Novos corpos sociais da ATP já tomaram posse
Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, mantém presidência da associação.
Inês de Matos
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Os novos corpos sociais da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) para o triénio 2017-2019 tomaram posse na passada segunda-feira, 18 de Setembro, confirmando-se que a presidência da associação continua a estar a cargo do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, enquanto a vice-presidência passa a ser partilhada, segundo comunicado à imprensa.
“Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, mantém a presidência da associação, o que permitirá dar seguimento aos objectivos estratégicos traçados e impulsionar, ainda mais, a aposta na promoção externa da região até 2019. Nuno Botelho – presidente da Associação Comercial do Porto – mantém a vice-presidência, cargo que passa a partilhar com Mário Ferreira, conhecido empresário ligado ao ramo do turismo, nomeadamente na promoção internacional da região do Douro”, explica a ATP na nota à imprensa.
Já Fernando Vieira, director do Aeroporto do Porto, mantém o lugar na direcção, enquanto a Fundação de Serralves, a Hoti Hotéis, a Associação Geoparque Arouca, o Douro Palace, a Gran Cruz e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) passam a integrar a nova direcção da ATP.
“Esta estrutura mais alargada e completa permitirá obter uma maior cobertura geográfica do território e, assim, actuar a 360º graus em toda a região e num leque ainda mais diversificado de sub-sectores do Turismo”, refere Rui Moreira, garantindo que a nova direcção vai continuar “focada na excelência do destino e na aposta da representatividade, não só do Porto, mas de toda a região Norte”.
As eleições para a direcção da ATP decorreram a 6 de Setembro e representaram uma maior aproximação entre a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte (ERT) e a ATP, o que se materializou no facto de Melchior Moreira, presidente da ERT, passar a assumir a função de presidente da mesa da Assembleia-Geral da associação.
Para Rui Moreira, esta é “uma excelente notícia para toda a região”, uma vez que “possibilitará a sincronização de acções e a uniformização de estratégias nacionais e internacionais”.
“Esta situação irá beneficiar a imagem do Porto e Norte de Portugal e permitirá combater a sazonalidade, aumentar as receitas provenientes do turismo e incrementar, por exemplo, as dormidas de estrangeiros na região, cumprindo, desta forma, os objectivos estratégicos delineados pelo Turismo de Portugal”, conclui o autarca do Porto.
As eleições para a direcção da ATP decorreram a 6 de Setembro e tiveram apenas uma única lista candidata, que recebeu 38 votos a favor e três neutros, tendo a tomada de posse dos novos corpos sociais da associação ocorrido na segunda-feira, 18 de Setembro, na sede da Área Metropolitana do Porto, pelas 12h30.