IPDT: Mais de 93% dos portugueses querem viajar nas férias
Número de portugueses que querem viajar nas férias é “ligeiramente superior” ao ano passado.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O mais recente estudo do IPDT – Instituto de Turismo concluiu que mais de 93% dos portugueses querem viajar nas férias deste ano, valor que é “ligeiramente superior” ao registado no ano passado.
No total, 93,4% dos 411 inquiridos pelo IPDT afirmaram que pretendem viajar nas próximas férias, com 73% dos indivíduos a apontarem os short-breaks, quando no ano passado a percentagem tinha sido de 83%.
As denominadas escapadinhas devem ser feitas até duas vezes, pelo que, segundo o estudo, haverá menos portugueses a fazer ‘short breaks’, mas que serão mais frequentes em comparação com o período homólogo.
Já 91% declarou a intenção de fazer férias de média-longa duração este ano, uma “incidência bastante superior à obtida no estudo do ano anterior”, o que leva o IPDT a afirmar que “existe uma transferência de ‘short breaks’ para períodos de férias mais longos, o que sugere que os portugueses irão reduzir o número de ‘short breaks’ substituindo-os por períodos de férias mais longos”.
Na avaliação relativa às férias de Verão de 2017, apenas 10% dos inquiridos responderam que não saíram de casa, tendo 43% optado por destinos nacionais e 30% por viagens em Portugal e também no estrangeiro.
Nas férias em Portugal, destacam-se as escolhas pelo Algarve (46%), seguindo-se o Porto e Norte (23,2%), o Alentejo (21,5%) e o Centro (20,2%), opções que terão agradado aos portugueses, já que os inquiridos pelo IPDT atribuíram nota muito positiva às opções de férias de 2017, “mostrando-se a maioria bastante satisfeita com as opções escolhidas, tanto a nível nacional como internacional”.
Neste ponto, a avaliação atribuídas aos destinos estrangeiros foi “ligeiramente melhor” do que a dos destinos nacionais, com 6,15 e 6,03, respectivamente, numa escala de 0 a 7, em que o zero representa a classificação mais negativa e o sete a melhor classificação.
O estudo foi realizado pelo IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com a operador turístico Soltrópico, e visou avaliar a satisfação dos portugueses com os destinos de férias de Verão de 2017 e conferir a intenção de férias para 2018. As conclusões tiveram por base 411 questionários ‘online’, recolhidos através de um inquérito promovido com uma campanha na rede social Facebook.