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“Portugal oferece algo novo para aqueles que já experimentaram outras partes da Europa”

A USTOA realizou, no início do verão, a reunião anual do seu Conselho Executivo, evento que incluiu, também, uma visita de incentivo dos seus membros na região centro de Portugal. No final, Terry Dale, presidente da associação norte-americana, admitiu que Portugal “está perfeitamente preparado para atrair viajantes exigentes que procuram mergulhar em novas culturas e gastronomia”.

Victor Jorge
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“Portugal oferece algo novo para aqueles que já experimentaram outras partes da Europa”

A USTOA realizou, no início do verão, a reunião anual do seu Conselho Executivo, evento que incluiu, também, uma visita de incentivo dos seus membros na região centro de Portugal. No final, Terry Dale, presidente da associação norte-americana, admitiu que Portugal “está perfeitamente preparado para atrair viajantes exigentes que procuram mergulhar em novas culturas e gastronomia”.

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Portugal foi escolhido pela United States Tour Operators Association (USTOA) – o equivalente à APAVT portuguesa – para a realização da sua reunião anual fora dos EUA. Terry Dale, presidente da USTOA, conclui que “Portugal parece estar preparado para um crescimento ainda maior em 2024”.

Portugal tem registado um aumento considerável de turistas norte-americanos, com os números de 2023 a destacarem-se face a 2022 e mesmo face ao período pré-Covid de 2019. Porque é que os americanos estão tão interessados em Portugal?
Portugal tem tantas coisas maravilhosas para oferecer aos viajantes americanos, desde a sua rica cultura e património até à incrível comida e vinho. Há natureza e praias, bem como sítios históricos e cidades vibrantes. A Europa continua a estar no topo da lista de popularidade entre os clientes dos nossos operadores turísticos e Portugal oferece algo novo para aqueles que já experimentaram outras partes da Europa.

Portugal também se tornou um destino muito procurado para cruzeiros fluviais, um segmento de mercado que continua a crescer em popularidade entre os membros dos nossos operadores turísticos.

De “perhaps” a “must”
O que é que os norte-americanos realmente valorizam quando escolhem um destino para viajar?
Como parte do nosso inquérito anual aos membros dos operadores turísticos realizado no outono de 2023, perguntámos aos nossos membros qual seria a influência mais forte dos consumidores na escolha do destino em 2024. O valor foi o mais elevado. O que não foi surpreendente, pois a incerteza económica continua a ser uma preocupação entre os viajantes dos EUA. Os nossos membros também referiram que as experiências oferecidas também desempenham um papel importante na seleção de um destino.

As experiências oferecidas desempenham um papel importante na seleção de um destino

Em Portugal, diz-se que o país passou de um destino “talvez” para um destino “obrigatório” para o mercado norte-americano. Será que Portugal se destaca de facto do resto da Europa por ser um destino ainda por descobrir?
Isso é provavelmente verdade para um grande número de viajantes americanos experientes que já conheceram grande parte da Europa e estão à procura de novos destinos para explorar e descobrir. Portugal oferece acesso, valor, experiências culturais e naturais ricas e, claro, uma gastronomia excecional. Está perfeitamente preparado para atrair viajantes exigentes que procuram mergulhar em novas culturas e gastronomia.

Que valor acrescentado oferece Portugal em relação à restante oferta turística europeia?
Desde o clima ameno durante todo o ano até à consciência de que o país é um dos mais acessíveis da Europa, Portugal tem uma série de atributos que o tornam tão atrativo como qualquer outro na região. O panorama gastronómico florescente, o povo caloroso e acolhedor, as tradições e a cultura portuguesas distintas são experiências novas e singulares para os visitantes.

E dentro desta oferta turística europeia, quais são os maiores concorrentes de Portugal no mercado norte-americano?
Itália, França, Reino Unido e Espanha continuam a ser populares entre os viajantes norte-americanos.

