Açores comemoram Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, promove quinta-feira, 23 de Abril, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, na […]
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, promove quinta-feira, 23 de Abril, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, na data em que se assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a realização de um “Encontro com José Luís Peixoto”.
Associando-se à celebração desta efeméride, que se integra no âmbito do programa da Temporada Artística 2015, o jovem escritor desloca-se ao Faial, onde dará, a partir das 18H30, testemunho da sua actividade e da importância deste dia.
José Luís Peixoto nasceu em 1974, em Ponte de Sor, e é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Nova de Lisboa.
A sua obra ficcional e poética, por diversas vezes galardoada com prémios nacionais, figura em dezenas de antologias traduzidas num vasto número de idiomas e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras.
As bibliotecas e arquivos regionais de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo também se associam às comemorações Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor promovendo iniciativas para assinalar a data.
A Biblioteca Pública de Ponta Delgada promove, também a 23 de Abril, a realização do espectáculo “Camões é um poeta rap”, um projecto da autoria do grupo Arte Pública, com sessões às 10h00 e 14h00, dirigidas a jovens do ensino secundário, que deverão ser precedidas de marcação.
As sessões deste evento performativo e musical, que assenta num conceito inovador que aproxima a lírica do grande poeta à vivência contemporânea, através dos ritmos rap e hip hop, também estão abertas ao público em geral.
Em Angra do Heroísmo, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor será assinalado, também a 23 de Abril, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional com a realização de oficinas de tipografia e encadernação que decorrerão ao vivo, no átrio do Palácio Bettencourt, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00, para o público e as escolas interessadas.
Esta iniciativa consistirá na instalação, ao vivo, de uma oficina artesanal de tipografia, que contará com a presença e colaboração do artista plástico Luís Pinheiro Brum, e de uma oficina de encadernação, que será orientada pelo encadernador mestre João Abreu, funcionário da instituição.
Durante o funcionamento das oficinas poderão ser apreciadas algumas técnicas tipográficas artesanais, bem como o processo de encadernação de espécies bibliográficas, havendo a possibilidade de interacção do público com os dinamizadores de cada uma das oficinas, para além de poderem ser experimentadas pelos presentes algumas das técnicas utilizadas.
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é um evento comemorado todos os anos a 23 de Abril, por iniciativa da UNESCO, com o objectivo de promover a leitura, a edição de livros e a protecção dos direitos autorais.
A Direcção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço electrónico www.culturacores.azores.gov.pt.