Projeto da Marina de Setúbal em consulta pública
O projeto da futura Marina de Setúbal encontra-se em fase de consulta pública até 15 de agosto. A nova marina prevê uma capacidade para 600 embarcações, melhorias das infraestruturas de apoio, bem como das condições para acolher cruzeiros de pequena dimensão.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
A Proposta de Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Projeto da futura Marina de Setúbal encontra-se em fase de Consulta Pública até 15 de agosto.
A futura marina irá localizar-se no estuário do Sado, concretamente na frente ribeirinha e na zona central da cidade de Setúbal. Este projeto, promovido pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, de acordo com o quadro legal em vigor sobre a matéria, está sujeito a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).
O estudo prévio da nova marina de Setúbal, elaborado em conjunto pela APSS e pela Câmara Municipal de Setúbal, prevê a construção de uma infraestrutura com capacidade para acolher 600 embarcações, quatro bacias protegidas por quebra-mar e dois cais para mega-iates, com mais de 50 metros, além das necessárias infraestruturas de apoio. O projeto prevê, ainda, a melhoria das condições para acolher navios de cruzeiro de pequena dimensão, incluindo a implementação de uma gare de passageiros, e a disponibilização de uma área exclusiva para a operação de embarcações marítimo-turísticas.
Em comunicado, a administração do Porto de Setúbal refere que a construção da nova marina de Setúbal irá “permitir promover o desenvolvimento do turismo náutico na região, através de uma infraestrutura de excelência dedicada à náutica de recreio e em estreita relação com a cidade. Irá, também, fomentar o aumento da oferta de serviços ligados à náutica de recreio, aos desportos náuticos e outras atividades económicas, potenciar a regeneração urbana da frente ribeirinha de Setúbal e atrair novos investimentos e benefícios socioeconómicos para a região, aumentando a rentabilidade das atividades turísticas e a redução dos efeitos de sazonalidade, criando emprego de qualidade”.
Segundo Carlos Correia, presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, “este é um projeto de grande relevância para o Porto de Setúbal e para o país, e que procura dar resposta a uma procura crescente procura do segmento da náutica de recreio. O Porto de Setúbal tem assumido um papel fundamental na captação e valorização da náutica de recreio e do turismo na Cidade e na região, tirando partido das condições naturais únicas do Estuário do Sado e da Serra da Arrábida”.