O facto de a conectividade aérea com os EUA e o Canadá ter aumentado é um fator importante a ter em conta?
Sim, a facilidade de viajar é importante para os viajantes norte-americanos, pelo que o aumento da conectividade aérea a partir da América do Norte só irá reforçar o crescimento de Portugal no nosso mercado.

Portugal é visto como um país/destino seguro e acolhedor. Estes pontos são essenciais para os turistas norte-americanos?
Sim. A pandemia global tornou a segurança e a proteção ainda mais prioritárias para os viajantes. Estas sempre foram as principais prioridades dos operadores turísticos da USTOA. A paz de espírito durante a viagem é valorizada pelos viajantes e é algo que os operadores turísticos da USTOA são especialistas em proporcionar.

O aumento da conectividade aérea a partir da América do Norte só irá reforçar o crescimento de Portugal no nosso mercado

O que é que os operadores turísticos procuram para captar o interesse dos viajantes norte-americanos? Quais são os pontos de interesse/contacto que os norte-americanos procuram quando escolhem as suas próximas férias ou destino de viagem?
Os membros dos nossos operadores turísticos referem que os seus clientes procuram experiências verdadeiramente locais e oportunidades para mergulharem na cultura, tradições e gastronomia autênticas. Com a sua experiência no terreno, os operadores turísticos da USTOA proporcionam aos viajantes um acesso que não conseguiriam encontrar sozinhos. São estes momentos únicos, o acesso sem paralelo e os conhecimentos privilegiados que tornam as experiências de viagem inesquecíveis para os seus clientes.

A reunião anual da USTOA teve lugar no Centro de Portugal, com os membros da associação a visitarem vários locais. Porque é que escolheram o Centro de Portugal para esta reunião? E encontraram o que esperavam?
O “Visit Portugal” e o “Visit Central Portugal” planearam um itinerário extraordinário para o nosso grupo de mais de 20 líderes da indústria do turismo. Ficámos encantados por descobrir toda a magia que Portugal tem para oferecer, por passar tempo com especialistas em turismo e com os locais que tornam cada experiência tão memorável.

Sustentabilidade não só no ambiente
O Turismo de Portugal tem-se empenhado fortemente numa mensagem de sustentabilidade. A sustentabilidade é uma das componentes da escolha dos norte-americanos?
O turismo responsável é extremamente importante para a USTOA e para os seus membros. De facto, mais de metade (55%) dos membros ativos dos nossos operadores turísticos têm uma estratégia de sustentabilidade formal e documentada.

Um terço, ou seja, 33%, dos membros dos operadores turísticos da USTOA afirmam que a sustentabilidade é “importante” ou “muito importante” para os seus clientes. Quase metade (49%) dos membros da USTOA afirma que a sustentabilidade é “algo importante” para os seus clientes.

Os nossos membros quiseram, de facto, saber mais durante a nossa visita ao Turismo de Portugal sobre os passos que o país está a dar para garantir um futuro sustentável para as viagens.

O que é que os norte-americanos realmente valorizam no que diz respeito à sustentabilidade, tendo em conta que também existe muito “greenwashing”?
Os viajantes querem facilidade e opções. Quanto menos pesquisa o cliente tiver de fazer para garantir que a sua viagem é responsável, melhor. Valorizam a transparência em termos de como e onde o seu dinheiro está a ser gasto. Um exemplo é a forma como o seu dinheiro está a apoiar as comunidades locais que visitam.

Os viajantes também valorizam as oportunidades educativas numa viagem, para que possam compreender melhor os desafios que o destino e as comunidades locais enfrentam e que estão a ser abordados pelo operador turístico e pelo destino.

Os viajantes norte-americanos querem saber se estão a obter um bom preço pelo dinheiro que estão a gastar

O que é que torna um destino sustentável aos olhos dos norte-americanos?
A um nível prático, os viajantes americanos procuram uma cozinha fresca e local, empresas familiares e opções de transportes públicos fáceis de navegar, sempre que possível. Saber que a sua viagem está a causar o mínimo de perturbações na vida quotidiana dos habitantes locais também é importante.

