Afluência aos postos de Turismo do Porto cresce 60% em dois anos
Turistas franceses, espanhóis, portugueses, britânicos e alemães são os que mais procuram os postos de Turismo do Porto.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Nos últimos dois anos, a afluência de turistas aos postos de Turismo do Porto cresceu 60%, com os turistas franceses, espanhóis, portugueses, britânicos e alemães a liderarem o número de visitas a estes locais de informação turística, segundo dados da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP).
“A afluência aos postos oficiais de turismo do Porto tem vindo a crescer ano após ano, tendo ultrapassado, em 2016, a marca histórica do meio milhão de visitantes. Segundo os dados recolhidos pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), regista-se, em apenas dois anos, um aumento de cerca de 60% no número de turistas que se tem vindo a deslocar aos postos oficiais de turismo da Invicta para obter mais informações sobre a cidade”, refere a ATP em comunicado.
A associação refere ainda que, se compararmos os segundos trimestres desde 2015, “a afluência este ano aumentou 20% face a 2016, ano em que já tinha crescido 33% relativamente a 2015”.
Os turistas de França, Espanha, Portugal, Reino Unido e, por fim, Alemanha são os que, respectivamente, mais procuram os postos de Turismo do Porto para recolherem informação sobre a cidade, ainda que, “analisando as receitas de vendas dos serviços dos associados da ATP”, seja possível constatar que “no top 10 encontram-se já quatro países não-europeus: Brasil, Austrália, Estado Unidos da América e Canadá”.
“Estes dados demonstram a menor dependência de mercados considerados maduros, o que revela o lugar de destaque que a Região Porto e Norte de Portugal tem atualmente no panorama internacional do turismo”, destaca Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da ATP.
Além do aumento do número de visitas, também o nível de satisfação dos turistas com a qualidade do acolhimento nos postos oficiais de turismo do Porto tem vindo a aumentar, com o estudo realizado pela ATP a demonstrar que 45% dos inquiridos classificam a receção como excelente e 41% indicam que superou todas as expectativas.
A subir estão também os atendimentos via chat, uma modalidade que a ATP disponibiliza aos turistas enquanto estes planeiam a sua viagem, tendo-se contabilizado 35.836 turistas que procuraram esta ajuda no ano passado, o que representa um crescimento de 16% face a 2015.