Turismo de Portugal distingue 486 empresas comprometidas com práticas sustentáveis
O Turismo de Portugal distinguiu 100 empresas com o selo “ESG Engaged” e mais 386 empresas com o selo “ESG Committed”.
Publituris
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
O Turismo de Portugal reconheceu esta quarta-feira, 25 de setembro, o número recorde de 486 empresas turísticas destacadas pelo seu compromisso com práticas de sustentabilidade.
Das 486 empresas, 100 receberam o selo “ESG Engaged”, o número máximo de empresas a alcançar este nível de distinção no Programa Empresas Turismo 360º, e mais 386 com o selo “ESG Committed” que aderiram à jornada da sustentabilidade através deste Programa.
Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “a sustentabilidade já não é uma opção, nem no turismo nem em nenhum outro setor de atividade. É uma condição de sucesso e de crescimento. Daí a nossa aposta no Programa Empresas Turismo 360º para apoiar as empresas do nosso setor a fazer esta jornada o mais cedo e da melhor forma possível”.
A distinção das 100 empresas com o selo “ESG Engaged” reflete o compromisso destas com práticas ambientalmente responsáveis, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST). As 386 empresas reconhecidas com o selo “ESG Committed” demonstram aspiração em estar na vanguarda da transformação do turismo português, provando que um futuro sustentável e regenerador é, não só possível, como economicamente viável.
O Programa Empresas Turismo 360o visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável. Este Programa enquadra-se nos pilares do Turismo de Portugal e visa posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
Já antes, este programa foi distinguido pela Comissão Europeia com uma menção honrosa, no âmbito dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), iniciativa que distingue boas práticas de promoção empresarial em função do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.