Aviação

AviaTeam com sistema para agências Non IATA

A AviaTeam Airline Marketing & Sales Solutions disponibilizou a sua plataforma para reservas às agências Non IATA.

Patricia Afonso
Aviação

AviaTeam com sistema para agências Non IATA

A AviaTeam Airline Marketing & Sales Solutions disponibilizou a sua plataforma para reservas às agências Non IATA.

Patricia Afonso
Sobre o autor
Patricia Afonso
Artigos relacionados
FlixBus passa a ligar Braga e Guimarães ao Aeroporto do Porto
Transportes
AL: GuestReady defende lei que proteja os residentes e garanta convivência entre turismo e comunidades locais
AL
Vilamoura está mais sustentável
Destinos
Melgaço renova certificação internacional enquanto destino sustentável
Destinos
WTTC terá novo chairman a partir de setembro
Turismo
Distribuição turística no futuro do setor foi destaque na Universidade Lusófona
Distribuição
“Há tanto para aprender com a Natureza” é tema da experiência do Xclusive Xisto na serra da Lousã
Agenda
Consolidador.com dá a conhecer os vinhos da classe executiva da TAP
Distribuição
Receitas turísticas de março sobem 0,8% mesmo sem efeito Páscoa
Destinos
MSC Cruzeiros assina encomendas de dois novos navios da classe “World”
Transportes

A AviaTeam AviaTeam Airline Marketing & Sales Solutions anunciou esta segunda-feira “a disponibilização orientada às Agências Non IATA em Portugal da sua plataforma inovadora para emissões exclusivas na companhia nacional TAP PORTUGAL e como complemento, nas 192 companhias com acordo de emissão através da Hahn Air no mercado português.”

Segundo a GSA, trata-se da possibilidade das agências de viagens usufruírem de “um sistema de reservas online que permite, com total autonomia, reservar e emitir passagens aéreas; 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano a custos operacionais altamente competitivos.”

PUB
PUB
Sobre o autorPatricia Afonso

Patricia Afonso

Mais artigos
Artigos relacionados
FlixBus passa a ligar Braga e Guimarães ao Aeroporto do Porto
Transportes
AL: GuestReady defende lei que proteja os residentes e garanta convivência entre turismo e comunidades locais
AL
Vilamoura está mais sustentável
Destinos
Melgaço renova certificação internacional enquanto destino sustentável
Destinos
WTTC terá novo chairman a partir de setembro
Turismo
Distribuição turística no futuro do setor foi destaque na Universidade Lusófona
Distribuição
“Há tanto para aprender com a Natureza” é tema da experiência do Xclusive Xisto na serra da Lousã
Agenda
Consolidador.com dá a conhecer os vinhos da classe executiva da TAP
Distribuição
Receitas turísticas de março sobem 0,8% mesmo sem efeito Páscoa
Destinos
MSC Cruzeiros assina encomendas de dois novos navios da classe “World”
Transportes
Transportes

FlixBus passa a ligar Braga e Guimarães ao Aeroporto do Porto

A FlixBus vai abrir duas, a partir de 26 de maio, novas linhas desde as cidades de Braga e Guimarães para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, num serviço de ‘airport shuttle’ que vai contar com 22 e 14 ligações diárias, respetivamente.

A FlixBus vai abrir duas, a partir de 26 de maio, novas linhas desde as cidades de Braga e Guimarães para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, num serviço de ‘airport shuttle’ que vai contar com 22 e 14 ligações diárias, respetivamente.

“O objetivo destas novas ligações é oferecer mais alternativas de mobilidade a todos os que utilizam o Aeroporto Sá Carneiro. Com mais e melhores horários, acreditamos que cada vez mais pessoas optarão pelo autocarro para se deslocarem de e para o aeroporto”, explica Tiago Cavaco Alves, diretor das operações da FlixBus em Portugal.

