Aeroportos mantêm crescimento no 1º trimestre
Os aeroportos nacionais mantiveram a tendência de crescimento registada em 2010 no decorrer do primeiro trimestre deste ano, com o tráfego total a subir 2% no número de movimentos e […]
Patricia Afonso
Grupo Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Évora
DST na Europa para “Noite de Macau” em Espanha de divulgação da atracção “turismo + convenções e exposições” do destino e expandir fontes de visitantes internacionais
TAP é a 4.ª companhia aérea mais económicas da Europa, segundo a Air Advisor
Cruzeiros em Lisboa representam 2,16% do PIB do Turismo Nacional
CP lança “Informação em Tempo Real”
airBaltic liga Funchal a Riga com três voos semanais
Lufthansa prolonga suspensão de voos para Israel, Líbano e Irão
Iberia inaugura voo mais longo e passa a ligar diretamente Espanha e Japão
MSC Cruzeiros aventura-se, pela primeira vez, no Alasca, em 2026
Associação KIPT apresenta estudo sobre integração de imigrantes no setor do turismo e hotelaria
Os aeroportos nacionais mantiveram a tendência de crescimento registada em 2010 no decorrer do primeiro trimestre deste ano, com o tráfego total a subir 2% no número de movimentos e 6% nos passageiros, de acordo com os dados revelados pelo Boletim Estatístico Trimestral do INAC.
“O número de passageiros registado no primeiro trimestre de 2011, ultrapassou o máximo atingido em 2008, principalmente devido ao crescimento do tráfego no aeroporto do Porto.”, destaca o instituto, indicando que Lisboa (2%), Faro (7%) e Porto (17%) foram as infra-estruturas que apresentaram um melhor desempenho.
Já o Funchal contabilizou uma subida de 1% do número de passageiros e uma redução de 4% do número de movimentos. O aeroporto de Ponta Delgada foi o único a registar descidas nos dois parâmetros, 8% nos movimentos e 3% nos passageiros.
O tráfego internacional regular cresceu 7% em termos absolutos, com o maior incremento a ser verificado no espaço UE Schengen.
No tráfego internacional fora do espaço UE Schengen “destaca-se o aumento das ligações com o Reino Unido (8%), a Suíça (13%), Cabo Verde (11%) e Marrocos, que passou de 14 mil passageiros em 2010, para 25 mil no trimestre homólogo de 2011. O aumento do número de movimentos é, na maior parte dos casos, inferior ao aumento do número de passageiros.”, diz o INAC.
O tráfego internacional não regular teve uma descida de 19% no número de movimentos e no número de passageiros transportados. Já o tráfego doméstico de passageiros diminuiu: 2% nos voos regulares e 49% nos não regulares .