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Aeroportos mantêm crescimento no 1º trimestre

Os aeroportos nacionais mantiveram a tendência de crescimento registada em 2010 no decorrer do primeiro trimestre deste ano, com o tráfego total a subir 2% no número de movimentos e […]

Patricia Afonso
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Aeroportos mantêm crescimento no 1º trimestre

Os aeroportos nacionais mantiveram a tendência de crescimento registada em 2010 no decorrer do primeiro trimestre deste ano, com o tráfego total a subir 2% no número de movimentos e […]

Patricia Afonso
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Os aeroportos nacionais mantiveram a tendência de crescimento registada em 2010 no decorrer do primeiro trimestre deste ano, com o tráfego total a subir 2% no número de movimentos e 6% nos passageiros, de acordo com os dados revelados pelo Boletim Estatístico Trimestral do INAC.

“O número de passageiros registado no primeiro trimestre de 2011, ultrapassou o máximo atingido em 2008, principalmente devido ao crescimento do tráfego no aeroporto do Porto.”, destaca o instituto, indicando que Lisboa (2%), Faro (7%) e Porto (17%) foram as infra-estruturas que apresentaram um melhor desempenho.

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Já o Funchal contabilizou uma subida de 1% do número de passageiros e uma redução de 4% do número de movimentos. O aeroporto de Ponta Delgada foi o único a registar descidas nos dois parâmetros, 8% nos movimentos e 3% nos passageiros.

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O tráfego internacional regular cresceu 7% em termos absolutos, com o maior incremento a ser verificado no espaço UE Schengen.

No tráfego internacional fora do espaço UE Schengen “destaca-se o aumento das ligações com o Reino Unido (8%), a Suíça (13%), Cabo Verde (11%) e Marrocos, que passou de 14 mil passageiros em 2010, para 25 mil no trimestre homólogo de 2011. O aumento do número de movimentos é, na maior parte dos casos, inferior ao aumento do número de passageiros.”, diz o INAC.

O tráfego internacional não regular teve uma descida de 19% no número de movimentos e no número de passageiros transportados. Já o tráfego doméstico de passageiros diminuiu: 2% nos voos regulares e 49% nos não regulares .

 

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Grupo Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Évora

O hotel de 76 quartos é inaugurado após um investimento de 16,8 milhões de euros, constituindo o segundo empreendimento do grupo Mercan Properties a abrir portas em Évora. Este aponta que o hotel vai gerar 35 novos postos de trabalho, sendo que a gestão ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management.

O grupo Mercan Properties abriu as portas do seu mais recente hotel no Alentejo, o Holiday Inn Express Évora, cuja inauguração decorreu esta terça-feira, 29 de outubro.

Localizado junto às Portas de Avis, o empreendimento representa um investimento de 16,8 milhões de euros e gera 35 novos postos de trabalho na operação, a somar aos 98 já criados durante o período de construção, de acordo com o grupo.

Desta forma, este hotel junta-se a outros projetos do grupo Mercan na região do Alentejo, como é o caso do Hilton Garden Inn Évora e do Holiday Inn Beja.

Durante o evento de inauguração, Jordi Vilanova, presidente do grupo Mercan Properties em Portugal, destacou a importância deste projeto no contexto da expansão do grupo no Alentejo.

“A abertura do Holiday Inn Express Évora representa um novo e importante marco da história do Grupo Mercan Properties em Portugal. Este projeto reflete a nossa visão enquanto promotores de investimentos em projetos de reabilitação urbana, enquanto promove a riqueza cultural e histórica da cidade de Évora”, afirmou Jordi Vilanova.

Com um design contemporâneo, o novo Holiday Inn Express Évora conta com 76 quartos, piscina, restaurante, lounge bar e salas de reuniões. A gestão do hotel ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, empresa do grupo especializada na gestão de empreendimentos hoteleiros.