À partida de Braga, a FlixBus vai disponibilizar até 22 ligações diárias ao Aeroporto do Porto, 11 em cada sentido, enquanto as viagens desde Guimarães vão decorrer 14 vezes por dia, sete em cada sentido.

“Estas duas novas linhas vêm reforçar a estratégia da FlixBus de aumentar as ligações diretas a todos os aeroportos nacionais, promovendo o transporte coletivo como uma alternativa prática, económica e sustentável para os passageiros que viajam de avião”, explica a FlixBus.

Com a oferta de viagens para os principais aeroportos do país, a FlixBus espera “contribuir para uma mobilidade mais integrada e amiga do ambiente, incentivando cada vez mais passageiros a optarem pelo autocarro para se deslocarem de e para o aeroporto”, acrescenta Tiago Cavaco Alves.

Os bilhetes para o novo serviço entre o Aeroporto do Porto e as cidades de Braga e Guimarães já estão disponíveis para venda no website e na App da FlixBus, com os preços a começarem nos 2,99 euros.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
AL

AL: GuestReady defende lei que proteja os residentes e garanta convivência entre turismo e comunidades locais

A GuestRead defende que o setor do Alojamento Local representa uma parte da economia moderna, com impacto direto na criação de emprego, no apoio ao comércio local e na reabilitação urbana, mostrando-se preocupada com a forma como o AL tem sido frequentemente apontado como o principal culpado pela crise na habitação.

Para Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal, empresa centrada na gestão de arrendamentos a curto e médio prazo, o enquadramento legal para o setor deve primar pela equidade, apontando que “o caminho deve ser o do equilíbrio: uma regulamentação justa, que responsabilize quem atua fora da lei e não penalize os operadores profissionais e responsáveis, como é o nosso caso e de outros, que contribuem positivamente para a valorização do acervo urbano e turístico”.

Segundo lembra, a nova legislação aponta para uma maior descentralização do poder de decisão sobre o AL, ao entregar-se mais competências às autarquias. No entanto, na perspetiva da empresa,” este é um passo com potencial positivo desde que seja acompanhado por critérios claros, coerência nacional e diálogo com os operadores”.

Rui Silva, refere ainda que “a proximidade das autarquias às realidades locais pode permitir uma gestão mais ajustada às necessidades específicas de cada território”, para justificar, no entanto, que “essa descentralização também traz riscos se não for acompanhada por critérios claros, uniformidade mínima a nível nacional e uma base sólida de dados e planeamento”.

O diretor geral da GuestReady no nosso país, defende que “não nos opomos a qualquer regulamentação que tenha em consideração todas as partes envolvidas e que se baseie em factos e números, para avançar que, “como é inegável, o problema da habitação em Portugal é estrutural”.

Em relação à regulamentação do AL que recentemente esteve em consulta pública para o município de Lisboa, a GuestReady realça o esforço da autarquia, para indicar que a proposta de alteração ao RMAL em Lisboa “reflete um esforço da autarquia para responder aos desafios urbanos atuais e à necessidade de uma gestão mais equilibrada do território, considera Rui Silva, que acrescenta ser fundamental que qualquer alteração legislativa “seja cuidadosamente ponderada para evitar impactos negativos no setor”.

O responsável observa que “a imposição de limites rigorosos, como a redução dos rácios entre estabelecimentos de AL e alojamentos familiares pode ter efeitos indesejados, como a saída de pequenos proprietários do mercado ou a migração para modelos não regulamentados. E é precisamente o negócio paralelo que é preciso combater”.

Além disso, conclui que “aa suspensão imediata de novos registos de AL em algumas freguesias, sem uma análise aprofundada das especificidades locais, pode não ser a solução mais eficaz para os problemas habitacionais”.

