Visitas aos equipamentos culturais crescem 13,8% no primeiro trimestre
Com um total de 217.975 visitantes, o Mosteiro dos Jerónimos afirmou-se novamente como o equipamento mais visitado.

Inês de Matos
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Os monumentos, museus e palácios nacionais receberam, durante o primeiro trimestre do ano, um total de 939.648 visitantes, número que demonstra uma subida de 13,8% face ao total de visitantes apurado nos primeiros três meses de 2016, segundo dados da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC), divulgados esta segunda-feira, 15 de Maio.
De acordo com os números preliminares avançados ao Publituris, nos primeiros três meses do ano, os monumentos foram os equipamentos sob a alçada da DGPC que mais visitantes receberam, num total de 505.326, o que representa um crescimento de 13,1% no número de visitantes.
Já os museus contabilizaram 344.156 visitantes, o que se traduz numa subida de 17,2%, enquanto os palácios foram visitados por 90.166 pessoas, o que representou um crescimento de 5,5%.
De acordo com a DGPC, as visitas aos monumentos representaram 53,8% do total contabilizado nos vários equipamentos, enquanto as visitas aos museus representaram 36,6% do total, com as visitas aos palácios a representarem apenas 9,6%.
Em relação aos monumentos mais visitados nos primeiros três meses do ano, o destaque vai para o Mosteiro dos Jerónimos que, com um total de 217.975 visitantes, se afirmou novamente como o equipamento mais visitado, subindo 13,6% face ao número de visitas contabilizadas nos primeiros três meses do ano passado.
Já o Museu Nacional dos Coches foi o espaço museológico com maior número de visitantes, contabilizando 70.227 visitas, o que representou um crescimento de 1,4% face ao número de entradas contabilizadas em igual período do ano passado.
Ao nível dos palácios, o destaque vai para Palácio Nacional de Mafra, que contabilizou 68.367 visitantes, o que representou uma descida de 1,3% face ao primeiro trimestre de 2016. Já o Palácio Nacional da Ajuda, o outro dos dois palácios sob a égide da DGPC, registou 21.799 visitantes, subindo 34,5% face a igual período do ano passado.