Naturalmente, os viajantes também tomam nota dos esforços para recuperar ou reflorestar áreas naturais, restaurar locais históricos, tratamento responsável de resíduos e água, criação de áreas exclusivas para peões nos centros urbanos e outras iniciativas de sustentabilidade que demonstram um compromisso com o turismo responsável.

Para além da sustentabilidade, o contacto com a natureza e a riqueza gastronómica e cultural de Portugal são também muito valorizados. Estas experiências são valorizadas pelos norte-americanos?
Sem dúvida! O viajante de hoje quer estar totalmente imerso num destino e uma das melhores formas de conhecer verdadeiramente um lugar é através da sua comida. A procura de experiências culturais autênticas através da gastronomia é uma tendência que só continua a crescer.

Com base nos números existentes, como é que prevê este ano de 2024 em termos de fluxo turístico da América do Norte para Portugal?
Com anos consecutivos de recordes turísticos, Portugal parece estar preparado para um crescimento ainda maior em 2024.

E nos anos seguintes, poderá haver alguma mudança?
Como o destino continua a ganhar atenção, os nossos membros estão a ver o potencial de crescimento contínuo para Portugal. Esta é uma das razões pelas quais a USTOA optou por realizar a sua reunião da direção fora dos EUA neste belo país. Os nossos membros estavam e continuam ansiosos por saber mais sobre as experiências autênticas oferecidas e como podem acrescentar ou expandir os seus programas neste belo destino.

O facto de Portugal ainda ser considerado um destino barato pesa nas escolhas dos norte-americanos?
Como já referi, o valor desempenha um papel muito importante na despesa dos consumidores no que diz respeito às viagens neste momento. Os viajantes norte-americanos querem saber se estão a obter um bom preço pelo dinheiro que estão a gastar.

Que investimentos são importantes considerar para continuar a onda crescente de turistas norte-americanos em Portugal?
No nosso último inquérito, a sensibilização para o marketing foi classificada como a terceira influência mais forte para os consumidores escolherem onde ir em 2024. A parceria com a USTOA e os membros da USTOA em campanhas de marketing nos EUA pode contribuir para o aumento da notoriedade do destino.

É também importante continuar a investir em esforços de sustentabilidade e experiências autênticas.

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Meeting Industry

Portugal regressa à IFTM TOP RESA de Paris

O regresso da presença portuguesa a esta edição da IFTM TOP RESA, em França, traduz o compromisso do Turismo do Portugal em, não só estimular a procura pelo destino consolidando a sua posição neste importante mercado, mas também em proporcionar às empresas presentes no stand a possibilidade de estabelecer contactos a nível global e explorar novas oportunidades de negócio.

Portugal volta a participar na IFTM TOP RESA, a principal feira B2B de turismo em França, que se realiza em Paris, na Expo Porte Versailles, a partir desta terça-feira, dia 17, até quinta, 19 de setembro. A participação portuguesa, coordenada pelo Turismo de Portugal, ocupa um stand de 306 m2, onde estarão representadas as sete agências regionais de promoção turísticas do país e 30 empresas do setor, o que constitui um recorde de participação neste evento. Refira-se que o nosso país marcou presença em todas as edições da IFTM até 2021.

A IFTM TOP RESA é a maior feira de turismo em França sendo que em 2023 contou com mais de 20 mil visitantes e 500 expositores. Destaca-se também pelo facto de promover mais do que o turismo de lazer, envolvendo operadores e empresas especializadas também em turismo de negócios e de eventos.

Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “esta feira B2B é uma oportunidade essencial para apresentar propostas turísticas e experiências diferenciadas, indo ao encontro do perfil da procura deste mercado e contribuindo, simultaneamente, para incentivar a atividade turística ao longo de todo o território e durante todo o ano.”

