Distribuição

Airmet coloca TV nas agências de viagens associadas

A Airmet está a dar mais um passo na modernização da rede com o lançamento de uma nova fase do seu projeto de implementação de TVs digitais nas montras das agências associadas.

Publituris
Distribuição

Airmet coloca TV nas agências de viagens associadas

A Airmet está a dar mais um passo na modernização da rede com o lançamento de uma nova fase do seu projeto de implementação de TVs digitais nas montras das agências associadas.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Atrasos devido ao apagão sem direito a compensação, avisa AirHelp
Aviação
Lisboa é um dos destinos de verão mais procurados na Delta Air Lines em 2025
Aviação
Número de passageiros nos aeroportos nacionais volta ao positivo em março
Transportes
Nova Edição: Os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris
Prémios

Este sistema, com conteúdos 100% geridos centralmente, tem como objetivo, de acordo com a Airmet, captar a atenção dos clientes das agências de viagens, promover produtos e campanhas exclusivas, e inspirar o desejo de viajar através de imagens e mensagens sempre atualizadas.

O projeto foi lançado com um grupo piloto de 30 agências da rede. Após esta primeira fase de implementação e avaliação, a Airmet avançou agora para a sua expansão, disponibilizando a solução a todas as agências associadas que manifestem interesse e cumpram os critérios definidos para adesão ao serviço.

PUB

Com uma gestão centralizada dos conteúdos, a Airmet assegura que a comunicação nas montras das agências de viagens seja consistente, relevante e ajustada ao momento, com especial destaque para campanhas promocionais, sugestões de destinos e ofertas diferenciadoras.

PUB

Susana Fonseca, diretora geral da Airmet assegura que, este projeto “reforça o nosso compromisso com a inovação e com o apoio efetivo às nossas agências”, para realçar que “a presença de ecrãs digitais nas montras permite-lhes modernizar a sua imagem, atrair a atenção do público e comunicar de forma mais dinâmica e profissional”.

A responsável indica ainda que, com esta ferramenta, “ajudamos as agências de viagens a destacarem-se no mercado e a reforçarem a sua proposta de valor junto dos clientes”, uma vez que “a tecnologia está ao serviço da proximidade e da diferenciação, e esse é um caminho que vamos continuar a seguir.”

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center | Créditos: DR
Alojamento

Highgate Portugal inaugura três unidades na Herdade dos Salgados sob as marcas Marriott e The Westin

A Highgate Portugal abriu mais três unidades na Herdade dos Salgados: duas sob a marca Marriott – o hotel Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center e o Marriott Residences Salgados Resort Algarve – e uma da marca The Westin, o The Westin Salgados Beach Resort, Algarve.

No caso do Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, o hotel reúne 228 quartos e suites que conjugam “a elegância contemporânea com a inspiração local da costa algarvia”, como indicado em nota de imprensa. O design de interiores integra materiais naturais e uma paleta de cores suave, assim como elementos do design português.

Das valências deste hotel fazem parte quatro piscinas exteriores (duas destinadas a adultos e duas para crianças), quatro espaços de restauração e mais de 9.000 metros quadrados de espaços para eventos e conferências.

Na oferta gastronómica destacam-se os espaços KAN.JO, um restaurante de fine-dining de cozinha asiática; In Season, um restaurante buffet; e o AMARA, que se divide entre o AMARA by the pool, junto à piscina, e o AMARA Terrazza. Acresce o bar Aperitivo 18, com uma seleção de cafés de especialidade, snacks, pastelaria artesanal, vinhos portugueses, cervejas artesanais e cocktails de assinatura.

Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center | Créditos: DR

Já na área de eventos, o Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center conta com um auditório com capacidade para receber até 1.596 participantes; um salão nobre com capacidade máxima para 800 pessoas; seis salas de reuniões adicionais, um centro empresarial e espaços exteriores para eventos.

Todos os espaços de reunião estão equipados com sistemas de projeção 4K, equipamento de som profissional e Wi-Fi de alta velocidade, preparado para suportar até 1.000 ligações em simultâneo.

