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Empresários açorianos do turismo pedem reativação de medidas de apoio

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), apela que sejam reeditadas medidas de apoio ao funcionamento e à manutenção de emprego, “com caráter imediato e de aplicação célere”, tendo em conta os “resultados finais de 2021 e às perspetivas muito negativas para o primeiro trimestre de 2022”.

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Empresários açorianos do turismo pedem reativação de medidas de apoio

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), apela que sejam reeditadas medidas de apoio ao funcionamento e à manutenção de emprego, “com caráter imediato e de aplicação célere”, tendo em conta os “resultados finais de 2021 e às perspetivas muito negativas para o primeiro trimestre de 2022”.

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Os empresários açorianos do turismo, através da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), querem que sejam reeditadas medidas de apoio ao funcionamento e à manutenção de emprego, “com caráter imediato e de aplicação célere”, tendo em conta os “resultados finais de 2021 e às perspetivas muito negativas para o primeiro trimestre de 2022”.

Conforme escreve o Açoriano Oriental, a reivindicação surge após a direção e a Comissão Especializada do Turismo da CCIPD/Associação Empresarial das Ilhas de São Miguel e Santa Maria terem reunido com representantes da Associação de Alojamento Local dos Açores (ALA) e da delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) para analisarem a forma como decorreu o ano de 2021 e as perspetivas para 2022.

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Os empresários dizem, em comunicado, que se perspetiva “um primeiro trimestre muito difícil para o setor, eventualmente tão mau como o de 2021, estimando-se que só a partir daquela altura se possa voltar a uma retoma significativa, para um resultado final ainda de 70% a 80% do nível de atividade alcançada em 2019”, o que dignifica que “as empresas continuarão a enfrentar sérias dificuldades, principalmente nos próximos meses de muita reduzida atividade”.

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Pedem, por outro lado, a adoção de uma estratégia pública “clara” para o turismo alicerçada numa “promoção inteligente e suficiente” e na revisão dos principais instrumentos de atuação do setor – Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) e Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA).

De igual modo, reclamam a concertação imediata sobre a estratégia e a configuração específica do novo quadro financeiro plurianual europeu (PO Açores); a continuidade e reforço da política de qualificação de pessoas; o acompanhamento da reestruturação da TAP de forma a que não seja prejudicado o encaminhamento para os Açores de passageiros dos seus mercados de atuação e a manutenção de uma “função racional” da SATA Internacional nas ligações com a Europa e América do Norte.

O reforço orçamental para a promoção junto dos mercados emissores, no sentido de consolidar estes mercados e evitar abandonos como já aconteceu no passado, com reflexos negativos para o destino Açores, foi outra das reivindicações.

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2024 foi “Ano de Ouro” para os Açores que vivem “crescimento realmente sustentável”

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, considera que “o Turismo se encontra num processo de crescimento verdadeiramente sustentável” na região, como comprovam os número da atividade turística de 2024, que foi “um verdadeiro ‘Ano de Ouro’” para os Açores.

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, considera que “o Turismo se encontra num processo de crescimento verdadeiramente sustentável” na região, como comprovam os número da atividade turística de 2024, que foi “um verdadeiro ‘Ano de Ouro’” para os Açores.

“Confirmamos, de forma inequívoca, que 2024 foi um verdadeiro ‘Ano de Ouro’ e que o turismo atravessa um processo de crescimento realmente sustentável. O turismo é um grande motor da economia dos Açores e a principal atividade económica a criar riqueza, empregos, investimento e oportunidades para o futuro das nossas ilhas”, afirma a governante regional, citada num comunicado do Governo Regional dos Açores.

Berta Cabral congratula-se com os resultados que o Serviço Regional de Estatística veio recentemente confirmar e que dizem que, em 2024, os Açores contabilizaram, pela primeira vez na história, mais de 4,2 milhões de dormidas (+27,6% do que em 2022), mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria (+46,0% face a 2022) e 18 milhões de euros no Turismo em Espaço Rural, ultrapassando os 200 milhões de euros em proveitos e “consolidando uma notoriedade crescente e cada vez mais competitiva a nível internacional”.

“Com passos certos e determinados, construímos um caminho que permite ao setor representar atualmente cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto, 17% do PIB e 17% do emprego regional. Estamos no rumo certo, com as políticas certas”, acrescentou a governante regional.

