Portugal triplica investimento no mercado alemão
Ao longo do ano, o Turismo de Portugal vai investir 1,5 milhões de euros em promoção no mercado alemão, três vezes mais em relação ao investimento realizado no ano transacto.

Raquel Relvas Neto
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
Segundo o vice primeiro-ministro, Paulo Portas, “vamos triplicar o investimento para captar mais turistas alemães para o País”. O governante realçou aos jornalistas, durante a sua visita à ITB Berlim, que a Alemanha “é um dos países emissores de turistas mais importantes do mundo e, apenas 1% dos alemães que fazem férias no estrangeiro, escolhem Portugal. Se conseguirmos duplicar esse objectivo, atraímos uma percentagem significativa de turistas alemães ao nosso País.”
Paulo Portas salientou a importância do negócio realizado na ITB Berlim, uma das principais feiras de turismo internacional, reforçando que o que está a acontecer no certame, com a presença das 58 empresas do sector turístico português, é “crescimento económico”.
Para o responsável, “faz todo o sentido apoiar as nossas empresas, os nossos produtos e as nossas marcas”, tendo em conta a importância que o turismo tem na recuperação da economia portuguesa e o trabalho do sector privado”. O vice-primeiro ministro destacou ainda que, “pela segunda vez em décadas, o turismo exportou mais do que importou” e, nas contas finais, “é o turismo que faz a diferença”.
A acompanhar o vice primeiro-ministro, esteve o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que explicou que o Turismo de Portugal vai triplicar o investimento em marketing digital para o mercado alemão, “com uma campanha durante os doze meses do ano com onze produtos. Por outro lado, vamos reforçar o número de jornalistas alemães convidados a vir a Portugal. No ano passado foram 80 jornalistas, tivemos cerca de cinco referências diárias na imprensa alemã. Terceira vertente, a captação de rotas e de novos voos para o Algarve e para a Madeira, em resultado da nossa aposta no trade marketing”.
O SET indicou que, depois da tendência de queda, conseguiu-se com que o mercado alemão apresentasse crescimentos nos últimos dois anos: “Agora é fazer com que o mercado alemão, que é já o segundo mercado em dormidas, consiga ser um dos principais mercados a crescer, e ainda não o é”.
Paulo Portas frisou que Portugal tem de ir atrás dos mercados onde pode crescer e, no que diz respeito ao mercado alemão, “há manifestamente margem para crescer”, além deste puder contribuir para a sustentabilidade dos números recorde do Turismo, alcançados em 2014.
O Turismo de Portugal participa na ITB Berlim, que decorre na Messe Berlim, na Alemanha, até o próximo domingo, dia 8 de Março, juntamente com a presença das sete regiões turísticas e de 58 empresas portuguesas do sector.
*A jornalista viajou a convite da Lufthansa