Algarve promove-se como destino de Turismo Activo em feira na Argentina
O destino marcou presença, pela primeira vez, na World Travel Adventure Summit.

Publituris
“O que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”, diz SET
Turismo da Alemanha está satisfeito com “muito boa recuperação” do mercado português
Promoção e apoio à qualificação da oferta são destaques no relatório de atividades de 2024 da RTA
Rui Ventura toma posse como presidente da Turismo do Centro de Portugal assumindo “compromissos” e “ambição”
Mais de 11 mil visitantes na XIV Grande Mostra de Vinhos de Portugal em Albufeira
Loft Marvila: Lisboa ganha novo espaço de eventos
In Sure Broker integra o “Top 10 Melhores PME” do setor da mediação de seguros
HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens
Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo
Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música
A Associação Turismo do Algarve (ATA) marcou presença, pela primeira vez na Adventure Travel World Summit, um evento dedicado exclusivamente ao Turismo Activo, que este ano decorreu na Argentina, de 15 a 19 de Outubro, contando com a participação de mais de 850 profissionais vindos de todo o mundo.
Segunda a ATA, esta participação surge na sequência “da crescente aposta que o Algarve tem vindo a fazer na promoção deste segmento e após a ATA se ter tornado, no ano passado, membro da Adventure Travel Trade Association – a maior organização mundial dedicada à promoção desta indústria turística”.
Com o objectivo de posicionar o Algarve como um destino de eleição para a prática de Turismo Activo, a ATA teve a oportunidade “de reunir com diversos operadores turísticos internacionais da especialidade bem como de assistir a vários seminários dedicados à temática, onde foram abordadas, entre outras, questões como o actual perfil e as motivações do turista de Turismo Activo, as principais tendências que se verificam neste mercado e ainda a apresentação de estratégias e de posicionamentos desejáveis para as empresas de animação turística que se dedicam a este nicho”.
“Se queremos captar mais turistas durante a época baixa, temos de continuar a trabalhar na promoção da região junto destes nichos de mercado e deste tipo de turista off season”, defende Dora Coelho, directora executiva da ATA. “A participação do Algarve neste evento foi de extrema relevância, na medida em que tivemos a oportunidade de dar a conhecer aos operadores presentes as condições únicas que a região oferece para a prática do turismo ativo e que fazem do nosso destino uma alternativa diferenciadora face a outros mercados. O feedback que obtivemos foi muito positivo e com alguma surpresa à mistura por parte de alguns operadores que ainda viam o Algarve apenas como um destino de férias de Verão”, revela.
Além do Algarve, representado pela ATA e pela Associação Rota Vicentina, a presença nacional fez-se notar também neste World Travel Adventure Summit através da participação de outros destinos como os Açores e de algumas empresas dedicadas a este tipo de turismo. “É importante que haja uma presença cada vez mais forte e representativa de Portugal neste tipo de acções dedicadas ao turismo activo, uma vez que são muitas e diversificadas (mas ainda desconhecidas) as valências e as potencialidades que o nosso país tem para oferecer nesta área, de norte a sul e também nas ilhas”, afirma Dora Coelho. “Neste contexto seria interessante assistir-se a uma concertação de esforços, de forma a que todas as regiões pudessem estar representadas numa próxima edição deste evento e em outras iniciativas semelhantes”.