Berta Cabral lembra ainda que os Açores são o primeiro arquipélago do mundo com o Nível Ouro da certificação de “Destino Sustentável” da Earth Check, alcançada em 2024, tendo sido também considerados, nos últimos dois anos, como o Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo e da Europa pelos World Travel Awards (WTA).

A governante regional atribui os “resultados de excelência”, assim como os prémios e distinções nacionais e internacionais alcançados, à “atuação conjunta do Governo dos Açores e dos empresários ligados ao setor”.

“Soubemos identificar o momento certo para projetar e implementar uma nova estratégia de desenvolvimento do setor, alinhada com o quadro financeiro plurianual da União Europeia, que está vertida no PEMTA 2030 – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores – que é hoje uma inspiração para a Estratégia 2035 do Turismo de Portugal”, declara.

Recorde-se que o PEMTA 2030, que foi estruturado em 2023, está alinhado com a certificação da Região enquanto “Destino Sustentável” e baseia-se no reforço da sustentabilidade, tendo em conta as novas tendências e perfis dos viajantes, indo ao encontro da realidade do setor.

 

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Portugal Events conta com 16M€ e passa a incluir também eventos regionais das ERT

O sistema de incentivos Portugal Events foi reformulado e conta agora com uma dotação orçamental de 16 milhões de euros para apoio a eventos em 2025 e 2026, passando também a prever a “possibilidade de as Entidades Regionais de Turismo [ERT] apresentarem planos integrados de eventos de base regional”, segundo o Turismo de Portugal.

O sistema de incentivos Portugal Events foi reformulado e conta agora com uma dotação orçamental de 16 milhões de euros para apoio a eventos em 2025 e 2026, passando também a prever a “possibilidade de as Entidades Regionais de Turismo [ERT] apresentarem planos integrados de eventos de base regional”, indica o Turismo de Portugal, em comunicado.

“Inserido no Programa Acelerar a Economia, o Portugal Events é agora reformulado através da nova Portaria (nº 34/2025/1 de 10 de fevereiro) que pretende tornar este sistema de incentivos mais abrangente”, explica o Turismo de Portugal, sublinhando que a inclusão das ERT visa reforçar “a atuação do Portugal Events às necessidades de desenvolvimento de cada região, promovendo a descentralização do turismo e a dinamização das economias locais, nomeadamente nos Territórios de Baixa Densidade”.

Segundo Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, com esta reformulação, o Portugal Events passa a assumir “um papel determinante no apoio a eventos de caráter distintivo, garantindo a sua realização ao longo de todo o ano e em todo o território nacional”.

“O enfoque dado aos Territórios de Baixa Densidade, torna-o num mecanismo de apoio estratégico para a descentralização do turismo e a dinamização das economias locais. Ao potenciar a diversidade e a sustentabilidade do panorama cultural e turístico das regiões, contribui também para a valorização e projeção internacional de Portugal enquanto destino turístico de referência”, acrescenta o responsável.

Este sistema de incentivos abrange três categorias de eventos, contando cada uma com “critérios específicos de elegibilidade e financiamento”, concretamente os Eventos Turísticos Estratégicos, ou seja, “iniciativas de grande escala, com um investimento mínimo de 500 mil euros, que contribuam para a promoção internacional de Portugal”.

Nesta primeira categoria de eventos, o apoio financeiro pode chegar aos 250 mil euros, com uma majoração de 25% caso os eventos sejam realizados em Territórios de Baixa Densidade.

Depois, há também os Eventos Associativos e Corporativos, como congressos, seminários e reuniões que, “pela sua relevância e impacto, dinamizem as economias locais e fomentem a atração de turistas”. Neste caso, o apoio pode alcançar os 50 mil euros, com uma majoração adicional de 25% quando realizados em Territórios de Baixa Densidade.

A terceira categoria consiste nos Planos Anuais de Eventos das Entidades Regionais de Turismo, como o apoio a estratégias regionais integradas, com contam com um “financiamento máximo de 400 mil euros por plano, sendo valorizada a dispersão dos eventos ao longo do ano e a sua distribuição pelo território”.

Este ano, o Portugal Events conta com uma dotação orçamental de 16 milhões de euros, verba que já inclui “a disponibilização do montante de 2,8 milhões de euros, por ano, destinada a apoiar planos integrados de eventos regionais, promovidos pelas Entidades Regionais de Turismo”.

A submissão de candidaturas deverá ser efetuada junto do Turismo de Portugal, através do Sistema de Gestão de Projetos de Investimento (SGPI), mediante preenchimento do formulário próprio.

