Valência ganha corrida pela Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022
Projetos que promovam o turismo inteligente, o trabalho em rede e o incentivo ao desenvolvimento do turismo inovador, sustentável e inclusivo, levou o júri a optar pela proposta valenciana.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Submetidas que foram 30 candidaturas de 16 países diferentes, Valência foi nomeada Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022. A candidatura da cidade espanhola foi escolhida por um júri da Comissão Europeia, especializado em acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, património cultural e criatividade. O compromisso de Valência em desenvolver projetos que promovam o turismo inteligente; o trabalho em rede e o incentivo ao desenvolvimento do turismo inovador, sustentável e inclusivo, levou o júri a optar pela proposta valenciana.
O conselheiro de Turismo da Câmara Municipal de Valência, Emiliano García, afirma, em comunicado, que esta distinção da UE “é um reconhecimento do trabalho no domínio da sustentabilidade que o destino de Valência está a desenvolver, juntamente com o setor empresarial”.
Garcia adianta que “Valência posiciona-se como um destino turístico cosmopolita, inteligente e sustentável, ao nível das grandes cidades turísticas e das capitais europeias”, reforçando a ideia da cidade estar a “liderar projetos pioneiros no campo da sustentabilidade, tais como o cálculo, certificação e redução de pegadas de carbono e água; ou o desenvolvimento de um Sistema de Inteligência Turística completo”.
Além disso, o conselheiro diz que a capital da província homónima se posiciona como “destino de filmagens internacionais”, além de ser Capital Mundial do Design.
De referir que Valência desenvolveu a sua estratégia turística sobre o pilar da sustentabilidade, promovendo projetos que permitem avançar nas ODS. Assim, entre os projetos mais importantes e com maior impacto económico, social e ambiental está a auditoria da pegada de carbono e água da atividade turística, e o correspondente plano para a sua redução e compensação com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono no turismo até 2025.