Herdade passa a contar com 192 residências da Marriott

Já no Marriott Residences Salgados Resort Algarve a oferta inclui 192 residências com tipologias entre o T1 e o T3, todas com varanda e cozinha totalmente equipada.

A propriedade inclui dez piscinas exteriores, dois restaurantes e o Goa Café. Nas comodidades destacam-se ainda campos de ténis, mini-golfe, instalações para voleibol e futebol, um clube infantil para crianças dos três aos 12 anos, assim como zonas interiores e exteriores para fitness. É ainda possível reservar, através da propriedade, diferentes desportos aquáticos, passeios de barco e visitas guiadas à Reserva Natural da Lagoa dos Salgados.

Disponível para ambas as propriedades Marriott, o Wellness Hub Salgados disponibiliza, a par das salas de tratamentos, instalações que incluem uma piscina interior aquecida com jatos terapêuticos e cromoterapia, jacuzzi, sauna, banho turco, duches de contraste e um ginásio LifeFitness.
Acresce uma sala de recuperação Hyperice, um lounge de recuperação de golf com terapias de compressão e percussão, bem como um estúdio de maquilhagem para eventos.

Foco no bem-estar no The Westin Salgados Beach Resort

Por fim, o The Westin Salgados Beach Resort, Algarve abre portas focado nos seis pilares da marca Westin: Dormir, Comer, Mexer-se, Sentir-se, Trabalhar e Divertir-se Bem.

O resort conta com 95 quartos e suites, para além de 60 residências. As casas de banho, em estilo spa, estão equipadas com duches, produtos White Tea Heavenly® e o bálsamo Sleep Well com lavanda, concebidos para promover o descanso.

Aqui, a aposta recai no design biofílico, através de janelas amplas e materiais de origem local.

The Westin Salgados Beach Resort, Algarve

A oferta gastronómica inclui quatro espaços, entre o buffet “In-Season”; o restaurante de gastronomia costeira e mediterrânica “Chiringuito Blue”; o restaurante de base vegetariana “Potato Project” e o “Serenity Bar”, com uma seleção de bebidas funcionais, sumos prensados a frio e mocktails artesanais.

“O The Westin Salgados Beach Resort Algarve foi projetado como um santuário onde o bem-estar e a elegância são experienciadas de forma natural”, explica Eleonora Scorza, diretora-geral do The Westin Salgados Beach Resort Algarve.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Enoturismo

Hotel da Quinta de São José do Barrilário oferece novas experiências enoturísticas

Refeições ao ar livre com cozinha de fogo, sessões de olaria e atividades de Wine Blending são algumas das novas propostas do Douro Wine Hotel & Spa da Quinta São José do Barrilário, em Armamar, unidade de cinco estrelas que abriu portas há cerca de um ano, em Armamar.

O Douro Wine Hotel & SPA da Quinta São José do Barrilário, em Armamar, apresenta novas experiências de enoturismo para complementar a oferta da unidade de cinco estrelas, parte integrante do Pacheca Group.

rio Douro. Durante a estadia, os hóspedes passam a poder desfrutar, por exemplo, da experiência “Mãos à Terra”, uma atividade única e imersiva de olaria, conduzida pelo artista residente, num cenário inspirador.

Outra das novas experiências de enoturismo consiste num almoço ao ar livre com vista para o Douro, entre vinhas e oliveiras, com cozinha de fogo e comida de pote de ferro, confecionada nas brasas pelo chef Luís Filipe Guedes, que conduz igualmente workshops de cozinha (Sabor & Saber do Chef) e de pickles, a par das propostas culinárias que apresenta diariamente no Restaurante Panorâmico, onde impera o conceito open kitchen.

Localizada em pleno Alto Douro Vinhateiro e produtora da gama de vinhos Barrilário, disponibiliza ainda atividades de Wine Blending – criação do próprio blend de vinhos tintos, utilizando castas emblemáticas portuguesas e presentes na região -, provas de vinho e workshops de cocktails com vinhos do Porto.

