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Cabo Verde Airlines retoma este mês ligações entre Praia e Lisboa

O dia concreto ainda não se sabe, mas o primeiro-ministro cabo-verdiano assegurou que a Cabo Verde Airlines vai retomar ainda este mês as ligações entre a cidade da Praia e Lisboa.

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O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, assegurou que a Cabo Verde Airlines (CVA) vai retomar, ainda este mês as operações entre a cidade da Praia e Lisboa, mas não precisou o dia.

Em declarações aos jornalistas, na cidade da Praia, o chefe do governo disse que a retoma dos voos da companhia aérea de bandeira renacionalizada em julho, será “com sustentabilidade e continuidade”.

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“As condições estão criadas e vão começar a operar em voos ponto a ponto Praia – Lisboa e depois, à medida que se vai solidificando a situação da empresa, vão para outras rotas, nomeadamente para Boston”, afirmou.

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Na mesma semana, em declarações à rádio nacional, também a presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Arilines, Sara Pires, disse que a companhia já está autorizada a retomar os voos, mas sem determinar a data concreta, referindo apenas que já foi certificada pela Agência de Aviação Civil (AAC) do país.

A executiva anunciou que a transportadora aérea vai começar a operar com um aparelho Boeing-757-200 em regime de “wet leasing”, em que o proprietário do avião garante a tripulação, assim como o seguro, mas garantiu que até março deverá ter tripulação cabo-verdiana.

Anteriormente, o Governo tinha apontado a retoma dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), que não operam voos comerciais desde março de 2020, devido à pandemia de covid-19, durante o primeiro trimestre de 2022.

 

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Air France anuncia chegada gradual da nova La Première aos B777-300ER a partir da primavera

A nova La Première da Air France é composta por quatro suítes, oferece mais 25% de espaço do que a cabine atual e vai estar gradualmente disponível nos aviões B777-300ER da companhia aérea, a partir da primavera.

A Air France reformulou a La Première e anunciou agora que, a partir da primavera, a nova cabine de luxo vai ser “gradualmente” introduzida nos aviões B777-300ER da companhia aérea.

Composta por quatro suítes com cerca de 3,5 metros quadrados cada uma, a nova La Première da Air France oferece mais 25% de espaço do que a cabine atual, tendo sido desenvolvida ao longo de quase três anos, com o objetivo de oferecer um serviço de luxo, como reflexo da “elegância e da arte de viver à francesa”.

“Continuamos a investir em produtos excecionais para os nossos clientes em cada etapa das suas viagens, com a ambição de posicionar a Air France ao mais alto nível. Com uma nova e exclusiva experiência em terra privada no aeroporto de Paris-CDG e uma suíte La Première completamente redesenhada e mais espaçosa do que nunca, esta nova oferta materializa fielmente a melhor definição de viagem”, congratula-se Benjamin Smith, presidente da Air France e CEO do Grupo Air France-KLM.

A nova La Première conta com um novo conceito de suíte, que se distingue pelo espaço e conforto que oferece, assim como por ser “totalmente adaptável”, já que conta com  um assento e uma ‘chaise-longue’ que se transformam numa autêntica cama.

“O assento ajusta-se a cada momento do voo: descolagem, aterragem, refeição ou modo de descanso. Equipado com um encosto para a cabeça em pele gravado com o histórico emblema do cavalo-marinho alado da Air France e espumas ergonómicas macias, o assento adapta-se à morfologia de cada passageiro para um conforto perfeito. Dispõe igualmente de uma mesa-consola e uma mesa contígua para trabalhar ou comer”, adianta a Air France, em comunicado.

As suítes laterais dispõem de cinco janelas, enquanto as suítes localizadas na zona central do avião permitem “a dois passageiros viajarem juntos, mantendo a privacidade de cada um graças a uma divisória deslizante elétrica de cima a baixo, que pode ser ativada com um simples toque num botão”.

A companhia aérea explica ainda que as suítes da La Première estão ainda rodeadas “por uma grossa cortina do chão ao teto, que proporciona total privacidade e um ambiente tranquilo”.