A nota do Turismo de Portugal lembra que a França é o 5.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 54,9 milhões de viagens em 2023, de acordo com os dados da Globaldata.  Em 2023, foi o 4.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal, tanto no indicador dormidas (quota 8,7%) como no indicador hóspedes (quota 9,3%).  Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da França registaram um acréscimo de 6,5% e os hóspedes aumentaram 7,4% face ao ano anterior, totalizando 4,7 milhões de dormidas e 1,7 milhões de hóspedes, respetivamente.

A receita relativa aos turistas que nos chegam de França também cresceu em 2023, para 3,1 mil milhões de euros, o que significa um incremento de 7,2% face ao ano de 2022. França é assim, em termos de receitas, o segundo maior mercado emissor, com uma quota de 12,4%.

No 1.º semestre de 2024, no indicador dormidas, a Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da França que visitam Portugal (quota 30,0%), seguido do Norte (21,1%), Algarve (20,7%), e da Madeira (16,7%), números que reforçam a relevância deste mercado para Portugal.

 

 

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Aviação

Consórcio espanhol promove SAF como projeto nacional para liderar o transporte aéreo sustentável

Em Espanha, Cepsa, Iberia, Iberia Express, Vueling e BIOCIRC uniram-se com o objetivo de impulsionar a produção e o consumo de SAF. o “Roadmap to accelerate the decarbonisation of air transport” já foi apresentado ao Governo espanhola.

A Cepsa, a Iberia, a Iberia Express, a Vueling e a BIOCIRC (Associação Espanhola de Biocircularidade) apresentaram um relatório com 16 medidas económicas, regulamentares e de colaboração público-privada para impulsionar a produção e o consumo de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) – uma alternativa que reduz o impacto ambiental do setor aéreo através da redução das emissões de CO2 – para posicionar a Espanha como líder europeu nesta nova tecnologia e no turismo sustentável.

As condições disponíveis em Espanha para a produção de SAF representam uma grande oportunidade para a economia nacional. Por isso, as quatro entidades que compõem esta espécie de consórcio propõem fazer do desenvolvimento do SAF um projeto nacional, posicionando a Espanha como um hub europeu e colocando o país na vanguarda do turismo sustentável e da transição energética.

“Roadmap to accelerate the decarbonisation of air transport” salienta que a nova indústria para produzir este combustível sustentável exigirá um investimento de 22 mil milhões de euros para a construção de instalações e gerará 270.000 empregos diretos, indiretos e induzidos até 2050. O desenvolvimento desta indústria poderia, por conseguinte, ter um impacto de 13 mil milhões de euros no PIB espanhol só para a construção das instalações, aos quais se juntariam 42.851 milhões de euros para a exploração destas instalações até 2050 (para além do investimento e dos empregos ligados a esta fase).

Regulamentação e investimento conjunto para avançar
O relatório destaca a necessidade de estabelecer um quadro regulamentar que dê segurança aos agentes envolvidos, permitindo-lhes investir com confiança nesta indústria emergente. Também destaca a importância de assumir conjuntamente os investimentos necessários e o aumento dos custos para que o SAF seja uma solução sustentável e viável a curto prazo, uma vez que o seu preço é entre 3 e 5 vezes superior ao do querosene de origem fóssil.

Do mesmo modo, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a sua produção, bem como a implantação de instalações industriais com a capacidade adequada para satisfazer a procura de SAF, é essencial para tirar partido do potencial das matérias-primas disponíveis em Espanha.

O estudo observa que, embora a capacidade de produção de SAF anunciada empregando a tecnologia mais utilizada atualmente – HEFA – possa satisfazer as necessidades para 2030, não seria capaz de satisfazer a procura para 2040 e a necessidade de combustíveis sintéticos e-SAF (obtidos a partir de hidrogénio verde).Para garantir a independência energética e a descarbonização do setor da aviação em Espanha e o acesso aos combustíveis para a aviação até 2050, seria necessário construir três fábricas de biocombustíveis HEFA, cinco fábricas de combustíveis sintéticos e, pelo menos, 24 fábricas de biocombustíveis SAF AtJ (Alcohol to Jet) e FT (Fischer Tropsch).