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DST na Europa para “Noite de Macau” em Espanha de divulgação da atracção “turismo + convenções e exposições” do destino e expandir fontes de visitantes internacionais

DST e GEG recebem bandeira do Congresso da APAVT 2025, que decorrerá em Macau

Uma “Noite de Macau” teve lugar ontem (dia 25) durante o 49.o Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) a decorrer em Espanha, organizada pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST) para divulgar a atracção de “turismo + convenções e exposições” do destino. Através de um jantar com gastronomia e entretenimento do oriente e ocidente, a DST convidou os delegados para participar no 50.o Congresso da APAVT, agendado par ter lugar no próximo ano em Macau, como parte do trabalho para expandir mercados de visitantes internacionais.

APAVT entrega bandeira do 50.o Congresso a anfitriões de Macau

A directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, a par com o director de Assuntos Corporativos da Galaxy Entertainment Group (GEG), Buddy Lam, entre outros, deslocaram-se a Espanha para participar no Congresso da APAVT, que abriu quinta-feira e termina hoje (dia 26) em Huelva, na Andaluzia. A DST aproveitou a oportunidade para realizar uma “Noite de Macau” no evento, que reuniu a participação de cerca de 640 delegados da indústria turística portuguesa.

Durante a “Noite de Macau”, a APAVT entregou simbolicamente a bandeira do congresso do próximo ano à DST e à GEG, enquanto anfitriã e coanfitriã do evento, que terá lugar de 2 a 4 Dezembro de 2025, no Centro de Convenções Internacionais da Galaxy Macau.

Relançar mercado europeu em ligação com operadores

Maria Helena de Senna Fernandes assinalou num discurso na ocasião que estão reunidas todas as condições para Macau acolher mais um memorável Congresso da APAVT que permita aos operadores turísticos portugueses conhecer o actual novo dinamismo do desenvolvimento da cidade enquanto centro mundial de turismo e lazer, indicando que o evento é o culminar de múltiplas iniciativas conduzidas em parceria com a APAVT após a pandemia, sobretudo direccionadas aos operadores turísticos, para relançar os fluxos turísticos entre Portugal, Espanha, Europa, e Macau.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, referiu por seu lado que a relação da associação com Macau é mais do que uma relação entre um mercado emissor e um destino turístico, é uma relação de amizade que se estende também à colaboração no mercado espanhol e europeu, prometendo que o quinquagésimo congresso anual a realizar no destino fabuloso que é Macau – pleno de diversidade, encontro de culturas, tradição e exotismo, história e inovação – será o melhor de sempre.

“Noite de Macau” mostra charme de “turismo +” do destino

O jantar da “Noite de Macau” apresentou um programa com menu e entretenimento para providenciar uma mostra da variedade e atracção das ofertas da cidade como destino para acolher eventos de “turismo + convenções e exposições”.

A DST destacou o património de cruzamento de culturas oriental e ocidental de Macau, especialmente enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia, com a comida a incluir iguarias da cozinha macaense preparadas pela especialista Graça Pacheco Jorge, a par com um espectáculo de dança sob o tema da gastronomia “Le Grand Restaurant”, dança tradicional chinesa, música de um grupo com instrumentos chineses e ocidentais, entre outros.

Vários canais e diversos formatos para atrair visitantes de Portugal-Espanha-Europa

Como parte do trabalho realizado para retomar os fluxos de visitantes da Europa, a DST tem colaborado com a APAVT na realização de actividades promocionais direccionadas ao mercado português, espanhol e europeu. As iniciativas incluem “Macau – Destino Preferido Internacional da APAVT 2024”, promoções conjuntas na feira de turismo de Espanha FITUR e na Bolsa de Turismo de Lisboa, organização de delegações de operadores e imprensa de turismo europeus para participar na Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, a par com o acolhimento em Junho da “Cimeira da ECTAA (Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos) 2025 em Macau”, entre outras.

Fundada em 1950, a APAVT é a mais representativa associação do turismo português. Considerado o maior fórum anual da indústria turística portuguesa, o seu congresso atrai a participação de centenas de delegados, sendo a sexta vez que decorrerá em Macau, depois de 1982, 1990, 1996, 2008 e 2017. O congresso do próximo ano providenciará aos operadores turísticos portugueses uma experiência em primeira mão das novas ofertas do destino, contribuindo para a diversificação das fontes de mercados internacionais e para reforçar o “cartão-de-visita dourado” de Macau enquanto metrópole internacional.