Durante a estadia, os hóspedes podem optar, de igual modo, por passeios gratuitos em bicicletas elétricas ou caminhadas pelas vinhas, visitas à herdade datada de 1747, piqueniques e viagens de barco no Pacheca River, um luxuoso iate catamarã, do modelo MY5, da Fountaine Pajot, com três quartos, uma cozinha, um deck solário e duas casas de banho, para lá de uma zona lounge, com uma plataforma superior, num total de 72 metros quadrados.

A infinity pool exterior e o Terroir Vineyard Spa – com piscina interior panorâmica, sauna, banho turco, duches sensoriais, tratamentos e massagens, completam as ofertas do Douro Wine Hotel & Spa.

O projeto com a assinatura do arquiteto Henrique Gouveia Pinto envolveu a construção de um hotel de cinco estrelas com 31 unidades de alojamento (27 quartos e quatro suites, com áreas entre os 28 e os 50 metros quadrados), infinity pool exterior, Spa panorâmico, restaurante e loja de vinhos, assim como a reconversão da casa senhorial em palco privilegiado para a realização de eventos, a recuperação da capela dedicada a São José e o lançamento da marca de vinhos São José do Barrilário.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Enoturismo

Região do Baixo Alentejo vai ostentar título de Cidade Europeia do Vinho 2026

O Baixo Alentejo acaba de ser reconhecido como destino vitivinícola de excelência, com uma herança milenar, e onde o vinho representa a sua tradição e identidade. É por isso que vai ostentar o título de Cidade Europeia do Vinho 2026.

O Baixo Alentejo saiu vencedor na eleição que resulta da candidatura promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e pelos 13 municípios do Baixo Alentejo que integram a CIMBAL (Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira).

“Trabalhámos arduamente nesta proposta, que inclui um plano de ações estruturado, com mais de 20 iniciativas a serem realizadas ao longo de 235 dias”, defendeu José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e da Agência Regional de Promoção Turística, que apontou que este evento, de dimensão internacional, “será uma oportunidade para promover a qualidade do vinho do Baixo Alentejo além-fronteiras e irá dinamizar a região”, numa candidatura teve a participação dos produtores dos 13 municípios do Baixo Alentejo, de muitos conselheiros e de muitos especialistas das várias áreas.

Sob a chancela de ‘Cidade Europeia do Vinho 2026’, o Baixo Alentejo será promovido como um destino vitivinícola de referência, alicerçado na tradição, autenticidade e com ambição de projeção nacional e internacional. A candidatura assentou em seis eixos de programação: Artes, Património, Saúde, Rua, Ciência e Desporto. A partir destes temas serão realizados diversos eventos ao longo do ano.

Para António Bota, presidente da CIMBAL, “este reconhecimento demonstra ao mundo que o nosso vinho tem qualidade e esta iniciativa vai dignificar todo o Alentejo e Portugal e irá beneficiar os locais que terão eventos nas suas terras, que irão captar mais visitantes e, assim, potenciar o comércio local”.

Refira-se que o Baixo Alentejo tem 537 viticultores que exploram 5.880 hectares de vinha e 65 produtores de vinho que produzem 25 milhões de litros por ano. Destaca-se ainda o Vinho da Talha, um dos pilares fundamentais da candidatura, que se encontra inscrito na Lista Nacional do Inventário do Património Cultural Imaterial, e é candidato a integrar a Lista da UNESCO.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

easyJet assinala aniversário de base no Porto e revela que já transportou 23,4 milhões de passageiros

Este verão, a grande novidade da easyJet no Porto é a abertura de uma nova rota para Slipt, na Croácia, que vai contar com voos às segundas e quintas-feiras, a partir de 23 de junho.

Publituris

A easyJet já transportou 23,4 milhões de passageiros desde o seu primeiro voo para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, para onde a companhia aérea começou a voar em 2007 e onde, em 2015, abriu uma base que está a assinalar o seu 10.º aniversário e que conta atualmente com 27 rotas para 12 países.

