Observatório do Algarve integra rede mundial da OMT
O momento vai ser assinalado no dia 23 durante a FITUR.
Publituris
Estamos de regresso em 2025
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Etihad Airways anuncia mudanças nos pedidos de grupos
China Airlines compra 24 aviões à Boeing e Airbus
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Ilha Terceira recebe 13.º Congresso da APECATE em abril de 2025
Turkish Airlines arrecada novo recorde e torna-se na companhia aérea que voa para mais países
Crescimento do PIB em Portugal abre boas perspetivas para 2025, diz Outlook da Mastercard
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
Flixbus reforça operações doméstica e internacional para o Natal
O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, lançado em março de 2019, vai integrar a rede da Organização Mundial do Turismo (OMT). O momento vai ser oficializado no dia 23 durante a FITUR, a feira de turismo de Madrid à qual o Algarve regressa este ano.
Este observatório irá juntar-se à rede mundial da OMT – International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO) – que envolve já a participação de países como a China, a Grécia, o Brasil, os EUA e a Itália.
«A sustentabilidade de um território pressupõe uma preocupação com os recursos naturais e com a qualidade de vida futura das populações que o habitam e visitam, sendo por isso necessário promover a coesão territorial e um crescimento económico equilibrado. O observatório regional guia-nos nesse caminho, ao desenvolver metodologias para a sustentabilidade no turismo e ao dotar-nos de conhecimento científico sobre a região. Com a sua integração na INSTO será ainda mais fácil trocar informação com os parceiros da rede, aplicar técnicas de gestão e de monitorização similares e, por fim, aumentar a competitividade turística do Algarve», considera João Fernandes, presidente da RTA.
Recorde-se que o Observatório foi iniciado há menos de um ano pela Região de Turismo do Algarve (RTA), com o apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Universidade do Algarve.
Este ano o, Algarve apresenta-se na Fitur com a promoção da natureza, cultura, gastronomia, golfe e sol e mar. O mercado espanhol gerou mais de 401 mil dormidas no Algarve fora dos meses de época alta em 2019 (+ 12,2% do que em igual período de 2018).