Para aumentar o espaço da cabine, a Air France optou ainda por substituir as bagageiras por espaços de arrumação no chão, pelo que existe agora “um grande gavetão deslizante”, que permite guardar até duas malas de cabine, assim como um “segundo gavetão por baixo da chaise-longue para guardar os sapatos”, enquanto, junto ao assento, existe um “espaço com um espelho retroiluminado para os objetos pessoais”, sendo ainda disponibilizado um “guarda-roupa individual”.

Cada passageiro da La Première da Air France dispõe ainda de dois ecrãs 4K de 32 polegadas, que lhes permitem desfrutar de mais de 1.500 horas de entretenimento, assim como de tomadas para dispositivos móveis e Wi-Fi gratuito a bordo durante toda a viagem.

Segundo a Air France, a “suíte é controlada intuitivamente a partir de um tablet sem fios com ecrã tátil”, através do qual “é possível ajustar a inclinação do assento, chaise-longue ou cama, bem como as diversas iluminações e persianas”, sendo ainda “fácil navegar todas as funcionalidades nos dois ecrãs disponíveis”.

A companhia aérea adianta que a nova La Première vai ser progressivamente introduzida nos aparelhos Boeing 777-300ER da Air France, prevendo-se que o primeiro avião com a nova cabine esteja pronto a operar a partir da primavera, entre Paris e Nova Iorque-JFK.

“Los Angeles, Singapura e Tóquio-Haneda beneficiarão progressivamente deste novo produto durante a época de verão de 2025”, lê-se ainda na informação divulgada pela Air France, que adianta que, no verão, a cabine vai estar disponível nos voos de Paris-CDG para Abidjan, Dubai, Los Angeles, Miami, Nova Iorque-JFK, São Francisco, São Paulo, Singapura, Tóquio-Haneda e Washington.

 

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Sevenair volta a operar voos entre Bragança e Portimão

A Sevenair voltou esta sexta-feira, 21 de março, a operar os voos regionais entre Bragança e Portimão, que tinham sido interrompidos a 3 de março, devido a uma dívida de taxas de ‘handling’, que entretanto já foi saldada pela empresa.

A Sevenair voltou esta sexta-feira, 21 de março, a operar os voos regionais entre Bragança e Portimão, que tinham sido interrompidos a 3 de março, avança a Lusa, que cita a administração da empresa.

“Dia 21 de março, voltamos à nossa atividade de ligação aérea diária entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão”, lê-se numa publicação da Sevenair nas redes sociais e que explicava que a compra de bilhetes já voltou a ser disponibilizada.

Entretanto, Carlos Amaro, da administração da companhia aérea, confirmou à Lusa que a Sevenair já pagou o resgate do avião, que estava retido no aeródromo de Tires por restrições impostas pela empresa municipal Cascais Dinâmica, devido à falta de pagamento de uma alegada dívida da empresa que é responsável pela ligação aérea.

Em causa estava uma divergência acerca de uma suposta dívida de taxas de ‘handling’, os serviços prestados com o avião aterrado, no valor de 107 mil euros acrescidos de IVA (ou uma dívida de 132.471,95 euros, segundo a autarquia) que a Cascais Dinâmica exigia, mas que a transportadora considerou “não serem devidas”.

O regresso à operação acontece depois da Sevenair ter pago mais de 130 mil euros, pagamento que, no entanto, a empresa diz que vai contestar em tribunal, uma vez que considera que a dívida foi cobrada indevidamente.

A Lusa recorda que a Sevenair questionou a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) sobre a legalidade da taxa de assistência, por operar em “regime de autoassistência” com uma empresa por si detida, mas a entidade reguladora concluiu que a taxa “é devida por prestadores de serviço de assistência em escala ou transportadoras aéreas com licença para autoassistência em escala”.

“A Sevenair prefere esgotar os meios legais que se lhe assistem para falar no fim. Entretanto, como a velocidade da justiça não acompanha e realidade, aceitamos pagar o que nos exigem, logo que o Estado nos reembolsar o que nos deve, para voltar à operação”, já tinha afirmado durante esta interrupção a administração da transportadora, num comunicado a que a Lusa teve acesso.

