Algarve aposta no Turismo de Natureza
Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), pretende, em 2017, diversificar a oferta turística do destino.
Ângelo Delgado
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
“Já não somos apenas um destino de Sol & Praia e Golfe. Ambos, claro, serão sempre produtos de eleição na região, mas queremos mais e pretendemos diversificar a nossa oferta. É nesse sentido que a aposta, em 2017, vai centrar-se no Turismo de Natureza, com especial destaque para o Cycling & Walking”.
Desidério Silva, presidente da RTA, é o autor destas declarações, numa apresentação durante a BTL. Afirmações que mostram que, além dos tradicionais produtos, o Algarve está, cada vez mais, a mostrar uma outra face. “Queremos ser uma região de referência no que toca ao Cycling & Walking e mostrar a natureza que abraça o Algarve”. Para isso, diz, “serão realizadas fam e press trips, serão produzidos conteúdos promocionais, programas de sensibilização e a presença em feiras internacionais ligadas ao segmento será mais constante”.
Ainda no mesmo produto, Desidério realça a realização da 3ª edição da “Algarve Nature Week – de 5 a 14 de Maio – o Algarve 360º – experiência imersiva através de sete vídeos em realidade virtual – e ainda a nova aplicação para dispositivos móveis da RTA – Roteiro Cultural Algarve que convida a descobrir o património cultural do destino. Esta app encontra-se disponível em Português, Espanhol e Inglês.
Números do Turismo em 2016
Ainda no primeiro trimestre do ano, o presidente da RTA não quis deixar de apresentar os números turísticos da região. Em todos os índices, um denominador comum: crescimento face a 2015. “No total, em 2016, registámos 18,1 milhões de dormidas, o que corresponde um aumento de 9% face ao ano anterior. Deste valor, realce para o Reino Unido que continua a ser o principal mercado emissor com 6,1 milhões de dormidas, o que significou um crescimento de 8,6%”.
Desidério Silva destacou também o enorme crescimento do mercado francês, que chegou às 887 mil dormidas e registou um aumento de 41% face a 2015. “A estadia média do turista no Algarve foi de 4,9 noites e registámos ainda 1,3 milhões de voltas de golfe (+16,5%). O melhor ano de sempre, portanto”, destacou.
Para 2017, o responsável máximo da RTA espera uma “continuidade de crescimento nos principais mercados emissores, ainda que seja necessário monitorizar o Reino Unido para melhor entender os efeitos do Brexit”, finalizou.