“+Planeta” é o programa de viagens sustentáveis da Top Atlântico
Consciente do papel que o setor do turismo possui na sustentabilidade e no ambiente, o grupo Wamos lançou a “Top Atlântico +Planeta”.
Victor Jorge
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A Wamos Portugal acaba de lançar uma nova linha de produto especifica e dedicada ao desenvolvimento e criação de programas de viagens mais sustentáveis. Sob a marca Top Atlântico e com uma assinatura dedicada ao tema da sustentabilidade – a Top Atlântico +Planeta – esta iniciativa vem na sequência da elaboração do Relatório de Sustentabilidade 2021, em janeiro de 2021, onde além de ter diagnosticado as práticas sustentáveis já adotadas pelo grupo, identificou novos objetivos em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.
A empresa admite que “é urgente satisfazer as necessidades das gerações atuais sem comprometer o futuro do planeta”, destacando que “precisamos de um planeta são para viver e para viajar”.
Assim, todas as ações e programas que a marca promoverá em prol da sustentabilidade, serão Top Atlântico e estarão identificados com o selo “+Planeta”. O Core da nossa atividade são as Viagens, pelo que temos como caminho incontornável trazer componentes sustentáveis ao ato de viajar, promovendo uma oferta de Viagens com cariz mais sustentável, para os que queiram assumir esse compromisso”.
Entre os fatores essenciais pela Wamos Portugal estão os critérios definidos pela Global Sustainable Tourism Council e que obedecem a três pontos na Sustentabilidade Turística: Social, Cultural e Ambiental:
Assim, a exploração e assédio, desrespeito pelo trabalho decente, venda de artefactos ilegais ou comercio e exploração de espécies selvagens estão entre os fatores a ter em conta. Mas também fatores que não causem dano ao ambiente ou não sendo possível, criem mecanismos de compensação do dano causado; com impacto positivo na comunidade de acolhimento e no ecossistema do destino; que sejam um impulsionador na qualidade de vida local e promovam a preservação do património cultural; ou que constituam uma inspiração na sensibilização não só dos fornecedores, mas também nos colaboradores, clientes e em todas as pessoas que interagem na criação e usufruto das viagens, são destacados pela Wamos Portugal para a estes programas Top Atlântico +Planeta.
Apesar de ainda não possuir uma estrutura organizacional exclusivamente dedicada ao projeto da sustentabilidade, foi criada uma equipa multidisciplinar de colaboradores de todas as áreas, que voluntariamente dedicam parte do seu tempo a alimentar e dinamizar o Projeto de Sustentabilidade da Wamos Portugal.
Desde ações internas de redução de desperdício, à melhoria das condições dos colaboradores, à mobilização dos mesmos no apoio a entidades mais carenciadas entre outros, os projetos começam agora a ganhar forma, foi, também, criado um portal na Intranet do grupo, através do qual todos têm acesso aos objetivos globais e a todas as novas iniciativas, formações e dicas lançadas pela Equipa de Sustentabilidade.
Entre as iniciativas resultantes deste projeto está a criação de dois marketplaces onde colaboradores comercializam produtos biológicos e de produção própria e trocam bens usados, “sendo também uma fonte de reativação das relações sociais e de entreajuda entre colaboradores afastados fisicamente pela pandemia”, refere o grupo.
A marca refere ainda que os programas de Viagem + Sustentáveis privilegiam sempre “o recurso a fornecedores locais que contratam trabalhadores locais” de modo a promover “a economia dos lugares”, Além disso, os programas incluem, igualmente, visitas aos mercados locais onde os viajantes podem fazer compras que alimentem e promovam os comerciantes e comunidades locais; visitas a parques naturais; visitas ou interação com as comunidades; entre outras componentes”.
Além de “+Planeta” também “Criar Bosques”
Além do programa “+Planeta”, a Wamos Portugal assinou um protocolo com o programa “Criar Bosques” da Quercus, para que todos os programas de viagem contribuam com a plantação de árvores, criando, assim, uma base para compensação de CO2 produzida por cada viajante.
Margarida Blattmann, diretora de marketing do grupo salienta que “esta é uma gota no oceano”, admitindo, no entanto, que “temos tanto a fazer, nomeadamente no que respeita à sensibilização de parceiros e fornecedores que partilhem este desejo de tornarmos o Turismo mais sustentável”.
Por isso, a Wamos Portugal “quer dar o exemplo” e identificar parceiros turísticos nacionais e internacionais “com este mesmo propósito e que queiram trabalhar em conjunto”.
“Apenas com o envolvimento de todos seremos bem-sucedidos neste desafio que é tornar o nosso Planeta num local mais saudável, mais verde, mais cuidado, mais amigo e justo para todos os que dele desfrutam agora e para as futuras gerações”, conclui Margarida Blattman.