“A presença da easyJet no Porto remonta a 2007, com o primeiro voo a ligar a cidade a Genebra. Desde então, mais de 23,4 milhões de passageiros escolheram a easyJet para viajar de ou para o Porto”, refere a companhia aérea em comunicado.

No entanto, foi em março de 2015, data que marcou a abertura da base da easyJet no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que a companhia aérea estabeleceu um “compromisso com a região Norte de Portugal e com o desenvolvimento do turismo, mobilidade e economia local”.

Atualmente, a companhia aérea “opera 27 rotas a partir do aeroporto do Porto, conectando a cidade a destinos em 12 países, incluindo França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Marrocos, Croácia, Cabo Verde, República Checa e Luxemburgo, para além dos voos domésticos para o Funchal e Porto Santo”.

No verão, a transportadora low cost realiza em média 56 voos diários de e para o Porto, disponibilizando uma capacidade total superior a três milhões de lugares para o ano fiscal de 2025, com destaque para a nova rota que vai ligar o Porto a Slipt, na Croácia, com voos às segundas e quintas-feiras a partir de 23 de junho.

“Estabelecer uma base no Porto foi uma decisão estratégica e estamos empenhados em continuar a ser um agente ativo na internacionalização da região e na atração de novas oportunidades. Ao longo desta década, temos reforçado a nossa presença com investimento contínuo, rotas estratégicas e a criação de emprego qualificado. Acreditámos no potencial económico da região, no seu dinamismo e nas suas pessoas, e hoje essa aposta traduz-se numa operação sólida e numa relação duradoura com o Norte do país”, congratula-se José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

No Porto, a easyJet conta com seis aviões Airbus A320 baseados, incluindo dois aparelhos de modelos Neo, que refletem “o compromisso contínuo da easyJet com a sustentabilidade” e que se vieram juntar aos “cinco aviões que também operam para o Porto desde outras bases, num total de 11 aeronaves a voar de e para o Porto”

 

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

CONCURSO INTERNACIONAL N.º 20250501352 Construção de stands da O.N.T.T. em feiras e exposições turísticas no estrangeiro para os anos 2025-2026

Oficina Nacional de Turismo da Tunísia (O.N.T.T.) – REPÚBLICA DA TUNÍSIA

Brand SHARE

No âmbito das suas atribuições, a Oficina Nacional de Turismo da Tunísia lança um concurso internacional com o objetivo de adjudicar a uma entidade especializada a construção dos stands da O.N.T.T. destinados a feiras turísticas e exposições internacionais nos anos de 2025 e 2026.

As entidades jurídicas especializadas neste tipo de construções, que possam satisfazer os critérios de elegibilidade e apresentar as garantias exigidas no caderno de encargos, podem participar neste concurso. O processo de concurso encontra-se disponível na plataforma de contratação pública TUNEPS, acessível através do portal www.tuneps.tn.

As propostas devem ser enviadas em formato digital através do sistema TUNEPS até 30/06/2025 às 10h00 (hora local da Tunísia).

Contudo, certos documentos originais devem ser obrigatoriamente enviados em formato físico, nomeadamente:

  • Os originais da garantia bancária;
  • Um extrato do registo nacional de empresas (RNE), emitido com uma data inferior ou igual a três meses em relação à data de abertura das propostas, ou qualquer outro documento equivalente conforme a legislação do país onde a empresa se encontra estabelecida;
  • Um certificado original comprovando que o proponente não se encontra em situação de falência ou sob administração judicial, ou o equivalente no seu país. Caso necessário, deverá ser anexada uma tradução oficial em francês ou inglês;
  • Os concorrentes residentes na Tunísia que desejem redigir o ato de compromisso em moeda estrangeira deverão apresentar uma autorização prévia do Banco Central da Tunísia, nos termos do artigo 21 do Código das Câmbios e do Comércio Externo.

Em caso de impossibilidade técnica no uso do sistema TUNEPS (como o volumen do ficheiro), uma parte da proposta poderá ser enviada fora da plataforma, desde que tal seja mencionado previamente na proposta submetida online.

