Tiara integra Le Meridien e expande-se à Europa e África
Apresentada quarta-feira, a Tiara Hotels & Resorts, nova marca da Global Hotels, arranca com os dois Le Meridién que o grupo já detinha em Lisboa e no Porto. A decisão […]

Fátima Valente
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Apresentada quarta-feira, a Tiara Hotels & Resorts, nova marca da Global Hotels, arranca com os dois Le Meridién que o grupo já detinha em Lisboa e no Porto. A decisão de iniciar uma nova marca foi tomada na sequência da não renovação do contrato de exploração e franchise entre a holding do sheikh Mohammed Y. El-Khereiji (único accionista da Global Hotels, holding sedeada em Amesterdão) e a cadeia hoteleira norte-americana Starwood, de que a marca Le Meridien faz parte desde 2005.Com esta transição, oficializada no próximo dia seis de Março, os Le Meridien passam a adoptar o nome Tiara Park Atlantic Lisboa e Tiara Park Atlantic Porto, mas mantêm os seus quadros directivos. Assim, Carlos Rosales continua administrador delegado; Conceição Ribeiro permanece na direcção geral de Lisboa e Ricardo Page na direcção do hotel do Porto.
Para a tomada de decisão da saída da Starwood também terá sido decisivo o volume de negócio gerado por esta rede. É que segundo Carlos Rosales, Chief Operating Officer (COO) da Global Hotels e da marca Tiara, “o contributo da Starwood era de 3% no volume anual dos Le Meridien de Lisboa e do Porto”. O valor é considerado baixo e Carlos Rosales já avançou que “a nova rede tem a obrigação de gerar pelo menos o mesmo do que quando a Starwood estava no comando da operação”. O COO é peremptório, afirmando que “com a imposição de redes de distribuição próprias no curto/ médio prazo” pretende “volumes de negócios mais satisfatórios”. “Nos Le Meridien estamos a trabalhar com taxas de ocupação acima dos 70% e não vamos descer. Vamos ter uma rede de distribuição própria nos sistemas de reservas, internet e GDS e estamos a abrir escritórios de vendas no mercado emissor para Portugal, nomeadamente em Madrid, Londres e Paris. A seguir iremos para Milão e Frankfurt”, justifica.
Lazer e negócios
A nova marca começou a ser desenhada há três anos. O posicionamento é o luxo e os segmentos alvo o lazer e negócios. “O conceito tem uma abordagem do luxo com elevados standards de conforto e prestígio, a que se juntam localização e herança cultural para formar projectos diferenciados”, revelou Carlos Rosales. Assim, o conceito Tiara assenta na “singularidade em contraponto à uniformidade”, até porque “o tempo de só vender quartos já lá vai”, salienta Rosales. Por isso defende que “os standards não podem ser mais de 80% do produto”.
Os objectivos de crescimento são ambiciosos. O modelo de negócio da Global Hotels assenta na “aquisição e valorização de unidades já existentes, parceria de investimento ou contrato de gestão”, afirmou Carlos Rosales. Assim, no arranque da operação, além dos dois Le Meridien em Lisboa e Porto, já propriedade do grupo, a Tiara integra ainda o Chateau Hotel Mont Royal (arredores de Paris), o Miramar Beach Hotel (Cannes), Hotel Astoria (Bruxelas) – e três hotéis do resort Ponta Bicuda, a construir na ilha de Santiago (Cabo Verde). No total, à excepção das unidades do resort Ponta Bicuda, que são pertença da Design Hotels, todos os hotéis são propriedade da Global Hotels. De referir que a cadeia investiu um total de 300 milhões de euros nas aquisições, e que as unidades ainda vão ser sujeitas a obras de remodelação e requalificação de acordo com os standards Tiara, no valor de 100 milhões de euros.
Depois dos primeiros seis hotéis Tiara, o objectivo é adquirir pelo menos duas unidades hoteleiras por ano, num investimento de mais de 140 milhões de euros/ ano até 2013. Além da propriedade, o grupo está também interessado noutros regimes de exploração, prevendo reunir um portfolio de 25 hotéis Tiara, entre propriedade e gestão, igualmente no prazo de cinco anos.
Segundo Carlos Rosales, nesta fase inicial, o foco do investimento estará na Europa, Médio e Extremo Oriente, África e Estados Unidos. Durante a apresentação à imprensa, o responsável declarou ainda que o grupo está a analisar um conjunto de projectos em mercados estratégicos como Estepona, Barcelona, Paris, Roma e Veneza e que dentro de seis meses será lançada uma segunda marca de hotéis, desta vez low cost, também com implantação em Portugal. “O grupo tem mais de 35 projectos no pipeline neste momento”, resume, numa palavra, o COO.
O trabalho de desenvolvimento da identidade da marca ficou a cargo da Brandia Central, sendo que o grupo Global Hotels vai investir dois milhões de euros para dar a conhecer a marca nos destinos europeus onde já detém uma bandeira.
Marca
Tiara Hotels & Resorts
Posicionamento: mercado de luxo
Valor da compra das primeiras unidades Tiara: 300 M€
Remodelação dos hotéis adquiridos para iniciar a marca:100 M€ (em curso)
Objectivo: investimento de mais de 500 M€ nos próximos 5 anos
Objectivo: aquisição de duas a três unidades / ano e gestão de outras tantas para atingir 25 hotéis em cinco anos.