OMT mantém aliança com fundação espanhola e rede europeia para turismo acessível
OMT, ONCE e ENAT estenderam o acordo de colaboração por mais quatro anos para continuar a tornar o turismo acessível a todos.
Victor Jorge
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
A Organização Mundial do Turismo (OMT) continuará com a aliança com a fundação espanhola ONCE e a Rede Europeia de Turismo Acessível (ENAT). As três partes concordaram em estender o acordo de colaboração por mais quatro anos para garantir que o trabalho para melhorar a acessibilidade, em todos os elementos da cadeia de valor do turismo, continue durante e após a pandemia.
O trabalho conjunto continuará a focar a promoção de boas práticas durante a crise atual, a aplicação de normas, a medição do turismo acessível, bem como a inclusão laboral e políticas institucionais para a inclusão de pessoas com deficiência. Os três parceiros estão, atualmente, a compilar histórias de sucesso de destinos e empresas que adotaram novos protocolos de saúde para facilitar o acesso a viagens e turismo para todos, residentes e visitantes.
Em linha com as principais recomendações da OMT emitidas no início da pandemia, a iniciativa “Campeões da Acessibilidade” permanece aberta para receber propostas que ilustrem como as diretrizes para retomar o turismo estão a ser implementadas com sucesso sem impor novos obstáculos.
Os três parceiros também comprometeram-se a revelar o próximo padrão ISO de “Turismo para Todos”, encontrando-se a trabalhar com a International Organization for Standardization (ISO) nos novos requisitos e recomendações. O padrão ISO representará um marco, pois é o primeiro padrão global a aplicar e melhorar a acessibilidade em toda a cadeia de valor do turismo.
O trabalho irá sensibilizar instituições, governos e prestadores de serviços sobre a importância da acessibilidade e inclusão, frisando a OMT que “não se trata apenas de direitos humanos e igualdade de oportunidades, mas também de uma vantagem competitiva significativa para os destinos e para o setor privado”.
A OMT, a fundação ONCE e a ENAT afirmam conjuntamente que a “acessibilidade para todos significa qualidade de serviços, inovação e conforto para todos os turistas, novas fontes de rendimento e novos clientes, como pessoas com deficiência, idosos ou famílias com crianças”.
As três entidades concluem, salientando que “ao adotar os princípios do desenho universal no desenvolvimento de ambientes e serviços, o setor do turismo poderá assumir a sua responsabilidade moral e, em muitos países, as obrigações legais de atender pessoas com necessidades e tornar o turismo para todos uma realidade”.