Reservas crescem 20% na 13ª edição do Mundo Abreu
Aquele que é considerado o “termómetro” do comportamento do Verão português, registou, mais uma vez, um aumento considerável no volume de reservas de viagens dos portugueses.
Raquel Relvas Neto
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A 13ª edição do Mundo Abreu, que aconteceu este fim-de-semana na FIL, em Lisboa, e em 90 balcões da Rede Abreu espalhados por todo o País, registou um aumento no volume de reservas comparativamente com o verificado no mesmo evento em 2013, de 19,5%.
Ao Publituris, Alberto Machado, porta-voz da Abreu, referiu que estes são os primeiros resultados consolidados do evento, que contou com 200 stands de expositores parceiros da Abreu, entre companhias aéreas, operadores de cruzeiros, operadores hoteleiros e delegações de turismo nacionais e internacionais.
Segundo o responsável, a tendência de reservas para o Verão 2015 verificada durante o evento teve Portugal, com Algarve, Açores, Madeira/Porto Santo, a liderar o Top 10 de destinos. Depois seguiu-se Espanha, o principal destino internacional de férias dos portugueses, Marrocos, Cabo Verde, Turquia, Brasil, Caraíbas, Disneyland, Circuitos Europeus e Cruzeiros.
Segundo Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), normalmente, os principais destinos com mais reservas no Mundo Abreu “começam a ser olhados pelo mercado como aqueles a que vamos dar mais atenção” e, também “aqueles que, em princípio, vão ser mais vendidos” no ano. O dirigente da APAVT referiu ainda que, conhecendo os primeiros resultados do Mundo Abreu, “podemos todos pensar que foi dado aqui o kick-off para um Verão mais forte do que no ano passado”.
“Aparentemente, os números que vão sendo conhecidos da própria feira são números de crescimento e como a própria feira é um termómetro do mercado, e se nada de anormal acontecer, julgo que podemos sair daqui com uma satisfação, que é que nos espera um Verão, na área do lazer, superior ao ano passado”, realça.
Também Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português, destacou o dinamismo verificado no Mundo Abreu “está vivo, está pujante”. O responsável enalteceu ainda que para a Confederação é “um motivo de orgulho ver uma organização destas”, frisando ainda que “não podemos pensar em quintinhas. Tudo o que sejam iniciativas que sejam importantes para o Turismo como esta, são fundamentais”.
Sendo um certame direcionado para as reservas e compras das férias dos portugueses, Francisco Calheiros destacou a forte presença dos destinos portugueses no Mundo Abreu, relembrando que “30% dos nossos turistas são turistas internos, muito mais do que ingleses, alemães ou outros quaisquer. Portanto, tem sentido. É uma dinamização do Turismo que tivemos a assistir hoje no Mundo Abreu e que esperemos que venha a continuar”.