Cuba reabre fronteiras para vacinados esta segunda-feira sem quarentena nem teste PCR
Informação foi avançada pela Embaixada de Cuba em Portugal, através de um comunicado assinado por Mercedes Martínez Valdés, embaixadora cubana em território nacional.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A Embaixada de Cuba em Portugal anunciou que o país vai reabrir fronteiras ao turismo internacional a partir desta segunda-feira, 15 de novembro, permitindo a entrada no país dos estrangeiros vacinados contra a COVID-19, que deixam de ter de realizar um período de quarentena e de apresentar obrigatoriamente um teste PCR negativo.
Numa mensagem enviada à imprensa, que é assinada por Mercedes Martínez Valdés, embaixadora de Cuba em Portugal, lê-se que “o Estado cubano levará a cabo a reabertura controlada das fronteiras a partir de 15 de Novembro de 2021”, data em que 90% da população cubana com mais de dois anos de idade já estará vacinada contra a COVID-19, enquanto os trabalhadores do turismo, transportes, imigração, aviação, alfândegas e saúde já terão recebido a dose de reforço da vacina.
Na mensagem divulgada, a Embaixada de Cuba em Portugal refere que as medidas de controlo sanitário foram flexibilizadas a 7 de novembro, com a eliminação da quarentena obrigatória e da apresentação de um teste PCR negativo, sendo apenas necessário apresentar o certificado de vacinação.
“Os viajantes apenas terão de apresentar o seu certificado de vacinação para as vacinações certificadas pelas agências reguladoras correspondentes. Aqueles que não apresentarem o certificado de vacinação acima mencionado devem apresentar à chegada um teste PCR negativo realizado não mais de 72 horas antes do embarque”, explica Mercedes Martínez Valdés.
Já as crianças com menos de 12 anos estão isentas da apresentação do certificado de vacinação o teste PCR, com a Embaixada de Cuba a indicar que poderão ainda ser realizados testes PCR aleatórios no aeroporto, à chegada.
Quem chegar a Cuba com sintomas de COVID-19 deverá ser encaminhado para uma instituição de saúde, onde será realizado um teste PCR para confirmar a infeção, com a Embaixada de Cuba a explicar ainda que a vigilância epidemiológica será mantida em hotéis e casas de aluguer.
Já o uso de máscara facial mantém-se obrigatório nos aeroportos e todos os terminais portuários do país.