Entretanto, o Ministério das Infraestruturas e Habitação adiantou à Lusa que tinha a previsão de pagar nos próximos dias à Sevenair 660,5 mil euros, relativos ao quarto e último ano do contrato de concessão anterior da ligação aérea regional pública Bragança-Portimão, ficando a faltar valores dos ajustes diretos realizados.

 

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Azores Airlines reforça rota Lisboa-Pico com mais uma frequência semanal no verão

A nova frequência que a Azores Airlines vai colocar na rota Lisboa-Pico vai ser realizada às sextas-feiras, entre 4 de julho e 29 de agosto, passando a estarem disponíveis seis voos diretos por semana entre os dois destinos.

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A Azores Airlines vai reforçar a rota entre Lisboa e a ilha do Pico, nos Açores, com mais uma frequência por semana ao longo do verão, ligação que vai ser realizada às sextas-feiras, entre 4 de julho e 29 de agosto, informou o Grupo SATA, em comunicado.

“Com este reforço, a companhia aumenta progressivamente a capacidade oferecida no período de verão IATA (entre abril e outubro), atingindo um total de seis voos diretos semanais no pico da estação”, lê-se na informação divulgada pelo grupo de aviação açoriano.

O novo voo vai ter partida de Lisboa às 12h00, estando a chegada ao Pico prevista para as 13h45, enquanto em sentido contrário a partida da ilha açoriana está agendada para as 14h35, chegando à capital portuguesa pelas 18h05.

“As companhias aéreas do grupo SATA monitorizam continuamente a evolução da procura, ajustando a capacidade sempre que possível. Este reforço da operação vem ao encontro do compromisso assumido pela Azores Airlines de aumentar a oferta de voos diretos entre o continente e os Açores na época alta, um objetivo agora concretizado com a introdução de novas frequências”, lê-se ainda no comunicado do grupo açoriano.

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Portugal investe 15M€ na descarbonização da aviação

Portugal vai mobilizar até 15 milhões de euros para projetos de investigação e inovação que contribuam para a descarbonização da aviação, investimento no âmbito do memorando de cooperação entre Portugal e o Clean Aviation Joint Undertaking (CAJU), assinado na passada terça-feira, 18 de março.

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Portugal vai mobilizar até 15 milhões de euros para projetos de investigação e inovação que contribuam para a descarbonização da aviação, investimento que vai ser realizado no âmbito do memorando de cooperação entre Portugal e o Clean Aviation Joint Undertaking (CAJU), assinado na passada terça-feira, 18 de março, durante o Clean Aviation Annual Forum 2025, em Bruxelas.

“O memorando de cooperação, assinado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e pela
Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) em representação do Estado português, prevê ainda a criação de um Roteiro Técnico Comum para identificar oportunidades de
investimentos com vista ao desenvolvimento de aeronaves disruptivas de baixas emissões de carbono”, lê-se num comunicado conjunto dos ministérios da Educação, Ciência e Inovação, das Infraestruturas e Habitação, da Economia e do Ambiente e Energia.

O memorando prevê também que o CAJU disponibilize “apoio técnico para garantir o alinhamento dos programas nacionais com os objetivos do programa” e que Portugal garantirá recursos e instrumentos de financiamento para apoiar projetos complementares.

Desta forma, vão ser lançados dois avisos do programa COMPETE 2030 ao longo deste ano, um dos quais para “projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) na área dos
combustíveis de aviação sustentáveis”, que vai ter uma dotação de seis milhões de euros, enquanto o outro, que já foi lançado e tem candidaturas abertas até outubro de 2025, se destina a “projetos de I&D na área da aeronáutica, espaço e defesa, em parceria com entidades do Canadá”.