 

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Forte de São João Batista, Berlengas

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Forte das Berlengas vai ser requalificado e transformado em Centro Interpretativo Ambiental

O Governo lembra que a ilha das Berlengas, que está classificada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, “não dispõe de um centro de receção e de interpretação ambiental que possa contribuir para uma visita mais informada dos turistas”.

O Governo quer requalificar o Forte de São João Batista, na ilha das Berlengas, em Peniche, e transformá-lo em centro interpretativo ambiental desta reserva natural, avança a Lusa, que cita um despacho publicado em Diário da República.

“O Ministério do Ambiente e da Energia pondera a requalificação do Forte de São João Batista e a sua adaptação a centro de interpretação ambiental, tendo por base financiamento proveniente da taxa turística e do Fundo Ambiental”, lê-se no despacho.

O Forte de São João Batista é considerado monumento nacional mas “está degradado e muito aquém do potencial histórico e arquitetónico que possui”, sendo utilizado há décadas como “estrutura provisória de alojamento, dispondo de poucas condições”.

O Governo lembra que a ilha das Berlengas, que está classificada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, “não dispõe de um centro de receção e de interpretação ambiental que possa contribuir para uma visita mais informada dos turistas”.

Por isso, o objetivo é “recuperar um forte degradado e transformá-lo num polo de conhecimento sobre a biodiversidade”, de forma a enriquecer a experiência dos visitantes que afluem às Berlengas e proporcionar uma estrutura de apoio a atividades científicas, especialmente fora de época turística”, refere o Ministério do Ambiente e da Energia.

A comissão de cogestão da Reserva Natural das Berlengas tem agora um prazo de seis meses para realizar um estudo que analise a viabilidade do projeto e de que modo pode contribuir para uma “gestão mais efetiva” da lotação da ilha.

O estudo deverá também contemplar os custos e fontes de financiamento, assim como soluções de autossuficiência hídrica e energética do espaço.

O projeto poderá ainda considerar “um espaço adequado de alojamento vocacionado para atividades prioritárias de índole educativa e científica, inclusivamente com valências laboratoriais que possam apoiar trabalhos de investigação”, admite o despacho.

A medida consta do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Berlengas, que foi aprovado em dezembro de 2023.

Recorde-se que, desde 2022, que os visitantes das Berlengas pagam uma taxa turística de três euros por dia (crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos; metade para maiores de 65 nos), cujo valor arrecadado visa contribuir para a autossustentabilidade, procurando estabelecer o equilíbrio entre a conservação da natureza e a pressão turística.

Em 2023, as Berlengas receberam 77.586 visitantes, o que rendeu uma receita de 207 mil euros da taxa turística, sendo que desde 2019 que existe um limite máximo diário de 550 visitas à ilha em simultâneo, numa medida que visa minimizar os efeitos do turismo sobre as espécies e habitats naturais sensíveis, tendo em conta a pequena dimensão terrestre do arquipélago.

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Portugal Outdoor Alliance junta-se para discutir a sustentabilidade no turismo

A Portugal Outdoor Alliance reuniu quatro operadores turísticos, a que se juntaram outros operadores convidados e cerca de meia centena de participantes, em Porto Côvo, para discutir a sustentabilidade no turismo.

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O encontro anual da primeira rede de operadores turísticos de incoming de atividades outdoor, fundada em 2018, teve como objetivo promover a partilha de conhecimentos, experiências e ideias assentes na vontade comum de aprofundar o compromisso com o Turismo Responsável.

A missão desta aliança pioneira em Portugal é atualmente centrada em desenvolver e apoiar projetos de responsabilidade territorial com impactos marcantes nas comunidades locais de norte a sul do país onde são desenvolvidas as experiências turísticas, especialmente nas áreas de baixa densidade e pouco desenvolvidas turisticamente.

Fundada pela Portugal A2Z Walking & Biking, Portugal Green Walks e Bike Tours Portugal, a aliança foi alargada recentemente à Proactivetur.

Neste encontro anual, a Portugal Outdoor Alliance (POA) discutiu um referencial em matéria de sustentabilidade, em construção, alinhado com as orientações internacionais e nacionais mais relevantes para este tipo de operação turística. Este referencial criará a base comum que permitirá juntar mais parceiros privados que comunguem dos mesmos valores de sustentabilidade, criando a primeira associação nacional de operadores de atividades outdoor em Portugal dedicada ao desenvolvimento de projetos de responsabilidade territorial e turística, num setor que representa já mais de 20 milhões de euros de volume de negócio, mais de 20 empresas de incoming, mais de 20 mil turistas e um volume superior a 150 mil noites anuais, segundo dados recolhidos pela própria aliança.