O relatório salienta ainda a importância de localizar as unidades de produção de SAF perto das matérias-primas, contribuindo não só para a descarbonização da economia, mas também para o desenvolvimento social e económico das zonas rurais. Por isso, é essencial estabelecer um quadro jurídico que facilite os investimentos necessários, bem como incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de SAF, que são fundamentais para alcançar os objetivos para além de 2030.

As medidas propostas incluem a criação de um fundo anual de mais de 300 milhões de euros para financiar o desenvolvimento de instalações de produção e incentivar o consumo, utilizando as receitas obtidas pelo Estado através de leilões de direitos de emissão.

O relatório prevê que, com o roteiro atual, a incorporação de SAF em Espanha implicará um custo adicional de 5.045 milhões de euros, em 2040, aumentando progressivamente entre 68 milhões de euros, em 2025, e 678 milhões de euros, em 2030. Se este custo adicional não puder ser evitado através de medidas, como o roteiro apresentado, terá de ser assumido pelo setor da aviação e pelos consumidores finais. Em Espanha, um terço dos fundos NextGen (mais de 70.000 milhões de euros) foi afetado ao “Pacto Ecológico”; no entanto, não existe qualquer afetação para a descarbonização do sector da aviação ou da indústria das FAE.

O relatório inclui ainda um conjunto de medidas de apoio que abordam o impulso em toda a cadeia de valor para estabelecer uma estratégia de apoio holística, que inclui medidas económicas, fiscais, regulamentares e transversais. Assim, as empresas promotoras do relatório pedem ao Governo um pacto nacional para a oportunidade que a SAF representa, que deve materializar-se numa estratégia nacional que coloque este novo vetor energético como uma prioridade nas políticas energéticas e industriais em Espanha.

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Alojamento

Vai nascer empreendimento turístico de 50 milhões de euros em serra de São Brás de Alportel

O empreendimento turístico da Herdade do Monte da Ribeira – Pêro de Amigos, com um investimento estimado de 50 milhões de euros, vai nascer em serra de São Brás de Alportel, após a autarquia ter celebrado a emissão do título de loteamento, considerado o maior alguma vez emitido no concelho.

O primeiro Núcleo de Desenvolvimento Turístico de São Brás de Alportel vai ser implementado numa herdade com 200 hectares, localizado no sopé da Serra do Caldeirão e nas encostas da Ribeira do Alportel, apenas a quatro quilómetros da vila.

O empreendimento vai ocupar 50 hectares da propriedade e terá uma área de construção nova de 31.500 metros quadrados que vão permitir a capacidade diária de acolhimento de 909 pessoas, colocando-se entre os 10 maiores deste género na região do Algarve, anuncia a Câmara Municipal de São Brás de Alportel na sua página oficial. O projeto vai contemplar a construção de um hotel, de um aparthotel, de moradias, de zonas verdes e de agricultura e áreas comuns.

Com foco inicial na criação de infraestruturas e melhoria nos acessos locais, este investimento, da responsabilidade da empresa Pero de Amigos S.A. é uma aposta no turismo de qualidade, de valorização da natureza, dos recursos endógenos e defesa da identidade local, elementos diferenciadores que visam proporcionar experiências autênticas, indica ainda a mesma nota.

Trata-se de um projeto estruturante para o desenvolvimento económico e turístico de São Brás de Alportel, em particular da zona serrana, e cuja conceção pugna por uma preocupação ambiental tanto ao nível das técnicas e materiais de construção, de medidas de eficiência hídrica, energética e de gestão de resíduos, revitalização e recuperação de habitats e promoção do património natural.

O plano de urbanização do projeto foi feito em 2008, tendo obtido a declaração de Interesse Público Municipal em 2020. Os processos de estudo de impacte ambiental e outras análises deram luz verde para a concretização deste investimento que é considerado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve como um projeto estruturante para a região e um alicerce da política de coesão territorial.