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TAP é a 4.ª companhia aérea mais económicas da Europa, segundo a Air Advisor

De acordo com a Air Advisor, a TAP Air Portugal é a 4.º companhia aérea mais económicas da Europa, com um preço médio de 0,073 euros por assento-milha.

A TAP Air Portugal está na quarta posição no ranking da Air Advisor, referindo a startup especializada em defesa dos direitos dos consumidores na aviação, que, “com a crescente procura por tarifas low cost, a aérea portuguesa fortalece sua posição no mercado europeu”, competindo com a húngara Wizz Air, que lidera a lista, enquanto a Aegean Airlines, da Grécia, e a espanhola Vueling ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Anton Radchenko, CEO da Air Advisor, salienta que “o critério preço das passagens é um fator relevante para que as companhias se tornem uma escolha atrativa para quem busca economia e qualidade nos voos pelo continente”, indicando ainda que “informações sobre os preços das passagens oferecem aos viajantes ferramentas e estratégias para encontrar o melhor custo-benefício”.

De acordo com a métrica que avalia a eficiência de receita de uma companhia aérea para demonstrar quanto de receita é gerada por assento disponível por quilómetro voado, a Wizz Air ocupa o primeiro lugar do ranking com o valor de 0,04 euros por assento-milha, no balanço do ano de 2023 enquanto a Aegean, que está em segundo, apresenta uma receita média por assento-milha de 0,049 euros e a Vuelin de 0,07 euros.

Já o quarto lugar ocupado pela TAP faz com que o preço médio da companhia nacional chegue aos 0,073 euros.

A Ryanair está na quinta posição com a taxa média de 0,0734 euros por assento-milha, aparecendo as Linhas Aéreas Escandinavas (SAS) em sexto lugar, com a média de 0,074 euros.

Os últimos quatro lugares no Top 10 pertencem à Norwegian Air Shuttle (7.ª posição), com uma taxa média de assento-milha de 0,075 euros, seguindo-se a Lufthansa (0,0765 euros), Linhas Aéreas Polonesas (LOT), com 0,0779 euros, ficando o 10.º lugar para a Iberia (0,078 euros por assento-milha).

O CEO da Air Advisor, Anton Radchenko, refere ainda que as companhias low-cost têm apresentado “horários frequentes e com várias opções diárias, que facilitam encontrar os voos mais adequados para os cronogramas dos viajantes”, destacando que, dentro da Europa, “há opções em que o valor de uma passagem pode sair a um custo inferior ao do transporte terrestre”.

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Cruzeiros em Lisboa representam 2,16% do PIB do Turismo Nacional

A indústria dos cruzeiros, em Lisboa, representou 2,16% do PIB do Turismo Nacional e 0,3% do PIB nacional, em 2023, tendo gerado 317 milhões de euros em impostos e mais de 20 mil postos de trabalho.

De acordo com o estudo “Avaliação do Impacto Económico da Indústria de Cruzeiros em Lisboa 2023”, realizado pela Nova SBE, esta atividade representou 0,3% do PIB nacional em 2023, gerando um impacto direto de 794 milhões de euros, um aumento de 136%, ou seja, mais 458 milhões de euros face aos 336 milhões de 2019.

O estudo revela ainda que o setor dos cruzeiros em Lisboa representou 2,16% do PIB do Turismo Nacional, gerando 1.934 milhões de euros em produção (impactos totais – indireto, direto e induzido), o que compara com os 840 milhões de euros de 2019.

Indicando que impacto da atividade económica dos cruzeiros é sentido em vários setores da economia portuguesa, o estudo mostra que o alojamento beneficiou de 142 milhões de euros, as agências de viagem de 112,8 milhões de euros, as vendas a retalho de 108,8 milhões de euros, a restauração de 81,3 milhões de euros, e, finalmente, os transportes de 79,6 milhões de euros.