Por fim, a GuesReady acredita que, em 2035, o AL em Portugal será mais profissionalizado, sustentável e integrado na sociedade. A tecnologia terá um papel central na gestão da parte operacional e também na experiência do hóspede, sem substituir o toque humano. O setor será mais regulado, mas também mais valorizado, com maior equilíbrio entre turismo e habitação, e que Portugal continuará a ter um papel de destaque, combinando inovação com hospitalidade autêntica.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Vilamoura está mais sustentável

A Comunidade Solar de Vilamoura já está a funcionar, numa iniciativa que permitirá reduzir significativamente a dependência da comunidade local, de fontes de energia convencionais, estabelecendo um novo padrão para o desenvolvimento sustentável de resorts.

Vilamoura estreou a Comunidade Solar de Vilamoura, uma iniciativa pioneira de energia renovável, que demonstra o compromisso do destino com o desenvolvimento sustentável e a inovação.

Com o objetivo de apostar no potencial solar da região do Algarve e num sistema energético mais sustentável e centrado no cidadão, o Projeto Âncora – UPAC Victoria – conta com 1.008 painéis solares numa área de 1.924 m². No primeiro ano de funcionamento, estima-se uma produção de 713,40 MWh, evitando 120,57 toneladas de CO₂, o equivalente a 722 árvores plantadas.

A Comunidade Solar de Vilamoura (CSV) reforça o compromisso com um estilo de vida sustentável, contribuindo para a descarbonização e redução das emissões de CO₂ na região. Este projeto está alinhado com as diretrizes nacionais e europeias que visam responder à necessidade urgente de descarbonização das economias.

A CSV é constituída por consumidores que, através de instalações partilhadas, produzem parte ou a totalidade da energia elétrica que consomem, podendo, em alguns casos, gerar excedentes e maximizar os benefícios económicos da produção de energia. Isto significa um avanço significativo em relação aos sistemas individuais de autoconsumo, com reduções substanciais nas contas de energia para mais de 1.000 famílias.

Além do impacto ambiental e económico, o projeto abrange também o plano social, através da parceria com a “LUZSIMPLES”, uma empresa regional que opera no mercado da energia e que promove a criação de emprego local, promovendo a transparência e as boas práticas empresariais.

A comunidade solar faz parte da estratégia ambiental global de Vilamoura, que inclui sistemas avançados de tratamento de águas residuais, com planos para a ETAR fornecer água não potável para irrigação, até 2026; implementação de Certificações AQUA+ para todos os novos desenvolvimentos residenciais e turísticos; adesão a padrões internacionais de construção sustentável, incluindo

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Melgaço renova certificação internacional enquanto destino sustentável

Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata da EarthCheck, pelas suas boas práticas a nível ambiental.

Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata, “o último patamar antes da certificação ouro, atribuído pela EarthCheck”, informa a autarquia.

“Este reconhecimento insere-se numa estratégia consolidada de desenvolvimento sustentável e posiciona Melgaço entre os destinos de referência a nível internacional no domínio do turismo responsável. Atualmente, é o único município situado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com esta distinção e um dos poucos territórios portugueses certificados pela EarthCheck, a par de Baião, dos Açores e da Madeira”, congratula-se o Munícipio de Melgaço, num comunicado enviado à imprensa.

A certificação reconhece as boas práticas do munícipio no que à sustentabilidade diz respeito, num passo decisivo que, segundo a autarquia, vai ao encontro do caminho definido em 2017, quando foi lançado o plano estratégico para o turismo de Melgaço, e que se intensificou com o processo de certificação, em 2021.

“Atingir o nível 4 do selo prata é o reflexo de uma visão clara, de uma estratégia bem definida e de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade local”, refere Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

Produção de energia verde, redução das emissões de CO2 e de gases com efeito de estufa, bem uma utilização racional e sustentável da água são algumas das áreas em que o município tem vindo a ser reconhecido pelas suas boas práticas.

A auditoria realizada, em março passado, pela EarthCheck avaliou não só práticas de gestão ambiental, como a eficiência energética e a gestão de resíduos, mas também políticas sociais, económicas e culturais.

