Diversificação de mercados, sustentabilidade e transição digital são prioridades da ATA
Diversificação de mercados, crescimento sustentável, aposta na transição digital e qualificação de recursos humanos no setor são as linhas de atuação definidas para a promoção externa do Algarve.
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Diversificação de mercados, crescimento sustentável, aposta na transição digital e qualificação de recursos humanos no setor são as prioridades na promoção do turismo do Algarve, defendeu João Fernandes, presidente da RTA, que acaba de ser reconduzido para um segundo mandato à frente da ATA.
Na cerimónia de tomada de posse da nova Direção da Associação Turismo do Algarve (ATA), a entidade responsável pela promoção deste destino junto dos mercados internacionais, João Fernandes, explicou que, não se tratando de objetivos novos, a pandemia veio acentuar a necessidade de reforçar estas linhas de ação que já vinham a orientar os planos de promoção e de desenvolvimento turístico da região.
Definindo a retoma do tráfego aéreo no espaço europeu como primeira meta a alcançar, a estratégia da nova Direção passa por continuar a apostar na diversificação de mercados, de modo a assegurar um crescimento do turismo da região mais sustentável e menos dependente do Reino Unido – o seu principal mercado. Ainda assim, o Algarve não pretende abrir mão da ligação privilegiada que tem com este mercado, razão pela qual irá ser trabalhada uma requalificação dessa relação, para que a região continue a ser vista pelos turistas britânicos como um destino competitivo e diferenciador no contexto pós-Brexit e pós-pandemia.
Outro dos propósitos da nova direção da ATA é o de continuar a promover um crescimento turístico do destino, em qualidade e de forma sustentável, com uma melhoria de desempenho que não se traduza apenas em termos económicos, mas também sociais, ambientais e territoriais. Neste contexto, foram apresentados como principais desafios a necessidade de estruturar uma oferta cada vez mais sustentável, de qualificar os agentes do setor neste âmbito e de promover uma maior divulgação deste tipo de atividade turística.
A qualificação de profissionais no setor do turismo é mais um dos desafios que serão tidos em conta no novo mandato.
Em linha com as principais tendências de mercado e com os novos comportamentos dos viajantes, a nova estratégia vai também refletir a necessidade de uma forte aposta na transição digital, que será materializada numa presença ainda mais robusta do destino em diversas plataformas digitais.