100% dos cruzeiristas que visitam Lisboa recomendam o destino
Maioria dos cruzeiristas que visitam Lisboa são britânicos e elegem Belém, Bairro Alto, Cais do Sodré e Baixa-Chiado como as zonas favoritas da cidade.

Publituris
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
A capital portuguesa está no top dos destinos a visitar pelos passageiros de cruzeiro, segundo o Inquérito a Passageiros de Cruzeiro do Observatório do Turismo de Lisboa, que concluiu que 100% dos inquiridos recomenda Lisboa “como destino turístico e ponto de passagem de cruzeiro”.
O estudo do Observatório do Turismo de Lisboa, realizado em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa, apurou que a maioria dos passageiros de cruzeiro é de nacionalidade britânica (40,5%), seguindo-se os espanhóis, que ocupam o segundo lugar do ranking e registaram a maior subida de passageiros (22,1%) comparativamente a 2016 (11,3%).
No terceiro lugar do ranking estão os passageiros alemães, que representaram 12,9% dos passageiros que visitaram Lisboa em cruzeiros ao longo do ano passado. No ano anterior, estes passageiros representavam 10,6% do total.
Outra das conclusões do estudo foi que o “número de passageiros que já tinha visitado Lisboa subiu em larga escala (88,9%)”, quando em 2016 apenas 49% conheciam a capital portuguesa. A maioria conta também voltar a Lisboa, com 97,7% dos inquiridos a afirmarem que um regresso a Lisboa é provável ou muito provável, seja em lazer ou fora do contexto de cruzeiro.
Quanto às zonas lisboetas preferidas destes turistas, o estudo apurou que Belém, Bairro Alto, Cais do Sodré e Baixa-Chiado são as favoritas, uma alteração face aos resultados de 2016, quando o Top 3 das rotas de eleição incluía a zona de Alfama, Castelo e Mouraria.
A principal motivação apontada pelos entrevistados para fazerem um cruzeiro foi o entretenimento (94,2%), embora muitos ainda procurem este tipo de viagens para criar amizades (36,3%) ou para estar em contacto com o mar (21,4%). Para 84,4% dos inquiridos, a fonte de informação privilegiada para a recolha de informação sobre o cruzeiro é a agência de viagens (41,3% em 2016), quando anteriormente eram os familiares e amigos.
Quando comparado com o ano anterior, os dados revelam que há menos passageiros (6,1%) a viajar apenas com amigos (12,8% em 2016) e mais (44,8%) a viajar apenas em casal (28,1% em 2016). A esmagadora maioria viaja acompanhado (98,3%).
Em 2017, os passageiros dos cruzeiros mostraram-se mais satisfeitos com os serviços do Porto de Lisboa, atribuindo uma avaliação de 8,33 numa escala de 1 a 10 à qualidade dos serviços do Porto (8 em 2016).
No que toca às despesas efectuadas na viagem, os passageiros tiveram em média uma despesa individual de 49,31 euros durante a sua passagem por Lisboa, sendo a maioria registada por compras (42,4%) e alimentação (22,5%).
O estudo teve como base uma amostra de 49 navios que fizeram escala em Lisboa, entre os meses de Abril e Novembro de 2017, tendo sido entrevistados um total 1003 passageiros.