“Além destes instrumentos, poderão ainda vir a ser apoiados, no âmbito do COMPETE 2030, projetos CAJU aprovados no programa Horizonte Europa que tenham sido excluídos por falta de dotação, mas que tenham obtido o selo de excelência, beneficiando, assim, de um processo simplificado de avaliação”, acrescente a informação divulgada.

Este memorando, acrescenta o comunicado conjunto, vai ao encontro do Roteiro Nacional para a Descarbonização da Aviação, que foi aprovado em Resolução de Conselho de Ministros, em outubro de 2024.

Portugal torna-se, desta forma, no primeiro Estado-membro da União Europeia (UE) a assinar um memorando com o CAJU, que vai beneficiar dos esforços conjuntos da ANI
e da ANAC, o que permite “criar um enquadramento único para alinhar as prioridades de investigação e inovação, maximizar sinergias entre programas nacionais, regionais e europeus, e encontrar fontes de financiamento de forma mais eficaz”.

“Este memorando é assim mais um passo para impulsionar a crescente relevância da
indústria aeronáutica portuguesa, que se soma ao investimento privado de empresas
globais como a Airbus, a Embraer ou a Lufthansa Technik”, refere ainda o comunicado divulgado.

Recorde-se que o Clean Aviation Joint Undertaking (CAJU) resulta de uma parceria europeia, estabelecida sob o programa Horizonte Europa, que promove a investigação e inovação na aviação, visando a transição para um setor sustentável e de baixo carbono

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Aeroporto do Qatar inaugura novos halls e aumenta terminal em 14%

A Qatar Airways explica que a construção dos novos halls do Aeroporto Internacional de Hamad foi iniciada em 2018 e vem aumentar a área de terminal para 842.000 metros quadrados, num crescimento de 14%.

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O Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, Qatar, inaugurou dois novos halls que vêm aumentar em 14% a área do terminal aeroportuário, num “marco importante” na expansão da infraestrutura, que passa a ter capacidade para mais de 65 milhões de passageiros anualmente.

Num comunicado enviado à imprensa pela Qatar Airways, explica-se que a construção dos novos halls foi iniciada em 2018 e vem aumentar a área de terminal para 842.000 metros quadrados, num crescimento de 14%.

Os novos halls vêm também aumentar em 17 o número de portas de embarque, que passam a um total de 62, cerca de 40% a mais face ao que existia até aqui,  garantindo “maior conectividade, operações simplificadas e reduzindo significativamente as transferências em autocarros”.

A inauguração dos novos halls insere-se num processo de ampliação do Aeroporto Internacional de Hamad que incluiu também a abertura do Orchard, um jardim tropical interno de 6.000 metros quadrados.

Segundo Badr Mohammed Al-Meer, diretor executivo do Grupo Qatar Airways, as intervenções foram concluídas antes do previsto e assumem uma importância estratégica para a operação da companhia aérea de bandeira do Qatar.

“Esta conquista reflete o nosso compromisso com a excelência operacional e o planeamento estratégico. Não se trata apenas de aumentar a capacidade, trata-se de fortalecer toda a rede da Qatar Airways, aumentar a resiliência operacional e apoiar o crescimento económico do Qatar”, refere o responsável, considerando que este investimento “reforça a posição do Qatar como um importante centro de aviação”.

Os novos halls do aeroporto do Qatar contam com tecnologia inteligente, a exemplo de sistemas de autoembarque de última geração, que agilizam “o processo de embarque para uma viagem mais rápida e eficiente” e permitem a rápida verificação dos documentos.

Os novos espaços, permitem também que a infraestrutura aumente “significativamente a conectividade para passageiros e companhias aéreas”, uma vez que, com maior capacidade de portões e operações de voo otimizadas, o aeroporto pode acomodar um maior número de companhias aéreas internacionais e oferecer rotas mais diretas para os principais destinos globais”.

Além das vantagens operacionais, os novos halls do Aeroporto Internacional de Hamad contam também com lojas, incluindo de marcas premium, assim como zona de restauração, assim como 10 novos postos da Qatar Duty Free.

