Oito em cada 10 portugueses vão gozar férias fora de casa, diz IPDT
53% dos inquiridos apontam o Sol e Mar como principal motivação para a viagem, seguindo-se a natureza, com 13% das preferências.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O mais recente estudo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo sobre as intenções de férias, apurou que 82% dos portugueses vão fazer férias fora de casa no período de Verão, o que representa um acréscimo de 5% face às intenções de férias em igual período de 2016.
O inquérito revelou também que 29% dos inquiridos ainda não fizeram reserva para as férias, o que pode representar uma “boa oportunidade para os operadores turísticos”, segundo António Jorge Costa, presidente do IPDT.
“A expectativa para o gozo de férias é muito positiva, com o Algarve, de novo, a ser o destino de eleição, numa escolha que coloca os destinos nacionais no topo das preferências para 61% dos inquiridos”, acrescenta o presidente do IPDT.
Dos turistas portugueses que optam por viajar para o exterior no período de Verão, o IPDT destaca que 14% optam por Espanha, que será o principal destino externo para os turistas nacionais neste Verão.
Como motivação principal para a viagem, 53% dos inquiridos apontam o Sol e Mar, seguindo-se a natureza, com 13% das preferências, o que, segundo o IPDT, ultrapassa a cultura, em relação aos dados obtidos no ano passado.
Os hotéis de quatro estrelas são o tipo de alojamento preferido para 19% dos inquiridos, ainda que 38% apontem o alojamento particular ou gratuito, sobretudo a casa alugada ou de familiares e amigos. O estudo indica ainda que 64% das intenções de férias estão concentradas em estadas até sete noites, sendo que a maioria continua a preferir o mês de Agosto para gozar férias.
O estudo permitiu ainda apurar que cada turista deverá gastar, em média, 436 euros nas férias de Verão, a que corresponde um gasto de 54 euros por noite, consumo que é semelhante ao de 2016.
Por regiões, os residentes no Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Porto são também os que apresentam maior propensão para o gozo de férias no Verão de 2017.
O estudo foi desenvolvido pelo IPDT com o apoio da Soltrópico e revela a intenção de férias dos portugueses, com base em 427 questionários, recolhidos entre os dias 19 de Maio e 4 de Junho de 2017.