Uma tabela indicando a lista dos documentos enviados fora do sistema TUNEPS deve ser enviada em formato físico (em papel) e também digitalizada e transmitida via TUNEPS.

As propostas offline devem ser enviadas por correio registado (com aviso de receção) ou entregues em mão, em envelope fechado, com o seguinte destinatário:

Monsieur le Directeur Général de l’Office National du Tourisme Tunisien
1 Avenue Mohamed V, 1001 Tunis – Tunisie

O envio deve ser feito até 30/06/2025 às 10h00, sendo considerada válida unicamente a data de receção com carimbo da Bureau d’Ordre Central (BOC) da O.N.T.T.

A parte offline da proposta deve ser apresentada num envelope fechado, contendo no exterior apenas a seguinte menção:

A NE PAS OUVRIR 
APPEL D’OFFRES INTERNATIONAL N° 20250501352
Construction des stands de l’O.N.T.T. aux salons et foires touristiques à l’étranger

As propostas recebidas após o prazo indicado, sem a garantia provisória (ou, se for o caso, sem o comprovativo de pagamento dessa garantia na conta da representação da O.N.T.T. no país do concorrente), ou que não respeitem as regras de apresentação via TUNEPS, serão automaticamente rejeitadas.

A sessão pública de abertura das propostas técnicas e financeiras terá lugar no dia 30/06/2025 às 12h00, na sala de reuniões da O.N.T.T., situada na Avenue  de la Liberté, 84 – 1001 Tunis.

Os proponentes ficarão vinculados às suas propostas por um período de cento e vinte (120) dias, a contar do dia seguinte ao prazo final de receção.

Para mais informações sobre o sistema TUNEPS ou caso ainda não esteja registado, pode contactar a unidade de contratação pública online:

  • Endereço: Bab El Assel – 1006 Tunis – Tunísia
  • Telefone: +216 70 130 340
  • E-mail: tuneps@pm.gov.tn

Informações adicionais sobre o registo de fornecedores estão disponíveis em:
http://www.tuneps-kit.tn/02/pro_demande_etranger.php

 

 

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos
Destinos

ARPTA reforça promoção junto do mercado espanhol

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tem vindo a intensificar a sua estratégia de promoção externa, com especial incidência no mercado espanhol. Esta aposta tem resultado na visita à região de vários órgãos de comunicação social de referência, bem numa estratégia mais ampla de valorização do território, da qual faz parte o evento “Subaquatic Wine Tourism Experience”.

Publituris

De acordo com a ARPTA os meios de comunicação social que recentemente visitaram a região realizaram reportagens centradas na autenticidade, na paisagem e nas experiências vínicas e gastronómicas, estando, no entanto, agendadas novas deslocações nas próximas semanas

No entanto, Este ciclo de ações promocionais integra-se numa estratégia mais ampla de valorização do território, da qual faz parte o evento “Subaquatic Wine Tourism Experience”, que terá lugar nos dias 20 e 21 de junho em Sines. A iniciativa reúne jornalistas internacionais provenientes de diversos mercados, incluindo um espanhol, que irão explorar uma proposta inovadora de enoturismo: o envelhecimento de vinhos no fundo do mar. A experiência alia sustentabilidade, inovação e diferenciação, posicionando o Alentejo como destino emergente para experiências únicas ligadas ao mar e ao vinho.

“O Alentejo tem vindo a afirmar-se como um território de excelência para o turismo internacional, e o mercado espanhol é, pela sua proximidade e maturidade, uma das nossas principais prioridades estratégicas,” sublinha José Manuel Santos, presidente da ARPTA.

O responsável acredita que “a promoção baseada em conteúdos e experiências autênticas é a via mais eficaz para atrair um visitante mais informado, exigente e sensível aos valores da sustentabilidade.”

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Comboio Histórico do Douro regressa a 7 de junho para nova temporada

Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa […]

Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa viagem a bordo de carruagens históricas do início do século XX, que transportam os passageiros a outros tempos, e com vista para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.