A sustentabilidade também não foi esquecida e os novos  halls foram projetados para “atender à Certificação de Projeto e Construção GSAS 4 estrelas e visando a Certificação LEED Gold”, pelo que os novos espaços contam com “sistemas de eficiência energética, soluções inovadoras de gestão hídrica e estratégias otimizadas de conforto térmico”.

 

 

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Espanha chega aos 6,7 milhões de passageiros internacionais em fevereiro

Em fevereiro, o número de passageiros internacionais nos aeroportos espanhóis cresceu 6,4% face a igual mês de 2024, atingindo os 6,7 milhões. A Turespaña aponta o bom desempenho dos países ibero-americanos, da China e das nações do Golfo Pérsico.

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O número de viajantes provenientes de aeroportos internacionais atingiu os 6,7 milhões no passado mês de fevereiro, representando um aumento de 6,4% face ao ano anterior, de acordo com os dados publicados pela Turespaña.

Entre janeiro e fevereiro, Espanha recebeu mais de 13 milhões de passageiros internacionais, registando um crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Tal como aconteceu no primeiro mês do ano, fevereiro manteve o bom desempenho dos países ibero-americanos, da China e das nações do Golfo Pérsico, contribuindo para reforçar a aposta do Governo na diversificação dos mercados.

Entre os principais mercados europeus, Itália foi novamente o país que registou o maior aumento no número de passageiros aéreos internacionais, com um crescimento de 15,2% em fevereiro, tal como já tinha ocorrido em janeiro.

Os passageiros provenientes de Itália representaram 10,7% do total recebido em fevereiro (718.797 viajantes), beneficiando todas as comunidades autónomas, exceto a Galiza e a Cantábria, que registaram um ligeiro decréscimo.

Este aumento coloca os viajantes italianos como o terceiro maior mercado emissor, atrás do Reino Unido e da Alemanha.

No que diz respeito aos mercados tradicionais, o Reino Unido, com cerca de 1,3 milhões de passageiros internacionais, representou 19,3% do total das chegadas a Espanha em fevereiro, registando um crescimento homólogo de 2,9%.

As regiões das Canárias e Valência foram as mais beneficiadas, em termos absolutos, com cerca de 14.000 passageiros adicionais provenientes do mercado britânico.

Por sua vez, o número de passageiros provenientes da Alemanha situou-se nos 847.421 (12,6% do total), aumentando 5,1% em relação a fevereiro de 2024. Estes viajantes dirigiram-se maioritariamente para as Canárias (36,1% do total), onde se registou um aumento de 1,6%.

No entanto, foram as Baleares, a Andaluzia e a Comunidade Valenciana que mais beneficiaram, com aumentos superiores a 10.000 chegadas adicionais do mercado alemão.

Ainda na Europa, França representou 7,6% do total de passageiros em fevereiro (513.769 viajantes), registando um crescimento de 8,5%. As comunidades mais beneficiadas por este mercado foram a Catalunha e a Comunidade de Madrid, que receberam cerca de 31% e 28% das chegadas, respetivamente.

Por fim, os Países Baixos contribuíram com 4,9% do total de viajantes (328.694 passageiros) em fevereiro. O número de passageiros provenientes deste mercado aumentou 1,4% em termos anuais, com destino principal à Comunidade Valenciana, à Andaluzia e à Catalunha, todas com mais de 60.000 chegadas.

Em relação aos aeroportos, o Adolfo Suárez Madrid-Barajas foi o que recebeu mais chegadas em fevereiro, com 1,7 milhões (um aumento de 4,2%), seguido pelo aeroporto de Barcelona, com 1,3 milhões (um crescimento de 3,5%), e pelo aeroporto de Málaga, com 635.651 chegadas (um aumento de 8,8%).

O maior crescimento anual foi registado no aeroporto de Valência, com um aumento de 20,3% em relação a 2024, segundo dados do Ministério da Indústria e Turismo.

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Passageiros da TAP podem ligar-se com cartões eSIM da Vodafone

Os cartões eSIM da Vodafone passam a estar à venda, em exclusividade, nas plataformas digitais da TAP e nos voos da companhia.

