Desidério Silva recandidata-se à presidência da Turismo do Algarve
O actual presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, anunciou a sua recandidatura ao cargo para o mandato de 2018-2023.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O actual presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, anunciou a sua recandidatura ao cargo para o mandato de 2018-2023. A liderar a entidade regional de turismo desde 2012, Desidério Silva vai contar novamente com André Jordan como mandatário da sua candidatura.
“É com sentimento de dever cumprido que chego ao final do meu mandato frente à Região de Turismo do Algarve. Ao longo destes 5 anos e meio, o turismo da região mudou: temos hoje uma oferta mais diversificada, de maior excelência, em que valorizamos mais os nossos recursos naturais, o nosso património cultural e as nossas tradições. E isto só foi possível graças à colaboração de todos os municípios, de todos os operadores, das entidades do sector e de todos os que colaboram com a RTA, incluindo todos os seus funcionários”, afirma o responsável da região de turismo.
Desidério Silva considera que este é um projecto para ser encarado “a longo prazo”. “Sempre estive ligado ao Algarve, e sempre participei de forma activa no desenvolvimento da região e pretendo continuar o meu papel para fortalecer a Imagem do Algarve enquanto destino de excelência ao nível dos maiores destinos turísticos mundiais, sempre com vista à sua sustentabilidade, ao bem-estar dos residentes e à satisfação dos turistas que nos visitam”.
Recorde-se que, no ano passado, o Algarve ultrapassou os 19 milhões de dormidas, “um aumento de 33% face ao início de mandato de Desidério Silva”, refere o comunicado de imprensa enviado pelo actual presidente e agora candidato às próximas eleições. O mesmo documento lembra que “em cinco anos, registou-se ainda um aumento de 76% dos proveitos totais da hotelaria algarvia e mais 54% de passageiros processados pelo Aeroporto de Faro. A sazonalidade tem vindo a ser esbatida de forma gradual e consistente: as dormidas em época baixa aumentaram 45% entre 2012 e 2017”.
Um dos primeiros projectos de Desidério Silva foi elaborar um Plano de Marketing Estratégico que definiu como prioridade a diversificação da oferta turística do Algarve, com o destino a apostar em produtos complementares como o Turismo de Natureza, onde os Passeios de Bicicletas, as Caminhadas, a Observação das Aves, o Turismo Desportivo, o Turismo Náutico a Gastronomia & Vinhos, o Touring, o Hipismo, entre outros.
Desidério Silva destaca ainda, neste período, os inúmeros prémios conquistados pela região, nomeadamente o de Melhor Destino de Praia da Europa e Melhor Destino de Golfe da Europa e a Melhor Região de Turismo do País, bem como “a excelente parceria entre a Região de Turismo do Algarve, os Municípios e as Associações Empresariais, a aposta feita na Volta ao Algarve em Bicicleta onde a transmissão televisiva para todo o mundo veio marcar a diferença”.
Por fim, o responsável sublinha também a aposta no Programa 365 Algarve, que procurou “valorizar a relação entre Turismo e Cultura”, bem como, a consolidação do Masters de Golfe no Algarve.