O programa tem início às 15h00, na estação da Régua, ao som de música tradicional da região, com partida agendada para as 15h30, com destino ao Tua. Durante o percurso, é possível degustar um cálice de vinho do Porto e provar alguns produtos regionais. A chegada ao Tua está prevista para as 16h39, onde decorrerá a venda e degustação de produtos regionais, por produtores locais.

Pelas 17h07, o comboio inicia a viagem de regresso à Régua. Na paragem no Pinhão, pode-se apreciar os icónicos painéis de azulejos da estação e visitar uma Wine House, com possibilidade de compra de vinhos, compotas e outros sabores típicos da região. A chegada à Régua está prevista para as 18h25.

Os preços são de 59 euros por adulto e de 30 euros por criança, havendo preços especiais para grupos.

No entanto, a CP – Comboios de Portugal informa, em nota de imprensa que, devido a limitações na infraestrutura ferroviária anunciadas pela IP – Infraestruturas de Portugal, o Comboio Histórico do Douro 2025 circulará inicialmente com uma locomotiva histórica dos anos 60, da série 1401-1467, em substituição da locomotiva a vapor CP 0186, e avança que esta alteração decorre do projeto de modernização da Linha do Douro, onde foram identificadas algumas restrições de carga em pontes localizadas no troço Régua-Pocinho, limitando a circulação da locomotiva a vapor. No entanto, a CP garante que está a encetar todos os esforços para que, com a maior brevidade possível, a locomotiva a vapor possa voltar a circular no troço Régua-Pocinho, com toda a segurança.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Distribuição

“A história da APAVT confunde-se com a história do turismo em Portugal”, admite Pedro Costa Ferreira

Lisboa recebeu o segundo jantar comemorativo do 75.º aniversário da APAVT. No Grémio Literário, Pedro Costa Ferreira, presidente da associação, destacou que a APAVT vai “continuar a escrever história, continuar a ser um dos pilares do desenvolvimento do turismo em Portugal e da economia nacional, no fundo, continuar a escrever turismo”.

Victor Jorge

No segundo jantar comemorativo dos 75 anos da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), realizado em Lisboa, no Grémio Literário (o primeiro foi no Algarve), Pedro Costa Ferreira, presidente da associação, destacou a “história muito rica” da APAVT, salientando tratar-se de uma “uma história escrita, sobretudo, ou quase exclusivamente, pelos agentes de viagens”, revelando a intenção da realização destes jantares comemorativos em todas as regiões de turismo nacionais com os respetivos agentes de viagens.

“É uma história que se confunde com a própria história do turismo português”, disse Pedro Costa Ferreira, fazendo ainda referência ao facto dessa mesma história ter vindo a ser construída “ao longo do país, com as regiões de turismo, tornando a oferta turística mais rica, contribuindo para a coesão social e para o desenvolvimento do turismo”.

Referindo-se à presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidentes do Turismo de Portugal e da Confederação do Turismo de Portugal, Carlos Abade e Francisco Calheiros, respetivamente, o presidente da APAVT considero-as “emblemáticas”, até porque, segundo o mesmo, “nunca estivemos sozinhos enquanto construímos a nossa história”, reforçando mesmo tratar-se da melhor Parceria Pública Privada do país, do setor económico de Portugal”.

Concluindo a sua intervenção, Pedro Costa Ferreira frisou que “o setor da distribuição chega a estes 75 anos com os melhores números” e que “vamos continuar a escrever história, vamos continuar a ser um dos pilares do desenvolvimento do turismo em Portugal e da economia nacional, vamos continuar a escrever turismo”.

Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) de Lisboa

Já Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) de Lisboa, fez referência aos números alcançados em 2024, tendo estes marcado “um ponto de viragem”, frisando que, “aumentámos a nossa importância a nível nacional e, pela primeira vez, a região ultrapassou o número de hóspedes do Algarve”, revelando ainda que Lisboa liderou “em número de hóspedes, dormidas e gasto médio por turista”.

