Já é possível visitar a linha de montagem do A321 em Toulouse
Um operador turístico, em Toulouse, a Manatour, acaba de lançar visitas, para o público em geral, pela linha de montagem do Airbus A321 em Blagnac, localidade próxima daquela cidade francesa Toulouse. Trata-se de uma oportunidade de descobrir os bastidores deste gigante mecânico industrial.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Para conhecer os bastidores da fabricação de um avião comercial, a operadora turística Manatour, passou a disponibilizar tours para o público em geral pela linha de montagem do Airbus A321 em Blagnac. Os curiosos e entusiastas da aeronáutica podem agora aceder à fábrica Jean-Luc Lagardère a partir de 30 de julho.
O edifício que serviu para fabricar cerca de 250 Airbus A380 de 2007 a 2021 está, desde o verão passado, dedicado exclusivamente à montagem dos A321. Tem dimensões extraordinárias, 490 metros de comprimento, 250 metros de largura e pé direito de 46 metros. De uma plataforma aberta, os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica de 180° desta verdadeira catedral industrial.
Durante esta visita de 90 minutos, um guia dará explicações sobre todo o processo industrial: Operações de produção, mecanização, organização dos postos de trabalho, fase de união das asas à fuselagem, testes… No final desta visita, a produção do A321 não terá mais segredos para os visitantes. De regresso ao museu da Aeroscopia, a visita termina a bordo do avião de transporte militar A400M para descobrir as missões desta aeronave equipada com as mais recentes inovações tecnológicas.
Como capital da aeronáutica, Toulouse aposta no turismo industrial há vários anos. Depois da linha de montagem final do A380, a do A350 que está aberta para visitas desde o verão de 2017, cabe agora à do A321 abrir as portas.
Os tours guiados, em francês e inglês, podem ser realizados de segunda a sexta, somente por reserva, com o custo de 18 euros por pessoa e gratuito para crianças menores de seis anos.
Lançado em 1989, o A321 é o maior
modelo da família A320. Com 44 metros de comprimento e envergadura de 36 metros, a sua versão com remotor (neo para opção de novo motor) foi certificada em dezembro de 2016. Pode acolher até 244 passageiros e tem autonomia de 7.400 km. O A321neo também está disponível em versão de alcance muito longo (XLR para alcance extralongo). Equipado com tanque adicional de 13 mil litros, o alcance do aparelho chega a 8.300 km mil km. A sua entrada em serviço está prevista para o final deste verão.