Algarve aposta no Turismo de Natureza
Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), pretende, em 2017, diversificar a oferta turística do destino.

Ângelo Delgado
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
“Já não somos apenas um destino de Sol & Praia e Golfe. Ambos, claro, serão sempre produtos de eleição na região, mas queremos mais e pretendemos diversificar a nossa oferta. É nesse sentido que a aposta, em 2017, vai centrar-se no Turismo de Natureza, com especial destaque para o Cycling & Walking”.
Desidério Silva, presidente da RTA, é o autor destas declarações, numa apresentação durante a BTL. Afirmações que mostram que, além dos tradicionais produtos, o Algarve está, cada vez mais, a mostrar uma outra face. “Queremos ser uma região de referência no que toca ao Cycling & Walking e mostrar a natureza que abraça o Algarve”. Para isso, diz, “serão realizadas fam e press trips, serão produzidos conteúdos promocionais, programas de sensibilização e a presença em feiras internacionais ligadas ao segmento será mais constante”.
Ainda no mesmo produto, Desidério realça a realização da 3ª edição da “Algarve Nature Week – de 5 a 14 de Maio – o Algarve 360º – experiência imersiva através de sete vídeos em realidade virtual – e ainda a nova aplicação para dispositivos móveis da RTA – Roteiro Cultural Algarve que convida a descobrir o património cultural do destino. Esta app encontra-se disponível em Português, Espanhol e Inglês.
Números do Turismo em 2016
Ainda no primeiro trimestre do ano, o presidente da RTA não quis deixar de apresentar os números turísticos da região. Em todos os índices, um denominador comum: crescimento face a 2015. “No total, em 2016, registámos 18,1 milhões de dormidas, o que corresponde um aumento de 9% face ao ano anterior. Deste valor, realce para o Reino Unido que continua a ser o principal mercado emissor com 6,1 milhões de dormidas, o que significou um crescimento de 8,6%”.
Desidério Silva destacou também o enorme crescimento do mercado francês, que chegou às 887 mil dormidas e registou um aumento de 41% face a 2015. “A estadia média do turista no Algarve foi de 4,9 noites e registámos ainda 1,3 milhões de voltas de golfe (+16,5%). O melhor ano de sempre, portanto”, destacou.
Para 2017, o responsável máximo da RTA espera uma “continuidade de crescimento nos principais mercados emissores, ainda que seja necessário monitorizar o Reino Unido para melhor entender os efeitos do Brexit”, finalizou.