Já para este ano de “2025, Carla Salsinha antecipa que “iremos ter um novo ano a bater recordes”, até porque, segundo a responsável da ERT de Lisboa, “estamos com mais chegadas, mais turistas”. Contudo, chamou a atenção para o desafio que a região enfrenta, já que “dos 18 municípios que compõem esta região, 88% do turismo está em quatro municípios”.

No final, Pedro Machado aproveitou para reafirmar que “os 75 anos da APAVT confundem-se muito com a história do turismo em Portugal”, constituindo “manifestamente motivo não só de orgulho, de satisfação”, considerando ainda ser “transversal e reconhecido por todos os players, sejam da política, da economia ou de outras áreas, aquilo que verdadeiramente a APAVT representa enquanto fonte de crescimento”.

Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo

E a concluir, o secretário de Estado do Turismo reforçou a ideia e vontade de subir no ranking da competitividade do turismo mundial, onde Portugal ocupa a 12.ª posição, mas, também, dar atenção a problemas como a “mobilidade e conectividade” ao mesmo tempo que se apetrecha o setor com ferramentas como “a Inteligência Artificial, critérios ESG, novos modelos de governação, de modo que o país possa continuar a afirmar-se como um dos destinos mais competitivos do mundo”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Destinos

Dubai reforça estatuto de destino gastronómico com mais e novas estrelas Michelin

A edição de 2025 do Guia Michelin Dubai conta com 119 restaurantes, incluindo dois que foram distinguidos com três estrelas Michelin, naquela que foi a primeira vez que a distinção máxima foi atribuída a estabelecimentos do Dubai.

Publituris

O Dubai está a reforçar o seu estatuto de destino de turismo gastronómico com o aumento do número de restaurantes premiados com estrelas Michelin, cujos estabelecimentos foram anunciados a 22 de maio, na quarta edição anual do Guia Michelin Dubai.

“A edição deste ano do Guia Michelin Dubai, um guia gastronómico dedicado a destacar os melhores espaços e talentos culinários da cidade, inclui um total de 119 restaurantes — um aumento de 72,5% face à edição inaugural de 2022, que destacava 69 estabelecimentos. Com a seleção feita pelos inspetores da Michelin, este crescimento reflete a rápida expansão e diversidade da cena gastronómica do Dubai”, indica o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), em comunicado.

Entre os restaurantes premiados, o DET destaca que houve dois estabelecimentos que “receberam, pela primeira vez desde o lançamento do guia na cidade em 2022, a distinção máxima de três Estrelas Michelin”, o que corresponde a “um momento histórico para a gastronomia do Dubai”.

O Trèsind Studio e o FZN by Björn Frantzén foram os restaurantes do Dubai que receberam três estrelas Michelin, com o primeiro a destacar-se pelo facto de ser o “primeiro restaurante indiano no mundo a ser distinguido com três Estrelas Michelin”, enquanto o segundo se destaca por ser comandado pelo Chef Björn Frantzén, que já detinha três estrelas Michelin em dois restaurantes na Suécia e em Singapura, tornando-se agora no “único chef no mundo, atualmente, a deter simultaneamente três Estrelas Michelin em três restaurantes diferentes”.

No total, o Guia Michelin Dubai conta com dois restaurantes com três estrelas, três com duas estrelas e 14 estabelecimentos distinguidos com uma estrela Michelin, tendo sido ainda entregue a Estrela Verde Michelin a três restaurantes da cidade. Além disso, há ainda 22 restaurantes Bib Gourmand e 78 restaurantes selecionados pelo Guia Michelin, incluindo 15 novas entradas.

“Com uma seleção diversificada de 35 tipos de cozinha, os 119 restaurantes incluídos no Guia Michelin Dubai 2025 refletem diretamente o dinamismo da cena gastronómica da cidade, ao proporcionarem experiências únicas e, ao mesmo tempo, contribuírem para os objetivos turísticos e económicos do Dubai”, considera o DET.

Segundo Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (Visit Dubai), o lançamento do Guia Michelin Dubai, assim como a entrega das três estrelas Michelin pela primeira vez, “representa mais um momento decisivo na afirmação do Dubai como um destino gastronómico de classe mundial e é prova de uma ousada inovação, talento extraordinário e excelência culinária”.

