Praia do Sal, o resort que Alcochete já merecia
O Praia do Sal Lisbon Resort é o mais recente investimento do StayUpon Hospitality Group.

Carina Monteiro
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Depois de investir em Lisboa, Alcochete é o próximo destino do StayUpon Hospitality Group. A empresa do grupo Libertas que se dedica ao setor da hotelaria chega assim à margem sul do Tejo com a abertura do complexo turístico e residencial Praia do Sal Lisbon Resort.
Com uma localização privilegiada, na Praia dos Moinhos, virado para rio e ao lado da reserva natural das Salinas do Samouco, o Praia do Sal Lisbon Resort está praticamente concluído. Quem chega ao local encontra um empreendimento de baixa densidade de construção com varandas generosas e o rio em pano de fundo. O complexo é composto por dois edifícios, um em formato de ‘U’ que alberga os 110 apartamentos turísticos com tipologias que variam entre o T1 e o T4; e o edifício do aparthotel com 54 unidades de alojamento que variam entre o T0 e o T3. O aparthotel está em fase final de construção prevendo-se a sua abertura em janeiro do próximo ano. Inclui spa, restaurante pizzaria, piscina aquecida, ginásio e um terraço no topo do edifício.
Investimento em Alcochete
Foi há dez anos que o grupo comprou este terreno em Alcochete. Apaixonados pela região, o grupo Libertas há muito que acredita no potencial turístico deste destino. A proximidade a Lisboa, mas ao mesmo tempo a preservação da identidade cultural e o ambiente tranquilo são apontados como os principais fatores de diferenciação. A ligação empresarial ao concelho não é de agora. Começou com a participação minoritária no Hotel Alfoz também situado em Alcochete. Há quatro anos compraram a totalidade do hotel e preparam-se para fechá-lo no próximo ano para obras de ampliação e remodelação de forma a reabri-lo com a classificação de quatro estrelas.
“Em Alcochete já sabíamos que havia oportunidade para o setor hoteleiro, porque há pouca oferta”, afirma Cécile Gonçalves, administradora do StayUpon Hospitality Group. “Esta margem do Tejo é ainda pouco conhecida mas tem um potencial incrível: proximidade a Lisboa, duas reservas naturais, natureza, passeios a cavalo, componente vinícola – vamos produzir 60 mil garrafas de vinho aqui perto – há muitas experiências por fazer. Este destino já merecia um resort”, afirma a responsável.
A envolvente que rodeia o Praia do Sal Lisbon Resort – duas reservas naturais -, ditou o tipo de construção do resort. Os edifícios têm apenas três pisos (r/c e dois andares) e não ultrapassam a altura do antigo armazém de bacalhau que existia no terreno antes da construção do empreendimento. A decoração de interiores assente nos brancos, beges e azuis remetem para o ambiente exterior das salinas e do rio. Dos 110 apartamentos turísticos, só restam dois para venda e 30 estão em exploração turística. “Temos também proprietários que ficam durante uma temporada e depois entregam o apartamento para exploração turística no resto do tempo”, explica Cécile Gonçalves.
Os proprietários dos apartamentos são provenientes de várias nacionalidades. Desde portugueses a suecos, franceses, suíços, belgas e brasileiros.
Para o aparthotel, o grupo espera atrair o mercado de lazer, devido às características do resort. A começar pelo spa, que vai contar com uma programação associada à vertente de saúde e relaxamento, estando previstas, por exemplo, sessões de yoga no terraço do aparthotel.
Além do segmento de lazer, o resort espera atrair outros segmentos, tais como o mercado corporate, tendo em conta a atividade empresarial da região. “No Hotel Alfoz temos uma componente de corporate muito forte. Acredito que também teremos 30% de corporate neste hotel”, refere Cecile Gonçalves. O segmento de congressos, reuniões e eventos também será uma aposta, porque, apesar de não existirem salas de reunião no Praia do Sal, o aparthotel espera beneficiar da proximidade ao Fórum Cultural de Alcochete, que se situa a poucos metros do empreendimento, e do centro de congressos do Freeport. Por outro lado, pode contar ainda com as salas do clube náutico Alfoz, complexo de lazer integrado no Hotel Alfoz e com vista para o Tejo.
O Praia do Sal Lisbon Resort resulta de um investimento de 24 milhões de euros. Mas não é o único investimento previsto para os próximos tempos. Como referido anteriormente, o grupo vai investir 2,5 milhões na remodelação do Hotel Alfoz que vai fechar para obras em setembro de 2020, seguindo-se um período de ano e meio de obras. Também na margem sul, mais concretamente no Seixal, o StayUpon Hospitality Group vai abrir, dentro de dois anos, o Seixal Upon, na antiga fábrica corticeira Mundet. Com o posicionamento de 4 estrelas, o projeto prevê a construção de 95 apartamentos turísticos, entre os quais 48 terão a tipologia T0, e 30 T1; o restante estará dividido em tipologias maiores, num investimento de 16 milhões de euros. O grupo não descarta o investimento noutras regiões de país: “Acreditamos que o turismo é um setor de grande futuro em Portugal”, refere Cécile Gonçalves.
Upon Lisbon Residences supera expetativas
A ligação do grupo ao turismo começou há sete anos, com a exploração turística de prédios na Baixa de Lisboa sob a marca Casas da Baixa.
Em maio de 2017, abriu o Upon Lisbon Residences, unidade com 129 apartamentos turísticos localizada junto ao Estádio da Luz, em Lisboa. Sobre esta unidade, Cécile Gonçalves faz um balanço positivo. “Estamos muito contentes com a aceitação do mercado a este projeto, temos um mix muito interessante e ainda há outras formas de expansão no Upon Lisbon, como as ‘long stays’. A nossa aposta tem sido as ‘short stays’ mas, efetivamente, sabemos que, se houver uma crise na hotelaria, temos esse tipo de oferta que concilia o conforto de um hotel com o de uma casa”. Segundo a responsável, a oferta do Upon Lisbon Residences enquadra-se em “muitos mercados diferentes”, desde o lazer aos clientes de negócio que procuram nas estadias “outro conforto que se calhar os hotéis tradicionais não proporcionam”.
“Temos muitos portugueses e, devido à proximidade ao Estádio da Luz, o aparthotel atrai turistas estrangeiros”. “Também diria que o fator humano tem sido importante. Temos uma equipa jovem e muito dedicada. Os nossos hóspedes encontram neste hotel um ambiente descontraído, mas não demasiado, há ‘um good feeling’ que tem ajudado” ao sucesso do hotel.