Algarve promove-se como destino de Turismo Activo em feira na Argentina
O destino marcou presença, pela primeira vez, na World Travel Adventure Summit.
Publituris
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
A Associação Turismo do Algarve (ATA) marcou presença, pela primeira vez na Adventure Travel World Summit, um evento dedicado exclusivamente ao Turismo Activo, que este ano decorreu na Argentina, de 15 a 19 de Outubro, contando com a participação de mais de 850 profissionais vindos de todo o mundo.
Segunda a ATA, esta participação surge na sequência “da crescente aposta que o Algarve tem vindo a fazer na promoção deste segmento e após a ATA se ter tornado, no ano passado, membro da Adventure Travel Trade Association – a maior organização mundial dedicada à promoção desta indústria turística”.
Com o objectivo de posicionar o Algarve como um destino de eleição para a prática de Turismo Activo, a ATA teve a oportunidade “de reunir com diversos operadores turísticos internacionais da especialidade bem como de assistir a vários seminários dedicados à temática, onde foram abordadas, entre outras, questões como o actual perfil e as motivações do turista de Turismo Activo, as principais tendências que se verificam neste mercado e ainda a apresentação de estratégias e de posicionamentos desejáveis para as empresas de animação turística que se dedicam a este nicho”.
“Se queremos captar mais turistas durante a época baixa, temos de continuar a trabalhar na promoção da região junto destes nichos de mercado e deste tipo de turista off season”, defende Dora Coelho, directora executiva da ATA. “A participação do Algarve neste evento foi de extrema relevância, na medida em que tivemos a oportunidade de dar a conhecer aos operadores presentes as condições únicas que a região oferece para a prática do turismo ativo e que fazem do nosso destino uma alternativa diferenciadora face a outros mercados. O feedback que obtivemos foi muito positivo e com alguma surpresa à mistura por parte de alguns operadores que ainda viam o Algarve apenas como um destino de férias de Verão”, revela.
Além do Algarve, representado pela ATA e pela Associação Rota Vicentina, a presença nacional fez-se notar também neste World Travel Adventure Summit através da participação de outros destinos como os Açores e de algumas empresas dedicadas a este tipo de turismo. “É importante que haja uma presença cada vez mais forte e representativa de Portugal neste tipo de acções dedicadas ao turismo activo, uma vez que são muitas e diversificadas (mas ainda desconhecidas) as valências e as potencialidades que o nosso país tem para oferecer nesta área, de norte a sul e também nas ilhas”, afirma Dora Coelho. “Neste contexto seria interessante assistir-se a uma concertação de esforços, de forma a que todas as regiões pudessem estar representadas numa próxima edição deste evento e em outras iniciativas semelhantes”.