Recorde-se que, segundo o Dubai Gastronomy Industry Report 2024, a cidade ocupa o segundo lugar — logo após Paris — no ranking das principais capitais gastronómicas do mundo, tendo sido ainda considerada um dos 10 melhores destinos para amantes de gastronomia.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Foto: Depositphotos.com
Alojamento

APHORT alerta que hotéis portugueses podem pedir compensação à Booking em ação coletiva europeia

A APHORT associou-se a uma ação coletiva europeia contra a Booking.com que pede compensações por danos causados aos hotéis e insta a unidades nacionais a aderirem a esta iniciativa, que conta com a adesão de 25 associações europeias e com o apoio da HOTREC.

Publituris

A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo associou-se a uma ação coletiva europeia contra a Booking.com que pede compensações por danos causados aos hotéis, depois do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) ter decidido que “as cláusulas de paridade impostas pela plataforma aos hotéis violam o direito da concorrência da UE”.

Num comunicado enviado à imprensa, a APHORT explica que “em 2021, a Booking.com decidiu, de forma unilateral, pôr fim às negociações de compensação com a Associação Alemã de Hotelaria (IHA) e avançou com processos judiciais contra várias centenas de hotéis alemães, junto do Tribunal Distrital de Amesterdão”.

Este processo, que segundo a APHORT está ainda em curso, já teve, no entanto, alguns resultados, com destaque para a decisão de 19 de setembro de 2024 do TJUE, que “veio confirmar as conclusões da Autoridade da Concorrência alemã, reconhecendo que as cláusulas de paridade violam as regras da concorrência da União Europeia”.

Segundo a associação, “este entendimento abre caminho a pedidos de indemnização por parte de hotéis em toda a Europa”, tendo já sido iniciada uma ação colectiva europeia contra a Booking.com, que conta com o apoio ativo da HOTREC – a confederação europeia da hotelaria, assim como de outras 25 associações nacionais do setor em toda a Europa.

Nesta ação coletiva europeia, “a APHORT figura como a única associação portuguesa envolvida, em representação dos interesses da hotelaria nacional”, defendendo que os “hotéis portugueses têm agora o direito de reclamar uma compensação pelos danos sofridos”, uma vez que a atuação da Booking causou “prejuízos financeiros significativos às unidades hoteleiras em Portugal e por toda a Europa”.

“Durante mais de duas décadas, estas cláusulas colocaram o setor hoteleiro em clara desvantagem competitiva, ao impedirem a livre concorrência de preços entre a Booking.com e outras plataformas online. Como consequência, os hotéis foram obrigados a suportar comissões inflacionadas e viram-se limitados na sua capacidade de oferecer melhores preços ou disponibilidade nos seus próprios sites, reduzindo significativamente as vendas diretas e a sua autonomia comercial”, acrescenta a APHORT.

A associação diz que “os estabelecimentos afetados podem ter direito a recuperar uma parte substancial das comissões pagas à Booking.com entre 2004 e 2024, acrescida de juros” e revela que “o processo será conduzido por uma equipa de juristas e economistas especializados em concorrência, com experiência reconhecida e que já asseguraram a vitória no TJUE em setembro de 2024″.

“Enquanto Associação que representa e defende os interesses do setor hoteleiro, no contexto nacional e europeu, a APHORT quer, com este apoio, dar oportunidade aos empresários portugueses – sejam ou não nossos associados – que se possam ter sentido prejudicados pela atuação da Booking.com ao longo dos anos para fazerem valer os seus direitos, recuperarem prejuízos e contribuírem para um mercado online mais justo”, afirma Inês Sá Ribeiro, presidente executiva da APHORT.

Os hotéis interessados em aderir a esta iniciativa podem inscrever-se aqui, até 31 de julho de 2025. A associação diz estar ainda disponível para prestar esclarecimentos adicionais através do correio elétrico correio@aphort.com.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.