IATA vai conectar companhias aéreas e fornecedores de SAF para agilizar aquisição de combustível
A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), anunciou que vai criar o Matchmaker de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), uma plataforma para conectar companhias aéreas com fornecedores de SAF, cujo lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2025.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Com esta decisão, a IATA pretende agilizar e simplificar o processo de aquisição de combustível de aviação sustentável e facilitar o cumprimento dos regulamentos de redução de carbono na indústria.
“A nossa visão é criar uma plataforma de matchmaking transparente, eficiente e acessível que acelerará a adoção do SAF à medida que a indústria da aviação avança em direção a emissões líquidas zero de CO2 até 2050. A plataforma fará isso, reduzindo os custos e complicações que as companhias aéreas enfrentam ao procurar fornecedores de SAF”, revelou Marie Owens Thomsen, vice-presidente sénior de sustentabilidade da IATA, avançando que “a maturidade e a globalização do mercado de SAF serão aprimoradas pela transparência que o SAF Matchmaker permitirá. Cada passo nessa direção é de grande importância, considerando que o SAF é a ferramenta de descarbonização mais significativa do transporte aéreo”, defendeu.
Especificamente, o SAF Matchmaker abordará três questões críticas:
– Conectividade: produtores e fornecedores de SAF poderão postar volumes de SAF disponíveis ou planeados e as companhias aéreas poderão registar o seu interesse em comprar volumes de SAF mostrados ou desejados. Quaisquer negociações subsequentes ocorrerão fora da plataforma.
– Visibilidade: A plataforma conterá informações abrangentes sobre o SAF disponível, como volumes, matéria-prima utilizada, localização e tecnologia de produção, reduções de emissões, bem como conformidade com o Carbon Offsetting Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) ou a Diretiva de Energia Renovável da União Europeia (EU RED).
– Eficiência: A disponibilidade de uma plataforma central simplificará a aquisição de SAF, tornando a contectividade mais fácil e rápida para todas as partes. Também facilitará o desenvolvimento de inteligência de mercado com base em dados que a plataforma gerará.
O foco inicial da plataforma serão as companhias aéreas e os fornecedores de SAF, sendo que, futuramente, os governos e compradores corporativos de SAF não aeronáuticos também poderão participar.