Turismo de Portugal anuncia Plano de Ação para o M&I
Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, participou esta quinta-feira, 30 de setembro, na sessão online Reativar o Turismo – Gerar Negócio.
Inês de Matos
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O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, anunciou esta quinta-feira, 30 de setembro, a criação de um Plano de Ação para o M&I, uma das “atividades que mais sofreram ao longo do último ano” e que, segundo o responsável, será o destino de “parte importante” do Portugal Events, o instrumento incluído no programa Reativar o Turismo – Construir o Futuro para apoiar o setor dos eventos.
“Uma parte importante deste Portugal Events é destinada a uma das atividades que mais sofreram ao longo do último ano, o M&I. Aquilo que pretendemos com este instrumento é, não só fomentar a segurança de quem nos procura, mas obviamente retomar esta atividade de uma forma o mais rápida possível”, afirmou o responsável, durante a sessão online Reativar o Turismo – Gerar Negócio.
De acordo com Luís Araújo, este plano de ação para o M&I está “focado em trazer mais conhecimento sobre o setor”, assim como mais formação para os profissionais e mais cooperação, com o responsável a indicar que, neste ponto, vai ser também criado um Conselho Estratégico de M&I, em colaboração com vários parceiros.
“Aproveito para dizer que vamos criar um Conselho Estratégico de M&I com vários parceiros, para avaliar o que podemos fazer para melhorar a performance deste segmento tão específico”, explicou o presidente do Turismo de Portugal.
O plano de ação para o M&I prevê ainda gerar mais negócio, com Luís Araújo a explicar que o objetivo é estimular “as redes setoriais, redes de empresas, redes corporativas para que haja mais procura e crescimento deste segmento e uma retoma mais acelerada”.
O setor dos eventos foi uma das atividades que Luís Araújo abordou individualmente durante a sessão online, onde foram apresentados mais detalhes relativos ao plano de ação Reativar o Turismo – Construir o Futuro e durante a qual o presidente do Turismo de Portugal revelou que a procura por Portugal “continua a ser expressiva”.
“Temos conseguido passar a mensagem de país que se preparou para a pandemia”, afirmou, revelando que, neste período pós-verão, os índices de pesquisa e procura pelo destino Portugal “começam a atingir os níveis de 2019”.
O presidente do Turismo de Portugal afirmou, no entanto, que Portugal quer chegar mais longe e atingir os 27 mil milhões de euros de receitas turísticas em 2027, conforme estabelecido na ET2027, defendendo que, para isso, é necessário reforçar a marca Portugal, nomeadamente com “alguns critérios e alguns elementos chave”.
“Queremos que seja uma marca vista com estilo, autêntica, única, distintiva, glamorosa, mas principalmente prestigiante, que enriqueça aqueles que nos visitam com todos os atributos que hoje os turistas nos reconhecem”, afirmou.
Para atrair a procura internacional, o Turismo de Portugal tem vindo também a lançar campanhas de promoção nos mercados prioritários em colaboração com companhias aéreas e operadores turísticos, e conta atualmente com um total de 73 campanhas ativas e que representam um investimento de 2,5 milhões de euros.
Além destas, também as campanhas destinadas ao consumidor merecem um balanço positivo, com Luís Araújo e revelar que as campanhas ‘Tomorrow is Today’ e ‘Time to Be’ têm alcançado um grande “impacto mediático” e sucesso a nível internacional.
“A campanha Time to Be tem sido muito procurada porque aquilo que dizemos é que este é o tempo de voltar a viajar e de conhecer lugares. Está presente em seis mercados principais – Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Países Baixos – e é uma campanha com resultados que estimamos, e temos tido um excelente feedback, em mais de 800 milhões de impressões, mais de 30 milhões de visualizações, o que nos dá à volta de 50 milhões de pessoas impactadas”, exemplificou.
Importantes são também as feiras do setor que, aos poucos, têm voltado a decorrer presencialmente, como já foi o caso da FITUR, em Madrid, onde o Turismo de Portugal estreou um novo stand, com Luís Araújo a revelar que, no próximo ano, o organismo público espera voltar a marcar presença nas 12 feiras onde habitualmente participava antes da pandemia.
Promoção Externa e aviação
O presidente do Turismo de Portugal revelou ainda que o novo plano de contratualização da promoção externa para os próximos três anos já está a ser preparado e o objetivo é que a “revisão do modelo” traduza o foco do país na “sustentabilidade e digitalização, mas também em novos modelos de atuação que sejam mais ágeis, mais flexíveis e mais segmentados”.
Fundamental para a retoma e para o futuro do setor é ainda a recuperação das ligações aéreas, que segundo o responsável tem sido abordada em quatro áreas de atuação, uma primeira que visa recuperar as rotas perdidas em 2020, outra dedicada ao aumento do load-factor das companhias aéreas, uma terceira que visa procurar novas rotas que não existiam, enquanto a quarta passa por procurar novas oportunidades junto de companhias aéreas que não voavam para Portugal.
“Os dados que temos até agosto são expressivos e mostram uma melhoria. Destaco que em todos os aeroportos nacionais tem havido uma curva ascendente, com destaque claro para a Madeira, que já ultrapassou os 100% da capacidade que tinha em agosto de 2019, e os Açores que estão acima dos 80% para o mesmo mês. A nossa previsão de recuperação está acima dos 80% nos próximos meses”, revelou, lembrando algumas das novas rotas que têm aberto em território nacional.