Turquia quer ser player global no turismo gastronómico
Além dos seus mais diversos atrativos turísticos, que cativam cada vez mais turistas de todo o mundo, a Turquia quer-se tornar um player global no turismo gastronómico.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Turquia está a arregaçar as mangas para aumentar as receitas do turismo gastronómico, que deverão atingir os 18 mil milhões de dólares até ao final do ano e 25 mil milhões de dólares até 2025. A rica cultura culinária do país pode ser uma ferramenta poderosa para atingir esta meta.
Gurkan Boztepe, presidente da Associação de Turismo Gastronómico, disse que nos últimos anos, o turismo gastronómico começou a ocupar um lugar importante na estratégia turística global do país, avançando alguns jornais locais que, o reconhecimento de Gaziantep como “Cidade da Gastronomia” pela UNESCO aumentou ainda mais o potencial de crescimento nesta área.
O responsável sublinha as cidades gastronómicas devem ser promovidas de forma mais eficaz a nível internacional, com cidades como Gaziantep, Adana, Hatay e Izmir entre os principais centros gastronómicos do país.
Segundo relatório da Agência de Desenvolvimento Ahiler, existem 34 museus gastronómicos na Turquia para promover os produtos locais no país que conta com mais de 360 festivais gastronómicos.
Com o objetivo de desenvolver o turismo gastronómico, foram organizados eventos para promover a cultura culinária turca em países como Estados Unidos, China, Rússia, Espanha e Canadá.
De acordo com dados do Instituto de Estatística Turco, os alimentos e bebidas representaram 20% das receitas do turismo (23,66 mil milhões de dólares) no primeiro semestre do ano.