“O relatório destaca a forte integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas políticas municipais e o envolvimento ativo da comunidade, através da Green Team local e da norma de certificação “Melgaço + Sustentável”, lançada em 2023 e aberta a agentes económicos de vários setores, estimulando o destino à melhoria contínua e ao crescente envolvimento dos agentes locais”, indica a autarquia.

Manoel Batista considera ainda que integrar este “grupo de destinos é um sinal evidente de compromisso e de capacidade de adaptação num mundo em rápida transformação, mas é também uma enorme responsabilidade”, pelo que “o desafio agora é, portanto, continuar o trabalho de alinhamento de toda a cadeia de valor – empresas, instituições e cidadãos, numa cultura de sustentabilidade e responsabilidade partilhadas”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Turismo

WTTC terá novo chairman a partir de setembro

O World Travel & Tourism Council (WTTC) tem um novo chairman. Depois de Greg O’Hara será Manfredi Lefebvre a assumir o cargo.

O World Travel & Tourism Council (WTTC) acaba de anunciar Manfredi Lefebvre, presidente do Heritage Group e co-presidente da empresa de viagens de luxo Abercrombie and Kent, como novo chairman.

Manfredi Lefebvre assumirá o cargo em setembro, durante a 25.ª Cimeira Global do organismo mundial do turismo, em Roma, Itália, e sucederá ao atual chairman, Greg O’Hara, fundador e diretor-geral da Certares Management LLC (“Certares”), que ocupa o cargo desde novembro de 2023.

Reconhecido como uma das figuras mais proeminentes no setor das Viagens e Turismo, Lefebvre traz consigo mais de quatro décadas de experiência nas indústrias de cruzeiros e lazer.

Empresário visionário, Lefebvre transformou a Silversea Cruises e lidera, atualmente, investimentos diversificados através do Heritage Group, com atividades nos setores da biotecnologia, tecnologias médicas, transição energética, imobiliário, tecnologias de informação e bebidas espirituosas premium.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Distribuição turística no futuro do setor foi destaque na Universidade Lusófona

No âmbito da unidade curricular de Estágio/Projeto, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Turismo da Universidade Lusófona tiveram a oportunidade de participar num seminário com a presença de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Marco Sequeira, da agência de viagens Alive.

A sessão, de acordo com informação do Departamento de Turismo da Universidade Lusófona, publicada nas redes sociais, centrou-se na apresentação dos dados mais recentes do Estudo APAVT | A Distribuição Turística no Pós-Pandemia 2024, que analisa a evolução do setor da distribuição turística em Portugal no contexto pós-Covid-19. Entre os temas abordados, destacou-se a importância crescente deste segmento na criação de emprego qualificado e o impacto direto na remuneração dos profissionais da atividade turística.

Para além da análise técnica, o seminário proporcionou um espaço de diálogo entre os representantes da indústria e os futuros profissionais do setor, reforçando o papel da academia na preparação de recursos humanos para os desafios reais do mercado.

Este encontro, avança a informação, assinala ainda um reforço estratégico da ligação entre a Universidade Lusófona e a APAVT, com novas formas de colaboração já previstas para o próximo ano letivo, numa clara aposta na aproximação entre ensino superior e o mercado de trabalho do turismo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

“Há tanto para aprender com a Natureza” é tema da experiência do Xclusive Xisto na serra da Lousã

“Há tanto para aprender com a Natureza” é a temática da próxima experiência do Xclusive Xisto. A decorrer na Aldeia do Xisto de Aigra Nova, Góis (serra da Lousã), de 30 de maio a 1 de junho, propõe um fim de semana dedicado à descoberta, aprendizagem e valorização do ambiente.

Numa total imersão com a autenticidade e a riqueza natural da região da serra da Lousã, o programa inclui alojamento em espaços acolhedores em regime de exclusividade e refeições que prometem dar a conhecer as melhores iguarias serranas.

Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o Ecomuseu Tradições do Xisto, um museu vivo que retrata a história humana e ambiental da serra da Lousã. A visita passa pelo Núcleo de Interpretação Ambiental e pela Maternidade de Árvores, única no país, onde podem saber mais sobre a reprodução de espécies autóctones e celebrar a força da Natureza. Um dos momentos simbólicos é a plantação e o apadrinhamento de uma árvore nativa.

A experiência inclui ainda a construção de hotéis de insetos, cruciais para a biodiversidade e refúgio de polinizadores, e uma “caça às mimosas”, ação de combate a espécies invasoras em prol da preservação das espécies autóctones. Para o final do dia, está reservada uma saída de campo para observação noturna de veados no seu habitat natural.

Ideal para quem procura uma pausa revigorante e enriquecedora em contacto direto com a natureza, esta experiência Xclusive Xisto nas Aldeias do Xisto, disponível para reservas em Bookinxisto, visa proporcionar momentos autênticos de aprendizagem e conexão ambiental.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Consolidador.com dá a conhecer os vinhos da classe executiva da TAP

O Consolidador.com organizou, em parceria com a TAP Air Portugal, um evento exclusivo com a participação de 20 agentes de viagens de viagens no restaurante Cobaia, em Lisboa, cujo ponto alto foi uma prova de vinhos da classe executiva da companhia aérea portuguesa.

No centro do evento esteve a prova de vinhos servidos na classe executiva da TAP, uma iniciativa pensada para proporcionar aos agentes de viagens a oportunidade de conhecerem de perto um dos elementos distintivos do serviço premium a bordo. Ao trazer para terra esta experiência, os agentes puderam vivê-la diretamente, ficando assim mais capacitados para a apresentar e recomendar com maior confiança aos seus clientes.

Karolina Gutierrez, Commercial Director do Consolidador.com, sublinhou a importância da iniciativa, apontando que “acreditamos que eventos como este são fundamentais para fortalecer a ligação entre os agentes de viagens e os nossos parceiros”, para destacar que, do ponto de vista dos agentes de viagens, “ao viverem esta experiência em primeira mão, ficam mais bem preparados para a transmitir aos seus clientes.”

Também a TAP destacou o sucesso da iniciativa, “não só pelo detalhe como no interesse que os agentes de viagens demonstraram no tema”, segundo António Gabriel, Key Account Manager da companhia aérea.

Este evento insere-se na estratégia do Consolidador.com de estreitar relações com os agentes de viagens através de ações distintas e inovadoras, que marcam pela diferença.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Receitas turísticas de março sobem 0,8% mesmo sem efeito Páscoa

Apesar de, este ano, não ter existido o efeito da Páscoa em março, que costuma impulsionar a procura turística e, consequentemente, as receitas turísticas, este indicador somou 1.965,20 milhões de euros, numa subida que, segundo o Banco de Portugal (BdP), foi de 0,8% face ao registado em mês homólogo do ano passado. No acumulado desde janeiro, o total está já muito perto dos cinco mil milhões de euros.

Inês de Matos

As receitas provenientes da atividade turística somaram, em março, um total de 1.965,20 milhões de euros, valor que ficou 0,8% acima do registado em mês homólogo do ano passado, apesar da Páscoa de 2025 só ter decorrido em abril e de, em 2024, esta época festiva se ter assinalado no final de março, segundo os dados divulgados esta terça-feira, 20 de maio, pelo Banco de Portugal (BdP).

Apesar de, este ano, não ter existido o efeito da Páscoa, que costuma impulsionar a procura turística e, consequentemente, as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros que procuram Portugal, este indicador cresceu 15,89 milhões de euros em março.

