Conímbriga vai alargar área visitável
DGPC e a autarquia de Condeixa-a-Nova assinaram um protocolo de cooperação que visa alargar a área visitável do complexo arqueológico de Conímbriga.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova formalizaram na manhã desta quarta-feira, 24 de Janeiro, um protocolo de cooperação que tem por objectivo o alargamento da área visitável do complexo arqueológico de Conímbriga.
Segundo uma nota informativa da DGPC, “o alargamento da área visitável corresponde a um antigo desiderato, cuja concretização vai trazer valorização acrescida a este conjunto monumental”, uma vez que, actualmente, apenas um sexto da área do complexo está a descoberto e é visitável.
No âmbito do protocolo de cooperação agora estabelecido, a DGPC “compromete-se a elaborar os projectos para intervenção no complexo arqueológico, inseridos na área classificada como Património Nacional”, assumindo também a respectiva contrapartida nacional, enquanto a autarquia será responsável pela apresentação de uma candidatura a fundos comunitários do programa Centro 2020.
A formalização do protocolo decorreu na manhã desta quarta-feira, pelas 11h30, em Conímbriga, e contou com a presença da directora-geral do Património Cultural, Paula Silva, e do presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita.
A sessão contou ainda com a participação do novo director do Museu Monográfico de Conímbriga, José Ruivo, cujo acto de tomada de posse, na sequência de procedimento concursal, antecedeu a assinatura do documento.