Cada navio de cruzeiro que faz escala no Porto de Lisboa contribui, em média, com 2,29 milhões de euros para o PIB, tendo criado 59 postos de trabalho e gerado 910 mil euros em receitas fiscais.

No que diz respeito aos gastos realizados pelos passageiros de cruzeiros em Lisboa, o estudo avança que, em média, foram de 159 euros, “um aumento face aos valores apurados em 2022 e 2019”, sem especificar o montante.

A indústria foi ainda responsável por 317 milhões de euros em impostos e pela criação de mais de 20 mil postos de trabalho, valores que comparam com os de 2019, ou seja, 133 milhões em impostos e 8.863 empregos.

Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL, salientou durante o “Encontro para a Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa”, no âmbito do 137º aniversário do Porto de Lisboa, que que esta infraestrutura “tem um papel fundamental no desenvolvimento económico da cidade e do país, e o turismo de cruzeiros é uma parte importante desse contributo”.

Carlos Correia salientou, no entanto que “estamos conscientes da necessidade urgente de conciliar este crescimento com a preservação ambiental. Por isso, assumimos o compromisso de liderar uma transição para práticas mais sustentáveis, trabalhando em estreita colaboração com parceiros estratégicos para reduzir o impacto ambiental da nossa atividade”.

O evento formalizou também a criação do Comité de Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa, uma iniciativa colaborativa que se destaca pelo empenho conjunto na promoção de soluções sustentáveis para o setor do turismo de cruzeiros, em Lisboa e em Portugal.

O Comité envolve diversos parceiros estratégicos ligados ao setor, como a APL, Câmara Municipal de Lisboa, AGEPOR, ANA Aeroportos, CLIA (Cruise Lines International Association), LCP (Lisbon Cruises Port) e Turismo de Lisboa, que assinaram o Memorando. A estes juntaram-se novos parceiros, igualmente com intervenção e interesse no tema da sustentabilidade dos cruzeiros, como o Turismo de Portugal, a TAP e a Associação Zero, que irão proceder à assinatura do Memorando brevemente.

Além dos benefícios económicos, o Porto de Lisboa destacou ainda o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo sido apresentados projetos inovadores para reduzir as emissões poluentes dos navios, reforçando o objetivo de uma transição para práticas mais responsáveis e amigas do ambiente. A meta é assegurar que Lisboa continue a ser um destino de excelência no setor do turismo de cruzeiros, equilibrando a proteção ambiental com o crescimento económico sustentável.

Neste sentido, foi apresentado o estudo “Monitorização da Qualidade do Ar na envolvente do Terminal de Cruzeiros de Lisboa”, que avaliou as emissões dos navios, nos locais de influência dos navios de cruzeiros, ao longo de um ano. Os resultados indicam que, apesar de algumas ultrapassagens pontuais aos valores-guia da OMS para partículas finas e dióxido de azoto, os níveis de poluição em Lisboa permaneceram dentro dos limites legais europeus e nacionais.

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CP lança “Informação em Tempo Real”

A CP – Comboios de Portugal lançou uma nova funcionalidade – “Informação em Tempo Real” – oferecendo uma consulta precisa e contínua do estado de circulação dos comboios em toda a rede de serviços da CP.

No dia em que celebrou 168 anos, a CP – Comboios de Portugal lançou uma nova funcionalidade de “Informação em Tempo Real”. Esta plataforma, que resulta de uma dedicação integral das equipas internas da CP, foi desenvolvida pelos próprios trabalhadores da empresa e representa um avanço significativo na experiência de mobilidade ferroviária.

A funcionalidade “Informação em Tempo Real” oferece uma consulta precisa e contínua do estado de circulação dos comboios em toda a rede de serviços da CP, desde o Alfa Pendular até aos Comboios Urbanos, podendo os clientes acompanhar atualizações sobre horários, atrasos e linha de paragem diretamente no site cp.pt (homepage) e na APP CP.

