Britânicos gastam cada vez mais dinheiro no estrangeiro
A valorização da libra face ao euro tem impulsionado essa tendência. Em Portugal, contudo, as estatísticas oficiais não o comprovam.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A valorização da libra face ao euro está a fazer com que os turistas britânicos gastem mais dinheiro na Europa, durante as suas férias, de acordo com um estudo da My Travel Cash.
Em comparação com o Verão de 2011, este ano os britânicos tinham mais de 350 mil libras (433 mil euros) para trocar em casas de câmbio, o que se traduziu num aumento de 15%.
Ao longo do Verão deste ano, os turistas gastaram mais 35% nos países da Zona Euro. 50% das transacções foram feitas em restaurantes e em lojas.
“O poder de compra nos estrangeiros deverá continuar a crescer durante os meses de Inverno, além de que o nosso clima sombrio incentiva as pessoas a viajar para o estrangeiro”, comentou o fundador e director-geral da My Travel Cash, Myles Stephenson.
Em Portugal, contudo, os gastos dos turistas britânicos têm descido. As receitas com origem no mercado britânico atingiram os 745.745 euros entre Janeiro e Julho, uma descida de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).