Afluência aos postos de Turismo do Porto cresce 60% em dois anos
Turistas franceses, espanhóis, portugueses, britânicos e alemães são os que mais procuram os postos de Turismo do Porto.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Nos últimos dois anos, a afluência de turistas aos postos de Turismo do Porto cresceu 60%, com os turistas franceses, espanhóis, portugueses, britânicos e alemães a liderarem o número de visitas a estes locais de informação turística, segundo dados da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP).
“A afluência aos postos oficiais de turismo do Porto tem vindo a crescer ano após ano, tendo ultrapassado, em 2016, a marca histórica do meio milhão de visitantes. Segundo os dados recolhidos pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), regista-se, em apenas dois anos, um aumento de cerca de 60% no número de turistas que se tem vindo a deslocar aos postos oficiais de turismo da Invicta para obter mais informações sobre a cidade”, refere a ATP em comunicado.
A associação refere ainda que, se compararmos os segundos trimestres desde 2015, “a afluência este ano aumentou 20% face a 2016, ano em que já tinha crescido 33% relativamente a 2015”.
Os turistas de França, Espanha, Portugal, Reino Unido e, por fim, Alemanha são os que, respectivamente, mais procuram os postos de Turismo do Porto para recolherem informação sobre a cidade, ainda que, “analisando as receitas de vendas dos serviços dos associados da ATP”, seja possível constatar que “no top 10 encontram-se já quatro países não-europeus: Brasil, Austrália, Estado Unidos da América e Canadá”.
“Estes dados demonstram a menor dependência de mercados considerados maduros, o que revela o lugar de destaque que a Região Porto e Norte de Portugal tem atualmente no panorama internacional do turismo”, destaca Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da ATP.
Além do aumento do número de visitas, também o nível de satisfação dos turistas com a qualidade do acolhimento nos postos oficiais de turismo do Porto tem vindo a aumentar, com o estudo realizado pela ATP a demonstrar que 45% dos inquiridos classificam a receção como excelente e 41% indicam que superou todas as expectativas.
A subir estão também os atendimentos via chat, uma modalidade que a ATP disponibiliza aos turistas enquanto estes planeiam a sua viagem, tendo-se contabilizado 35.836 turistas que procuraram esta ajuda no ano passado, o que representa um crescimento de 16% face a 2015.