Requisitos para adesão ao selo “Clean & Safe” atualizados pelo Turismo de Portugal
Um ano após a criação, o Turismo de Portugal atualiza os procedimentos para novas adesões ao selo “Clean & Safe”.

Publituris
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
O Turismo de Portugal acaba de atualizar os requisitos para adesão ao selo “Clean & Safe”, resultado da evolução natural do conhecimento adquirido nos últimos meses, adaptando-se às exigências atuais no domínio da Saúde Pública. A renovação é automática para as empresas já aderentes, desde que se comprometam a atuar conforme os novos procedimentos previstos.
Válido por um ano, até abril de 2022, o selo, criado numa parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a NOVA Medical School, continua opcional e gratuito, mas agora ainda mais simples e ágil, com conteúdos informativos reforçados e disponíveis, na plataforma digital portugalcleanandsafe.com.
Para utilizar o selo “Clean & Safe”, os novos aderentes devem aceder à plataforma, registar-se e submeter uma Declaração de Compromisso em como cumprem os requisitos solicitados, entre os quais, a implementação de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da DGS, assegure a higienização necessária para evitar riscos de contágio de infeções e garanta os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.
Depois de submetida a Declaração de Compromisso, as empresas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, fisicamente nas suas instalações e na sua presença digital.
Em coordenação com as entidades competentes, o Turismo de Portugal continuará a realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes, tendo realizado, no espaço de um ano, 1.300 auditorias e retirados 280 selos.
Esta iniciativa do Turismo de Portugal abrange toda a cadeia de valor do setor e conta já com mais de 22.000 empresas aderentes, de áreas e atividades que vão dos Empreendimentos Turísticos ao Alojamento Local, passando pelas Empresas de Animação Turística, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo, Empresas Organizadoras de Eventos, Termas, Restaurantes, Rent-a-Car, passando também pelos Postos de Turismo, Campos de Golfe, Museus, Palácios, Monumentos & Sítios Arqueológicos, Bibliotecas, Centros Ciência Viva, Recintos de Espetáculos, Casinos e Bingos, Palácios, Monumentos & Sítios, Áreas de Serviço de Autocaravanas e Aeroportos.