – uma ligação estratégica para aproximar o Algarve do mercado norte-americano.

Neste encontro, que inclui uma apresentação do destino, vão participar 16 empresas parceiras do Algarve, que terão a oportunidade de reunir com vários compradores internacionais e imprensa presentes, tendo em vista a criação de oportunidades de negócios e a promoção do destino.

Igualmente, a 27 de março, a região, em colaboração com United Airlines e a ARPT Madeira, vai organizar um evento em Nova Iorque, onde terá a oportunidade de promover o destino, a propósito das novas rotas criadas por esta companhia aérea com destino a Faro e ao Funchal. Para além das empresas portuguesas presentes, incluindo 16 associadas da ATA, o evento contará ainda com a participação de cerca de 50 agentes de viagens e vários meios de comunicação norte-americanos.05

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Turismo do Algarve, ADENE e Turismo de Portugal promovem webinar sobre selo SAVE WATER no AL

O webinar decorre na próxima segunda-feira, 10 de março, entre as 10h00 e as 11h30, com a participação de André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, e de Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE, além de especialistas em sustentabilidade.

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O Turismo do Algarve, a ADENE – Agência para a Energia e o Turismo de Portugal vão promover na próxima segunda-feira, 10 de março, um webinar para incentivar a adesão ao selo SAVE WATER por parte dos estabelecimentos de Alojamento Local.

“A iniciativa visa incentivar a adesão ao selo SAVE WATER, reforçando o compromisso do setor com a eficiência hídrica, e apresentar ao Alojamento Local a plataforma de monitorização desenvolvida para apoiar a implementação de boas práticas no uso da água”, lê-se numa nota de agenda sobre o evento.

O evento, que decorre entre as 10h00 e as 11h30, vai contar com a participação de André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, assim como de Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE, além de especialistas em sustentabilidade.

Em debate, vão estar os temas “Compromisso com a eficiência hídrica na região do Algarve”, com a participação de Patrícia Corigo, coordenadora de Inovação para a Sustentabilidade, assim como Adesão à plataforma e reporte de medidas e consumos, com Filipa Ambrósio, técnica Especialista, seguindo-se um período de perguntas e respostas.

O evento tem participação gratuita mas requer inscrição prévia, que pode ser realizada aqui.

Recorde-se que o selo SAVE WATER passou, em janeiro deste ano, a abranger também os estabelecimentos de Alojamento Local, que passam a poder implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas de uma lista de 60 propostas.

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