Comparativamente a fevereiro de 2025, as receitas turísticas apresentam um crescimento ainda mais significativo, que chega aos 32,7% face aos 1.481,55 milhões de euros apurados no segundo mês do ano.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, estão a subir e, em março, chegaram aos 351,97 milhões de euros, o que representa um aumento de 3% face aos 341,81 milhões de euros apurados em março do ano passado.

Face a fevereiro de 2025, o crescimento das importações do turismo também se torna mais significativo, traduzindo uma subida de 6,3% face aos 331,24 milhões de euros apurados no segundo mês do ano.

À semelhança das receitas e das importações turísticas, também o saldo da rubrica Viagens e Turismo foi positivo e chegou aos 1.613,23 milhões de euros, o que representa um aumento de 0,4% face aos 1.607,50 milhões de euros registados em março de 2024.

Numa comparação com o mês anterior, também no saldo das Viagens e Turismo houve um crescimento significativo, que chega aos 40,2% ou mais 462,93 milhões de euros que em fevereiro.

No comunicado que acompanha os números, o BdP diz que o saldo das viagens e turismo (+160 milhões de euros), em conjunto com “os serviços técnicos, relacionados com o comércio e outros serviços fornecidos por empresas (+151 milhões de euros)” é uma das principais razões que justificam o “aumento, de 299 milhões de euros, do excedente da balança de serviços” registado em março.

Acumulado desde janeiro perto dos 5MM€

Os dados do BdP permitem também perceber que, no acumulado desde janeiro, o valor das receitas turísticas está já perto dos cinco mil milhões de euros, somando concretamente 4.989,25 milhões de euros.

Face aos acumulado até março de 2024, que somava 4.797,37 milhões de euros, o crescimento do acumulado das receitas turísticas é já de 4%, num aumento absoluto de 191,88 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também nas importações do turismo há um crescimento no acumulado dos três primeiros meses de 2025, para 1.008,93 milhões de euros, o que traduz um aumento de 1,4% face aos 994,9 milhões de euros dos três primeiros meses de 2024.

No saldo da rubrica Viagens e Turismo, o valor acumulado de 2025 está nos 3.962,83 milhões de euros, o que representa uma subida de 4,2% comparativamente aos 3.802,47 milhões de euros apurados no mesmo período de 2024.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Transportes

MSC Cruzeiros assina encomendas de dois novos navios da classe “World”

A MSC Cruzeiros assinou, com o construtor naval francês Chantiers de l’Atlantique, duas novas encomendas de navios da classe “World”, passando assim para um total de seis. Os dois novos navios encomendados- atualmente denominados “World Class 5 e 6”- serão entregues em 2029 e 2030, respetivamente.

Publituris

Para Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, “a confirmação das encomendas dos dois navios da Classe “World” representa um novo marco na nossa notável jornada de construção naval, em França, e a continuidade do nosso plano industrial a longo prazo”, para realçar que “este marco reflete o nosso compromisso em construir alguns dos navios  com maior desempenho do mundo, criando um legado de excelência e inovação em colaboração com os Chantiers de l’Atlantique – os nossos parceiros de longa data há mais de 20 anos”. O executivo considerou ainda que “a plataforma de sucesso da Classe “World” combina o que há de melhor em tecnologia ambiental com os mais recentes avanços em experiências para os passageiros”.

Por sua vez, Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, agradeceu à MSC Cruzeiros pela confiança contínua. “É a sinergia da expertise das nossas duas empresas que levou à criação desta série Classe “World” de elevado potencial, superando os desafios em termos de experiência do passageiro e desempenho ambiental”, disse.

Os dois navios juntar-se-ão ao MSC World Europa e MSC World America, bem como ao MSC World Asia e o MSC World Atlantic, que estão atualmente em construção, e serão inaugurados em 2026 e 2027, respetivamente.

Os navios da Classe “World” já são os mais eficientes em termos energéticos atualmente em serviço, superando significativamente o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios continuarão a manter os elevados padrões de eficiência energética estabelecidos pelos seus navios irmãos.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.