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A TAP Air Portugal tem à venda, em exclusividade, os cartões eSIM da Vodafone que permitem aos clientes manter-se conectados no seu destino final.

Os cartões digitais e desmaterializados, que permitem o acesso à rede móvel no país de destino, estão à venda nas plataformas digitais da TAP, em www.flytap.com e na app, e nos voos da companhia, possibilitando assim a aquisição em todo o ciclo da viagem, ou seja, antes, durante e após o voo.

No site da TAP pode ler-se que, “se a compra for feita a bordo dos aviões Airbus 330 ou A321LR, através da plataforma de entretenimento da TAP, os passageiros recebem ainda uma hora gratuita de acesso à internet durante o voo”.

Esta oferta está já disponível para Portugal, Europa, Brasil, Canadá e EUA, e tem o objetivo de cobrir, gradualmente, o máximo de destinos operados pela TAP, tirando assim partido da abrangência internacional da rede móvel do grupo Vodafone.

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Aeroporto de Beja ganha novo hangar de manutenção

A Mesa, empresa de engenharia e manutenção de aeronaves e parte do grupo Hi Fly, vai investir 60 milhões de euros num novo hangar de manutenção no Aeroporto de Beja, que vai ter capacidade para receber todas as aeronaves da família Airbus.

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O Aeroporto de Beja vai ganhar um novo hangar de manutenção da Mesa, empresa de engenharia e manutenção de aeronaves e parte do grupo Hi Fly, que vai realizar um investimento de 60 milhões de euros para “triplicar a capacidade de manutenção” da infraestrutura.

A informação foi avançada pela ANA Aeroportos de Portugal, que assinou recentemente com a Mesa a licença para construir um segundo hangar no Aeroporto de Beja, num investimento que vai reforçar “o papel do aeroporto como polo de desenvolvimento aeroespacial e industrial na Europa”.

O novo hangar vai contar com uma área de 11.000 metros quadrados e vai ser construído junto às atuais instalações, permitindo “a manutenção de todas as aeronaves da família Airbus”, prevendo-se que a Mesa venha também a reforçar a prestação de serviços com “manutenção pesada e em linha, modernização de interiores, substituição de motores e trens de aterragem, testes hidráulicos, correção de avarias e inspeções baroscópicas de motores”.

“Estamos muito satisfeitos por dar este passo, que marca uma nova fase para a MESA. Desde a abertura do primeiro hangar em 2021, temos registado um crescimento sólido. Com este segundo hangar, iremos triplicar a nossa capacidade e continuar a oferecer serviços de excelência aos nossos clientes. Agradecemos a colaboração da ANA e estamos empenhados no desenvolvimento do Aeroporto de Beja”, congratula-se Thierry Ligonnière, CEO da ANA- Aeroportos de Portugal.

A ANA Aeroportos de Portugal explica que, no caso do Aeroporto de Beja, a aposta tem passado pelo “desenvolvimento de atividades aeroindustriais, como a manutenção de aeronaves, reciclagem e operações de carga aérea especializada, beneficiando da ligação ao Porto de Sines e do reforço da infraestrutura logística e do terminal de carga”.

Segmentos estratégicos são ainda a aviação de negócios e privada e os voos turísticos charter, especialmente no que diz respeito ao “apoio a nichos de mercado, como os projetos turísticos e imobiliários na costa alentejana”.

 

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Azul retoma voos com aviões a jato para Fernando de Noronha a 7 de maio

A Azul revela que os voos para Fernando de Noronha vão ser realizados em aeronaves Embraer E2, totalizando 4.900 assentos semanais desde Recife, num regresso que se torna possível depois da pista da infraestrutura ter recebido obras de requalificação.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras vai retomar os voos entre Recife e Fernando de Noronha a 7 de maio, anunciou a companhia aérea, que vai disponibilizar 18 frequências por semana em cada sentido.

Num comunicado enviado à imprensa, a Azul revela que os voos para Fernando de Noronha vão ser realizados em aeronaves Embraer E2, totalizando 4.900 assentos semanais.