Tendo em conta todo o processo, a proposta e a avaliação técnica realizada, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, explica que o aval e o apoio da autarquia a este investimento são inequívocos uma vez que vai ao encontro do esforço que o município tem vindo a fazer para atrair novos investimentos para o concelho, que dignificam e valorizam a paisagem.

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Hotelaria

Wine & Books Hotels Porto passa a integrar portefólio da Small Luxury Hotels of the World

O Wine & Books Hotels Porto passou a integrar o portefólio da Small Luxury Hotels of the World (SLH), em reconhecimento da qualidade e serviço distinto deste boutique hotel cinco estrelas do Grupo PBH, que está a celebrar o seu primeiro ano de operação.

A presença do Wine & Books Hotels Porto no site da SLH estará visível a partir de meados de outubro, proporcionando a todos os clientes uma forma conveniente de descobrir e reservar a sua estadia.

A Small Luxury Hotels of the World inclui mais de 570 hotéis independentes espalhados por cerca de 90 países. Cada unidade é cuidadosamente selecionada, verificada e aprovada pela SLH, destacando-se pelo seu caráter único, atenção ao detalhe e uma oferta que foge à uniformidade das grandes cadeias hoteleiras. Com uma média de 50 quartos por hotel, as unidades SLH proporcionam uma experiência íntima e personalizada, garantindo o bem-estar dos hóspedes com os mais altos padrões de luxo.

Desde a sua abertura, o Wine & Books Hotels Porto tem atraído principalmente hóspedes provenientes dos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Espanha, consolidando a sua reputação como destino de eleição para turistas exigentes. O hotel destaca-se pela sua excelente avaliação nas principais plataformas online, como Expedia (10), Trip Advisor (5), Booking (9.4) e Google (4.8), reforçando o seu compromisso com a qualidade e satisfação dos clientes.

A unidade dispõe de 70 quartos, um Spa completo com piscina interior aquecida, um ginásio e várias salas de tratamento de bem-estar. A oferta é complementada por três espaços de restauração, incluindo um rooftop com vista panorâmica sobre a cidade.

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Agenda

Tour10 apresenta nova edição do “Format10” em Portugal

A plataforma de distribuição turística Tour10 regressa uma nova edição do seu evento “Format10” para os dias 25 e 26 de setembro.

A Tour10 volta a apresentar o seu evento “Format10” em Portugal com o qual pretende oferecer aos agentes de viagens uma experiência única, que combina formação de destino com atividades interativas e dinâmicas.

Nos dias 25 e 26 de setembro, em Coimbra e Lisboa, respetivamente, a plataforma de distribuição turística apresentará Benidorm como o destino protagonista, tendo como parceiro Visit Benidorm. Esta cidade em expansão para o mercado português, pretende mostrar a sua vasta gama de recursos e atividades para os turistas em qualquer altura do ano.

David Saad, Country Manager da Tour10 em Portugal, explica que, “com o Format10, queremos que os agentes de viagens aprendam de uma forma diferente e divertida, reforçando ao mesmo tempo os nossos laços comerciais”.

Destinado exclusivamente aos agentes de viagens, as inscrições já estão abertas para o dia 25 de setembro (Coimbra) e 26 de setembro (Lisboa).

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Enoturismo

Como combinar inovação e herança cultural foi destaque da Conferência Mundial sobre Enoturismo

A importância de preservar o património e, ao mesmo tempo, abraçar a inovação, foi destacada por especialistas do mundo inteiro, durante a Conferência Mundial sobre Enoturismo, promovida pela Turismo da ONU, na Arménia.

Com mais de 300 participantes de mais de 25 países, a conferência debruçou-se sobre áreas-chave essenciais para o avanço da contribuição do enoturismo para o desenvolvimento e a coesão territorial, destacando o seu potencial para servir como um catalisador para a preservação cultural, criação de empregos e crescimento económico.