Através da seção “Próximos Comboios”, os passageiros podem verificar de imediato o estado da circulação de cada serviço, recebendo alertas sobre atrasos superiores a cinco minutos nos serviços de longo e médio curso (Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Regional e InterRegional) e de três minutos nos serviços Urbanos.

A funcionalidade também indica a linha de paragem de cada comboio, recomendando a CP que, ao chegar à estação, os passageiros confirmem a linha de embarque nos dispositivos sonoros e visuais da estação, já que podem ocorrer mudanças imprevistas por razões que escapam à gestão direta da CP.

Esta solução tecnológica é o resultado de um trabalho integrado entre várias equipas da CP, em especial as de Sistemas de Informação, Comercial e Operações, que foram determinantes para assegurar a precisão dos dados e o funcionamento robusto da plataforma. “Desenvolver internamente esta plataforma reflete o compromisso da CP em aplicar a experiência dos seus profissionais para melhorar a operação e responder, de forma direta, às necessidades dos seus passageiros”, refere a CP, em comunicado.

Para a CP – Comboios de Portugal, esta nova plataforma marca “mais um passo de um percurso que visa colocar a inovação e a eficiência no centro dos seus serviços”, informando a empresa que “continuará a investir em soluções que melhorem a conectividade, mantendo a missão de estar cada vez mais próxima dos seus clientes e da mobilidade sustentável em Portugal”.

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airBaltic liga Funchal a Riga com três voos semanais

A Madeira passa a contar com mais uma companhia aérea a realizar voos diretos entre o Funchal e Riga, na Letónia.

A companhia aérea airBaltic anunciou o lançamento de uma nova rota para a sua base em Riga, na Letónia. Esta é a primeira vez que a companhia aérea realiza voos regulares de e para o Aeroporto da Madeira (Funchal).

Esta rota, operada por aviões Airbus A220-300, será operada com três voos semanais, em voos de aproximadamente seis horas, oferecendo aos passageiros duas classes de serviço – Classe Económica e Classe Executiva, indicando a companhia que os preços dos bilhetes começam nos 199 euros (Classe Económica) e 425 euros (Classe Executiva).

Para Eduardo Jesus, secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, o arranque da airBaltic na Madeira com uma operação regular inédita para Riga, “é uma excelente notícia para a Região”.

Eduardo Jesus salienta que esta nova operação “permitirá à Madeira reforçar o seu posicionamento nos países bálticos, identificados como mercados de diversificação para o nosso destino, ao mesmo tempo que oferece aos residentes do arquipélago uma ligação direta com outra capital europeia”.

Thomas Ramdahl, SVP Network Management da airBaltic,, vê, por sua vez, “um grande potencial nesta rota”, acrescentando Karen Strougo, CCO da ANA|VINCI Airports salientou que esta operação “vai ligar a Madeira à capital da Letónia e proporcionará ligações convenientes de e para cidades próximas como Vilnius, Tallinn e Helsínquia”, concluindo que “temos vindo a expandir a conectividade da Madeira, contribuindo para o desenvolvimento turístico e económico da região”.

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Lufthansa prolonga suspensão de voos para Israel, Líbano e Irão

A manutenção do conflito no Médio Oriente fez o grupo Lufthansa prolongar a suspensão de voos para Israel, Líbano e Irão.

O grupo Lufthansa acaba de anunciar o prolongamento da suspensão dos voos para Israel, Líbano e Irão, devido ao conflito na região do Médio Oriente, até ao início de 2025, avança no site.

As operações para Tel Aviv permanecerão suspensas até 25 de novembro, enquanto os voos para Teerão e Beirute ficam suspensos até 31 de janeiro e 28 de fevereiro de 2025, respetivamente.

Esta suspensão afeta a Swiss, a Austrian, a Brussels Airlines e a Eurowings, com o grupo alemão a assegurar que está a acompanhar de perto a situação e que a avaliará futuramente.

“Lamentamos o incómodo causado aos nossos passageiros. A segurança dos nossos passageiros e da nossa tripulação é sempre a nossa principal prioridade”, refere a companhia aérea no seu site.

