Aeroportos do Brasil deverão movimentar 6,7 milhões de passageiros no fim do ano
As estimativas do Ministério do Turismo do Brasil apontam para um crescimento de 55% face ao mesmo período de 2020.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
De acordo com dados do Ministério do Turismo do Brasil, cerca de 6,7 milhões de pessoas devem voar pelo país no período durante as semanas do Natal e Ano Novo, correspondendo a uma subida de 55% face a igual período de 2020, quando os aeroportos movimentaram 4,3 milhões de pessoas.
O ministro do Turismo brasileiro, Gilson Machado Neto, revelou à imprensa do país que os números se devem “ao esforço do Governo federal em vacinar a população contra a COVID-19” e “garantir a segurança sanitária nos destinos nacionais”.
“Estamos a chegar a índices pré-pandemia, e isso é muito bom para o nosso setor”, admitiu Machado Neto, prevendo que “vamos terminar 2021 como o ano da retoma do turismo no Brasil”.
Entre os aeroportos com maior circulação estão o de Congonhas, com perto de 850 mil passageiros, Viracopos, com 634 mil, enquanto Guarulhos (todos do estado de São Paulo) estima um crescimento de 8% face a igual período de 2020. Já na região Nordeste, Recife figura entre os destinos com maior movimentação de passageiros, estiando-se que receba mais de 400 mil pessoas no período.
O Aeroporto de Brasília espera um tráfego mais intenso de 27 a 30 de dezembro, com uma média de 44 mil passageiros por dia, enquanto Manaus espera receber cerca de 172 mil pessoas.
Para garantir melhores experiências aos turistas, os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública lançaram, no dia 21 de dezembro, duas novas edições da publicação “Consumidor Turista”, com dicas e orientações para aprimorar as relações de consumo no setor.
Assim como na primeira edição, publicada em setembro, o foco continua a ser o transporte aéreo. Desta vez, porém, a abordagem é a jornada que o turista percorre durante a viagem e, também, o momento logo após o desembarque no destino escolhido.