Dando boas-vindas aos delegados, o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, considerou que esta conferência “é o principal evento para partilhar histórias, costumes e rituais enraizados na história da vinificação. Essas histórias não são apenas sobre vinho — elas são sobre as pessoas, a terra e as culturas que nutriram essas tradições por gerações. Devemos incluir essas tradições na experiência do enoturismo”, defendeu.”

As discussões destacaram uma procura crescente por turismo orientado a experiências, onde os visitantes pretendem não apenas degustações de vinho, mas conectar-se com as pessoas e lugares por trás delas. Os participantes analisaram como combinar inovação e herança cultural em sessões focadas em narrativa, digitalização, criação de rotas de vinho, comércio eletrónico e compreensão das preferências dos consumidores.

A conferência também enfatizou a importância da formação em enoturismo, focando na necessidade de capacitar profissionais com habilidades práticas, bem como na colaboração entre as partes interessadas da indústria como essencial para criar uma visão compartilhada e maximizar os benefícios dos destinos de enoturismo. Abordar as mudanças climáticas e adotar práticas sustentáveis ​​foram temas-chave, tendo os participantes discutido a necessidade de diretrizes e habilidades claras para garantir a viabilidade de longo prazo dos destinos de enoturismo.

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Aviação

LATAM investe 360 milhões de dólares em renovação de cabinas de aviões

A LATAM anunciou que vai levar a cabo um processo de renovação de 24 dos seus aviões Boeing 787, com um investimento total de 360 milhões de dólares, atualizando completamente os interiores das cabinas com novos assentos, entretenimento a bordo e melhorias de design.

A renovação incluirá uma nova cabina Premium Business, com o novo assento Recaro R7 Suite (anteriormente conhecido como CL6720) da Recaro Aircraft Seating. Este modelo de assento foi projetado para oferecer mais privacidade, espaço pessoal e conforto aos passageiros. Pela primeira vez, irá incluir portas de privacidade, tornando a LATAM o primeiro grupo de companhias aéreas da América do Sul a oferecer este recurso.

As poltronas da Classe Económica serão totalmente renovadas com assentos de última geração, projetados de forma ergonómica para oferecer mais espaço e conforto. Além disso, os passageiros terão mais conforto nas poltronas Economy Plus, que oferecem mais espaço para as pernas, maior reclinação, apoio para os pés e espaço exclusivo para bagagem.

Os assentos, tanto na Premium Business como na Económica, serão estofados com até 70% de couro reciclado, um material já utilizado na maioria dos aviões narrow-body (aviões de corredor único) do Grupo LATAM. Esse estofamento permite uma redução de 87% na quantidade de água utilizada na produção do material em comparação com a quantidade necessária para o couro comum. Além disso, este material evitou, até à data, que 21 toneladas de resíduos fossem enviadas para aterros, de acordo com dados do fabricante Gen Phoenix.

Os passageiros da classe económica poderão ligar-se ao entretenimento a bordo através de Bluetooth e desfrutar da maior biblioteca de conteúdos da região, incluindo mais de 240 filmes, 740 episódios de programas de televisão, 1500 faixas de música e conteúdos exclusivos da Max, Paramount+ e Disney+, que podem ser visualizados nos novos ecrãs tácteis de alta definição de 12 polegadas.

Adicionalmente, estes aviões contarão com o mapa interativo 3D Arc da Panasonic, fornecendo informações detalhadas sobre os destinos a partir do ar, permitindo aos passageiros descobrir pontos de referência icónicos em várias cidades.

Dos 24 aviões a serem adaptados, 10 são Boeing 787-8 – exclusivamente para o mercado doméstico chileno – e 14 são Boeing 787-9, que operam no Chile, Brasil e Peru. Prevê-se que a instalação esteja concluída em meados de 2026, uma vez que cada adaptação demora entre um a três meses, dependendo das atualizações.

 

 

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easyJet em “saldos” durante uma semana

A easyJet lançou uma campanha de saldos que poderão atingir os 20% em 85.000 lugares.

A easyJet lançou uma campanha de saldos, promoção que começa hoje, 16 de setembro, e termina dentro de uma semana, ou seja, a 23 de setembro, às 23h59.