Além disso, o grupo aéreo confirmou que não haverá alterações nas rotas para Beirute (Líbano), suspensas até 30 de novembro, e para Teerão (Irão), suspensas até 31 de outubro.

Estas suspensões constantes das operações do Grupo Lufthansa fizeram com que cerca de 350.000 passageiros deixassem de viajar para destinos no Médio Oriente desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 e até agosto de 2024.

Os voos para Telavive (Israel) e Beirute (Líbano) foram particularmente afetados, assim como os voos para Amã (Jordânia), Teerão (Irão) e Erbil (Iraque).

O número de passageiros que voam da Alemanha para Israel foi o que mais diminuiu, com uma queda de 54%, de 547.800 antes do conflito para 251.800 desde outubro de 2023, de acordo com o Serviço Federal de Estatística (Destatis).

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Iberia inaugura voo mais longo e passa a ligar diretamente Espanha e Japão

A Iberia acaba de inaugurar o seu voo mais longo, entre Madrid e Tóquio, estabelecendo, assim, a única ligação direta entre Espanha e o Japão.

A Iberia inaugurou, recentemente, o voo entre Madrid e Tóquio, tornando este o mais longo na rede da companhia espanhola.

Este primeiro voo, num Airbus A350, partiu do aeroporto de Madrid, pelas 11h55 de 27 de outubro, com 352 passageiros a bordo, demorando cerca de 14 horas para aterrar no aeroporto de Narita, pelas 10h45 (hora local) do dia seguinte.

Esta nova rota nasce com o objetivo de ampliar a presença da Iberia na Ásia, após os bons resultados do voo diário para Doha, no Qatar, inaugurado em dezembro de 2023. Esta operação faz parte das atividades promocionais promovidas pela Madrid Turismo by IFEMA, Comunidade de Madrid, Câmara Municipal de Madrid e IFEMA MADRID, com a colaboração das empresas e associações que compõem o Gabinete de Peritos de Turismo da capital, incluindo a Iberia. A iniciativa conta também com o apoio do governo central através da Turespaña.

Prevê-se que a abertura deste novo mercado gere, no primeiro ano, 100 milhões de euros para o PIB de ambos os países e crie cerca de 1.900 postos de trabalho diretos e indiretos.

A Iberia oferece três frequências semanais entre Madrid e Tóquio, utilizando aviões Airbus A350, com os voos Madrid-Tóquio a demorarem 14 horas e Tóquio-Madrid cerca de 16 horas.

Para Marco Sansavini, presidente e diretor-executivo da Iberia, “a abertura de uma nova rota enche-nos sempre de entusiasmo, mas esta ainda mais, pois tivemos de suspender os nossos voos para Tóquio devido à pandemia. A partir de agora, oferecemos a única opção que liga Espanha diretamente, sem escalas, ao Japão, e fazemo-lo três vezes por semana, o que significa cerca de 90.000 lugares entre os dois países no primeiro ano de operação. A nossa ambição é aumentar as frequências de voo até 2025 para oferecer muitas mais possibilidades aos viajantes”.

Os voos Madrid-Tóquio será realizados às quintas-feiras, sábados e domingos, com os voos de regresso às segundas, sextas-feiras e domingos.

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MSC Cruzeiros aventura-se, pela primeira vez, no Alasca, em 2026

Pela primeira vez, a MSC Cruzeiros vai oferece cruzeiros para o Alasca, com itinerários de sete noites de maio a setembro de 2026. As viagens serão realizadas pelo MSC Poesia que partirá de Seattle, EUA, semanalmente, fazendo escala no Alasca e no Canadá.

A MSC Cruzeiros irá oferecer, pela primeira vez, itinerários para o Alasca, com as viagens a serem realizadas pelo MSC Poesia que terá como porto de embarque Seattle, nos EUA, e realizará itinerários semanalmente de sete noites para o Alasca e Canadá a partir de 11 maio de 2026.

Os passageiros que navegarem para o Alasca poderão visitar uma grande variedade dos destinos mais pitorescos da região, incluindo Ketchikan, Icy Strait Hoonah, Tracy Arm, Juneau (Alasca, EUA) e Victoria (Colúmbia Britânica, Canadá).

