Valência ganha corrida pela Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022
Projetos que promovam o turismo inteligente, o trabalho em rede e o incentivo ao desenvolvimento do turismo inovador, sustentável e inclusivo, levou o júri a optar pela proposta valenciana.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Submetidas que foram 30 candidaturas de 16 países diferentes, Valência foi nomeada Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022. A candidatura da cidade espanhola foi escolhida por um júri da Comissão Europeia, especializado em acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, património cultural e criatividade. O compromisso de Valência em desenvolver projetos que promovam o turismo inteligente; o trabalho em rede e o incentivo ao desenvolvimento do turismo inovador, sustentável e inclusivo, levou o júri a optar pela proposta valenciana.
O conselheiro de Turismo da Câmara Municipal de Valência, Emiliano García, afirma, em comunicado, que esta distinção da UE “é um reconhecimento do trabalho no domínio da sustentabilidade que o destino de Valência está a desenvolver, juntamente com o setor empresarial”.
Garcia adianta que “Valência posiciona-se como um destino turístico cosmopolita, inteligente e sustentável, ao nível das grandes cidades turísticas e das capitais europeias”, reforçando a ideia da cidade estar a “liderar projetos pioneiros no campo da sustentabilidade, tais como o cálculo, certificação e redução de pegadas de carbono e água; ou o desenvolvimento de um Sistema de Inteligência Turística completo”.
Além disso, o conselheiro diz que a capital da província homónima se posiciona como “destino de filmagens internacionais”, além de ser Capital Mundial do Design.
De referir que Valência desenvolveu a sua estratégia turística sobre o pilar da sustentabilidade, promovendo projetos que permitem avançar nas ODS. Assim, entre os projetos mais importantes e com maior impacto económico, social e ambiental está a auditoria da pegada de carbono e água da atividade turística, e o correspondente plano para a sua redução e compensação com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono no turismo até 2025.