A promoção que oferece até 20% de desconto em 85.000 lugares, é válida para viagens entre 23 de setembro de 2024 e 31 de março de 2025 e inclui destinos como Marrocos, Luxemburgo, Zurique, Milão, Atenas, Nantes, Porto Santo, Funchal, Nice e Paris (Orly), entre outros.

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Air France liga Paris a Manila

Este é o quinto destino a ser introduzido este inverno pela Air France e está acessível a partir de Lisboa e Porto via Paris-CDG.

A Air France vai expandir a sua rede asiática com a introdução, a 7 de dezembro de 2024, da ligação entre Manila (Filipinas) e do seu hub em Paris-Charles de Gaulle (CDG). A Air France vai oferecer três voos diretos semanais às segundas, quartas e sábados (partidas às 23h20 e chegadas às 19h30 do dia seguinte) a partir de Paris-CDG, e terças, quintas e domingos (partidas às 21h50 e chegadas às 05h50 do dia seguinte) a partir de Manila.

Esta nova rota será operada com recurso a um Airbus A350-900, com 34 lugares na classe Business, 24 na Premium e 266 na Economy.

Este e outros destinos na Ásia podem ser alcançados a partir de Lisboa ou do Porto via Paris-CDG.

Manila é um destino servido igualmente pela KLM, que oferece quatro voos semanais a partir do aeroporto Amesterdão-Schiphol às terças, quintas, sextas e domingos. Ao coordenarem os seus respetivos horários de voo, a Air France e a KLM asseguram um serviço diário combinado para Manila.

Além de Manila, a Air France também vai servir os seguintes destinos asiáticos este inverno: Tóquio Haneda (até 15 voos/semana), Osaka (até 3 voos/semana), Pequim (até 7 voos/semana), Xangai (até 7 voos/semana), Hong Kong (até 7 voos/semana), Seul (até 7 voos/semana), Banguecoque (até 13 voos/semana), Singapura (até 10 voos/semana) e a Cidade de Ho Chi Minh (3 voos/semana).

A introdução de Manila assinala a quinta nova rota da Air France na época de inverno de 2024-2025. Durante este período, a companhia aérea vai inaugurar novas rotas para Salvador de Baía (Brasil, 3 voos/semana a 28 de outubro de 2024), Kilimanjaro (Tanzânia, 3 voos/semana a partir de 18 de novembro, como prolongamento de Zanzibar), Malé (Maldivas, até 2 voos/semana a partir de 20 de dezembro) e Kiruna (Suécia, 1 voo/semana a partir de 21 de dezembro).

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Expedia TAAP leva primeiro Roadshow a quatro cidades portuguesas

Com entrada recente no mercado português, a Expedia TAAP vai realizar um Roadshow na primeira semana de outubro e percorrer quatro cidades em território nacional.

A Expedia TAAP, o Programa de Afiliados para Agentes de Viagens do Grupo Expedia, entrou recentemente no mercado português e irá organizar o seu primeiro Roadshow, com apresentações da marca e sessões de formação para os agentes de viagens.

Os eventos irão decorrer entre os dias 30 setembro e 3 outubro, entre as 10h e as 13h, percorrendo as cidades do Porto, Coimbra, Lisboa e Albufeira.

A marca recente no nosso país pretende que os agentes conheçam melhor a marca, possuindo, igualmente, a oportunidade de verem, em primeira mão, todas as funcionalidades da plataforma de reservas B2B com o maior inventário de alojamento do mundo.

Assim, as datas e locais no 1.º RoadShow da Expedia são:

30 de setembro – Hotel Vila Galé Porto (Porto)
1 de outubro – Hotel Vila Galé Coimbra (Coimbras)
2 de outubro – Hotel PortoBay Liberdade (Lisboa)
3 de outubro – Hotel Grande Muthu Forte do Vale (Albufeira)

Os interessados em participar devem realizar a inscrição através do seguinte link.

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