O Turismo de Portugal marcou presença no encontro para falar sobre a Estratégia Nacional para a Sustentabilidade no Turismo e também sobre o Programa e ferramenta de reporte em matéria de Sustentabilidade Empresas Turismo 360°. Da Alemanha chegou um exemplo de boas práticas, com a apresentação do Forum Anders Reisen, realizada pela sua CEO, que explicou a evolução e trabalho desta rede até à certificação dos seus membros (cerca de 200) nas várias vertentes da Sustentabilidade.

Por sua vez, a Associação Rota Vicentina teve a oportunidade de apresentar um trabalho reconhecido pela sua visão e impacto local e também dar a conhecer aos participantes a rede de percursos que exponenciou a prática do turismo de natureza na região.

A Portugal Outdoor Alliance pretende agora constituir-se formalmente como uma associação sem fins lucrativos de empresas, e alargar o seu número de membros a todas as empresas do setor que se identifiquem com estas políticas e objetivos e concordem em fazer parte de uma rede de parceiros com atuação conjunta para pôr em ação projetos comuns com impacto no território visitado nas áreas sociais, ambientais ou culturais.

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Tailândia quer reforçar posição de destino líder global no turismo e no desporto

A Tailândia lançou oficialmente o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025”, uma iniciativa que pretende celebrar a herança cultural do país, bem como diversas experiências turísticas e eventos desportivos de classe mundial, visando reforçar a posição de destino líder global no turismo e no desporto.

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A campanha contará com festivais de turismo durante todo o ano, torneios desportivos de nível internacional e privilégios de viagem exclusivos, no sentido de reforçar a posição do destino como líder global no turismo e no desporto.

Com o objetivo de atrair 39 milhões de viajantes internacionais e gerar 3 biliões de bahts (cerca de 86 mil milhões de euros) de receitas turísticas em 2025, o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025” promete ser um ano marcante, onde serão oferecidas experiências verdadeiramente excecionais aos viajantes.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) está empenhada em promover a indústria turística da Tailândia no seu potencial máximo através de cinco grandes conceitos, impulsionados pela forte colaboração entre os setores público e privado, e que passam por:  Festividades – Celebração de Festivais; Momentos – uma coleção de experiências de viagem; Privilégios – promoções exclusivas em diversas épocas do ano; Convites – o país vai receber ícones globais, lendas do desporto e figuras influentes em eventos; e Celebrações de marcos na sua indústria turística.

Esta iniciativa tem por objetivo promover o turismo durante todo o ano, facilitar a informação aos viajantes e destacar locais ainda por descobrir.

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Meeting Brasil vem à Europa com edição em Portugal

O Meeting Brasil 2025 está prestes a desembarcar na Europa, com eventos confirmados em Madrid, no dia 6 de março, e na cidade do Porto, no dia 10 de março, e já conta com a presença confirmada de importantes destinos turísticos brasileiros, além de representantes do setor privado, prontos para explorar novas oportunidades de negócios no mercado internacional.

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Com quase três décadas de história, o Meeting Brasil (MB) consolida-se como a principal plataforma de promoção do turismo brasileiro, aproximando destinos e produtos turísticos a operadores e agentes internacionais. A edição europeia marca um novo capítulo para o evento, fortalecendo ainda mais a presença do Brasil nos principais mercados emissores.

“Expandir o Meeting Brasil para a Europa foi uma decisão estratégica e muito bem planeada para ampliar a conexão entre o Brasil e mercados-chave como Portugal e Espanha” destaca Jair Pasquini, diretor de negociação da Expan+, organizadora exclusiva do evento.

A edição europeia contará com a presença de destinos que representam toda a diversidade do Brasil, de norte a sul do país. Destaque para as rotas turísticas amazónicas, que reúne os sete estados da região norte, e estará presente com vista a reforçar a oferta de turismo sustentável, natureza exuberante e experiências autênticas, que têm grande apelo entre os turistas europeus.