“Para a Azul, o retorno das operações com aeronaves a jato significa um avanço importante e contribuirá, sobretudo, com o desenvolvimento turístico e económico da ilha devido à maior capacidade de passageiros e carga”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Planeamento Estratégico, Malha e Alianças da Azul.

Recorde-se que o aeródromo de Fernando de Noronha esteve encerrado para voos a jato nos últimos dois anos, desde outubro de 2022, uma vez que a pista apresentava problemas de segurança e existia o risco dos motores dos aviões a jato aspirarem os detritos soltos na pista.

A infraestrutura foi, desde então, sujeita a obras de requalificação, que já foram concluídas, pelo que o aeródromo de Fernando de Noronha voltou esta terça-feira, 18 de março, a receber voos com aparelhos a jato.

A Azul volta a operar em Fernando de Noronha com aviões a jato a 7 de maio, numa primeira fase com voos desde Recife, mas o objetivo da companhia aérea é voltar a ter “voos para outros destinos além de Recife”.

 

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Aeroportos nacionais voltaram a registar “máximo histórico” de passageiros em janeiro

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a maioria dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em janeiro era de origem internacional, representando 1,6 milhões dos 4,2 milhões de passageiros movimentados.

Inês de Matos

Em janeiro, os aeroportos nacionais receberam um total de 4,2 milhões de passageiros, num aumento de 5,9% face ao primeiro mês do ano passado, que corresponde a um novo “máximo histórico no valor mensal de passageiros”, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE mostram que, em janeiro, desembarcaram, em média, 65,6 mil passageiros por dia nos aeroportos nacionais, valor que foi “superior ao registado em janeiro de 2024” em cerca de 6,8%, quando tinha sido contabilizado o desembarque de 61,4 mil passageiros nos aeroportos nacionais.

Em janeiro, os aeroportos portugueses receberam ainda 16 mil aeronaves em voos comerciais, o que, segundo o INE, traduz um crescimento de 1,6% face a mês homólogo do ano passado.

81,1% dos passageiros desembarcados eram internacionais

Os dados do INE, divulgados na sexta-feira, 14 de março, mostram também que a maioria dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em janeiro era de origem internacional, num total de 1,6 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 7,6% face a janeiro de 2024.

Entre os passageiros internacionais desembarcados nos aeroportos portugueses, 63,2% eram provenientes de aeroportos europeus, o que indica um aumento de 6,1% face a janeiro de 2024, enquanto o continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 11,1% do total de passageiros desembarcados, numa subida de 7,1% face a mês homólogo de 2024.

Já no que diz respeito aos passageiros embarcados, o INE apurou que 82,4% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,8 milhões de passageiros, num aumento de 5,3%, sendo que, destes, 66,4% tinham como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 4,1% face a janeiro de 2024.  Já os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados, que representaram 10,3% do total, depois de um aumento de 4,8%.

Movimento de passageiros no Funchal supera Faro

Os dados do INE fazem ainda uma comparação entre os aeroportos nacionais que mais passageiros receberam em janeiro e permitem perceber que, no primeiro mês do ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 56,9% do total de passageiros, num total de 2,4 milhões, o que totaliza um crescimento de 6,9%.

Já o aeroporto de Faro registou um crescimento de 6,1% no movimento de
passageiros, num total de 309,9 mil, e o aeroporto do Porto concentrou 22,4% do total de passageiros movimentados, totalizando 949,6 mil passageiros, num aumento 2,1%.

No entanto, o INE salienta “que o aeroporto do Funchal foi o 3º aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2025 (330,0 mil; +9,3%), superando o aeroporto de Faro”.

Quanto a mercados, os dados do INE mostram também que França foi, no primeiro mês do ano, “o principal país de origem e de destino dos voos”, registando crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2024 de 6,5% e 1,9%, respetivamente.

Já Espanha e o Reino Unido ocuparam a segunda e terceira posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino, enquanto o Brasil e a Alemanha alternaram na quarta e quinta posição, “consoante país de origem ou de destino dos voos”.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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