O MSC Poesia dedicar-se-á a itinerários a partir dos EUA, passando o verão de 2026 a navegar para o Alasca e depois mudando-se para Miami no Inverno, o que significa que oferecerá aos viajantes a oportunidade de experimentar dois cruzeiros em circulação pelo Canal do Panamá quando o navio se deslocar entre a costa leste e oeste.

Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises, refere que “estes novos itinerários também veem a introdução de um novo porto de embarque nos EUA, o nosso quinto até ao momento. Seattle é o local perfeito para partir para o Alasca, com excelentes ligações de voos internacionais, tornando-o facilmente acessível a passageiros de todo o mundo, em particular, aos nossos passageiros europeus”.

O MSC Poesia é um navio de médio porte perfeitamente concebido para explorar os canais estreitos da Inside Passage e os deslumbrantes glaciares. Os seus itinerários de sete noites incluem escalas em Icy Strait Point, Juneau, Ketchikan, Tracy Arm (todas no Alasca), e Victoria (Colúmbia Britânica).

A MSC Cruzeiros abre também dois itinerários de “Grand Voyage” que navegam pelo Canal do Panamá. A primeira “Grand Voyage” pelo Canal do Panamá está disponível para reserva e parte de Miami, na quinta-feira, 23 de abril de 2026.

Os passageiros que desejam experimentar navegar pelo Atlântico também podem optar por reservar a Grand Voyage no MSC Poesia a caminho da América do Norte. A partir de Itália (Civitavecchia/Roma a 6 de abril de 2026 e Génova a 7 de abril de 2026), Marselha, em França, e Barcelona, em Espanha, com escalas em Funchal (Madeira), Philipsburg (St. Maarten) e Ocean Cay (Bahamas) antes de chegar a Miami (EUA) a 22 de abril de 2026, onde os passageiros pernoitam no navio para explorar tudo o que Miami tem para oferecer.

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Associação KIPT apresenta estudo sobre integração de imigrantes no setor do turismo e hotelaria

No próximo dia 15 de novembro, a Associação KIPT apresentará os resultados do estudo que desenvolveu sobre a integração de imigrantes no setor de turismo e hotelaria no Algarve.

A Associação KIPT, Inovação e Turismo, Laboratório Colaborativo, KIPT CoLAB, irá apresentar os resultados do estudo que desenvolveu sobre a integração de imigrantes no setor de turismo e hotelaria no Algarve, no próximo dia 15 de novembro, nas instalações da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Este estudo foi desenvolvido para compreender em profundidade os perfis, motivações, expetativas, atitudes e intenções dos profissionais imigrantes que contribuem para um dos setores mais dinâmicos e importantes da região.

O desenvolvimento do estudo, conduzido pela associação cuja missão consiste na valorização da profissão em turismo, identificou três perfis de profissionais imigrantes, que vivem a profissão em turismo e hospitalidade com intensidades diferentes, facto que justifica que as suas intenções variem entre a integração a longo prazo e a transição para outros destinos ou setores.

As conclusões destacam o potencial de retenção de talentos entre imigrantes e apontam caminhos para uma integração mais eficaz dos profissionais imigrantes, respondendo tanto às necessidades das empresas quanto às expectativas dos trabalhadores.

O evento conta com um painel de discussão sobre políticas e estratégias de integração para a imigração, com intervenções do presidente do Turismo do Algarve, André Gomes; Hélder Martins, presidente da AHETA; Pedro Lopes, vice-presidente do KIPT CoLAB, ficando a apresentação do estudo a cargo de Antónia Correia, presidente do KIPT CoLAB.

A fechar a sessão, haverá ainda um a intervenção de Pedro Gaspar Ferreira, presidente da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA); com a encerramento a ficar a cargo de Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal; José Apolinário, Presidente da CCDR do Algarve; e Juan Correia, vice-presidente do KIPT CoLAB.

O evento é de acesso livre, sujeito a inscrição prévia.

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