O MB Europa também atraiu a atenção dos principais destinos nordestinos, como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que já confirmaram presença. Mais seis empresas do Nordeste estarão presentes nos dois eventos apresentando seus produtos, um reflexo do interesse crescente da região em ampliar a sua presença no mercado europeu.

A região sul não poderia ficar de fora. Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e a Costa Verde & Mar, composta por destinos consolidados como Balneário Camboriú, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Penha, entre outros, também marcam presença no Porto e em Madrid.

O potencial do mercado europeu é expressivo. Segundo dados da Embratur, 182.463 turistas portugueses visitaram o Brasil no último ano, em busca de sol e praia, resorts, cultura, gastronomia, ecoturismo e cruzeiros. A conectividade aérea é ampla, com voos diretos de cidades como Lisboa para destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Natal, Florianopolis, Porto alegre e Manaus. Além disso, 72% das viagens são intermediadas por agências, o que reforça a importância de fortalecer as relações comerciais durante o evento.

Neste sentido, o Meeting Brasil 2025 na Europa será a grande oportunidade para fortalecer a imagem do país como importante destino turístico. Além de fomentar o networking internacional, o evento visa consolidar parcerias que resultem em negócios concretos e no aumento do fluxo de turistas europeus para o Brasil.

O evento vai contar com capacitações personalizadas, reuniões privadas com decisores do setor e rodadas de negócios que promovem produtos e serviços de forma individualizada. É uma oportunidade única para destinos e empresas brasileiras que desejam posicionar os seus produtos nestes mercados e expandia a sua presença.

Refira-se que todos os anos, o MB reúne profissionais de turismo de todo o Brasil para realizar capacitações de produtos e destinos, reuniões de produto e rodada de negócios em eventos que fortalecem relacionamentos e geram resultados para os parceiros.

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Câmara de Lisboa quer proibir ‘tuk tuk’ no centro histórico

A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a circulação dos ‘tuk tuk’ em mais de 300 ruas do centro histórico da cidade e já assinou um despacho que limita a circulação destes veículos e que entra em vigor a 1 de abril.

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A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a circulação dos ‘tuk tuk’ em mais de 300 ruas do centro histórico da cidade e já assinou um despacho que limita a circulação destes veículos e que entra em vigor a 1 de abril.

De acordo com uma notícia avançada esta terça-feira, 11 de fevereiro, pelo Público, o despacho terá sido assinado por Filipe Anacoreta Correia, responsável pelo pelouro da Mobilidade em Lisboa e determina a proibição de circulação em várias vias das freguesias da Avenidas Novas, Arroios, Penha de França, São Vicente, Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior.

No total, são 337 as ruas onde a circulação de ‘tuk tuk’ vai passar a estar limitada através de sinalização vertical, a maioria das quais concentra-se nas freguesias Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior.

Em resposta ao Público, Filipe Anacoreta Correia, que é também vice-presidente da autarquia, explicou que a medida pretende  “proteger os residentes da cidade em relação a excessos”.

“É necessário ordenar a utilização do espaço público e a mobilidade da cidade para melhor conciliar a preservação de Lisboa e dos que nela habitam com a atividade do turismo e daqueles que nos visitam”, disse o governante municipal.

O despacho com as zonas de restrição será autónomo em relação ao novo regulamento dos veículos de animação turística, que foi anunciado em junho do ano passado e ainda está a ser preparado, acrescentou Filipe Anacoreta Correia.

Recorde-se que, a 6 de novembro do ano passado, a autarquia aprovou o início da elaboração do projeto de regulamento dos veículos afetos à animação turística não pesados, inclusive ‘tuk tuk’, com a intenção de limitar os locais de estacionamento dos ‘tuk tuk’ e o número de licenças a atribuir a este tipo de veículos, de forma a regular a atividade na cidade.

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Foto: Maria João Gala

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CP retoma Rota das Amendoeiras entre 15 de fevereiro e 2 de março

A Rota das Amendoeiras, um dos mais antigos programas turísticos da CP – Comboios de Portugal, está de regresso e, entre 15 de fevereiro e 2 de março, propõe viagens entre o Porto e Vila Nova de Foz Côa, este ano com a novidade de cafetaria e bar disponíveis a bordo.

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A Rota das Amendoeiras, um dos mais antigos programas turísticos da CP – Comboios de Portugal, está de regresso e, entre 15 de fevereiro e 2 de março, propõe viagens entre o Porto e Vila Nova de Foz Côa.

