Vila Velha de Rodão com nova unidade
As quatro Casas do Almourão já abriram ao público e oferecem vista para o Vale do Almourão.
Raquel Relvas Neto
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
As Casas do Almourão são o mais recente empreendimento turístico da zona de Vila Velha de Rodão, num investimento de 300 mil euros, distribuído por capitais próprios e pelo Programa PRODER.
A inauguração terá lugar em Setembro, mas o empreendimento já se encontra em funcionamento e aberto ao público.
As quatro casas nasceram, explica Rogério Lourenço, gerente do empreendimento ao Publituris, da “vontade de investir no sector do turismo rural e do facto de possuirmos uma propriedade localizada na aldeia presépio Foz do Cobrão, num local idílico, sobranceiro ao Rio Ocreza, que merecia ser contemplado”.
Com vista para o Vale Almourão, as casas foram “idealizadas para proporcionar o máximo conforto, tendo por conceito atividades ancestrais da aldeia, tais como a produção do linho, os moinhos de água, a produção de azeite e a pesquisa das famosas pepitas de ouro”. Cada casa contém dois quartos duplos, uma casa de banho, uma kitchnette totalmente equipada, uma sala com televisão, sofá e varanda ampla. Todos os quartos e salas têm ar condicionado independente e a sala possui ainda uma salamandra.
Na aldeia de Foz do Cobrão, pode-se visitar o Miradouro das Portas de Almourão, Núcleo Museológico do Linho e Tecelagem ( Foz do Cobrão); Espaço Museológico do Azeite (Sarnadas de Ródão); Núcleo Museológico: O Contrabando (Perais); Núcleo Museológico: História de uma comunidade rural (Fratel); Museu do Azeite Lagar de Varas, Complexo de Arte Rupestre do Vale do Tejo, Portas de Rodão, Castelo do Rei Wamba (Vila Velha de Ródão). Na zona envolvente é possível praticar um vasto número de actividades, tais como pesca desportiva, observação de aves, escalada, canoagem, entre outras possibilidades.