“Apreciar a beleza da paisagem do Douro, classificada como património da UNESCO; visitar o Museu do Côa, conhecendo outro património mundial, o da Arte Pré-histórica do Vale do Côa; e ver um dos espetáculos naturais da região, proporcionado pelas amendoeiras em flor”, é a proposta da CP – Comboios de Portugal, na 71.ª edição da Rota das Amendoeiras.

A viagem vai estar disponível ao longo de três fins-de-semana, entre 15 de fevereiro e 2 de março, este ano, com a novidade do comboio que realiza o percurso contar com cafetaria e bar, a bordo de uma carruagem restaurante recuperada pela CP – Comboios de Portugal.

“Num dos programas, será, ainda, possível optar por almoçar no Museu do Côa, um dos maiores do país, degustando um menu recheado de iguarias e que contempla produtos locais”, refere a CP – Comboios de Portugal, num comunicado enviado à imprensa.

A Rota das Amendoeiras, explica a CP – Comboios de Portugal, conta ainda com uma parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, que se aliou à promoção da iniciativa e promove, em simultâneo com a realização destas viagens, a Festa da Amendoeira em Flor.

“Este projeto de turismo ferroviário é um dos contributos da CP para a valorização das regiões. É importante trazer turistas para o interior, principalmente para territórios com grande valor cultural e histórico, como é o caso de Foz Côa”, afirma o Presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal, Pedro Moreira.

 

 

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Passageiros da TAP vão poder assistir a filmes do Festival Art&Tur

A partir de abril, os passageiros da TAP para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) vão poder assistir a uma seleção dos melhores filmes nacionais e que foram premiados no Festival Art&Tur 2024.

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A partir de abril, os passageiros da TAP para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) vão poder assistir a uma seleção dos melhores filmes nacionais e que foram premiados no Festival Art&Tur 2024.

“Trata-se de uma montra para quem entra no país e é uma forma diferenciada de mostrar Portugal na “maior sala de cinema” de Portugal. A bordo dos aviões de longo curso a TAP transporta mais de 4.5 milhões de passageiros por ano”, refere a Centro de Portugal Film Commission, em comunicado.

Segundo Célia Cardoso, gestora da plataforma de entretenimento da TAP, a inclusão de filmes premiados do Festival ART&TUR não só eleva a qualidade do entretenimento a bordo, como também fortalece a promoção turística de Portugal.

“A nossa plataforma é um meio privilegiado para dar a conhecer o que de melhor o país tem para oferecer aos visitantes. Além disso, valorizamos a cultura, o turismo e o entretenimento de excelência, e esta parceria reflete plenamente os valores da TAP”, considera a responsável.

A próxima edição do Festival Art&Tur vai decorrer entre 9 e 12 de setembro 2025, no Fundão, estando as candidaturas de filmes a decorrer até 30 de junho aqui.

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OnTravel DMC chega à Madeira em março com frota própria

A partir de 1 de março, a OnTravel DMC começa a operar também na ilha da Madeira, onde vai contar com uma frota própria que inclui viaturas VIP, carrinhas e autocarros.

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A OnTravel DMC anunciou que, a partir de 1 de março, começa a operar também na ilha da Madeira, onde vai contar com uma frota própria que inclui viaturas VIP, carrinhas e autocarros, informou a DMC, em comunicado.

“Com esta expansão para a ilha da Madeira, a OnTravel DMC passa a ter agora uma oferta mais completa no segmento dos transportes e no segmento de INCOMING para ambos os destinos”, lê-se no comunicado divulgado pela OnTravel DMC, que é já uma referência no setor do turismo dos Açores.

Além da expansão para a Madeira, a OnTravel DMC vai também apostar “na modernização e aumento da sua frota atual na Ilha de São Miguel, nos Açores”, passando a contar com “uma frota total de 18 veículos descaracterizados e do segmento VIP, garantindo uma experiência de qualidade superior aos seus clientes”.

Estas novidades, acrescenta a DMC açoriana, são possíveis graças ao “crescimento sustentável” que a empresa vem a registar e que, no ano passado, trouxe um aumento de 30% ao volume de negócio da OnTravel DMC.

“Este crescimento sustentável, reflete o compromisso da empresa com a excelência e com a dedicação em oferecer um serviço de qualidade, garantindo a confiança dos seus clientes em todos os seus serviços de Incoming, Aluguer de Autocarros e no segmento online B2C, para o destino Açores e Madeira”, refere ainda a OnTravel DMC.

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