Viagens Premium crescem mais que em Económica
Apesar de representarem somente 3% do total das viagens de avião, as reservas em 1.ª classe e Executiva estão a registar um crescimento superior às reservas em classe Económica.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
De acordo com os dados mais recentes da IATA, as reservas em 1.ª Classe e Executiva estão a registar, mês após mês, um crescimento superior às reservas em classe Económica. Representando somente 3% de todas as reservas, as viagens em classes premium desempenham um papel fundamental nos fluxos de receitas das companhias aéreas. As tarifas premium, que são, em média, cerca de cinco vezes superiores às tarifas económicas, contribuem significativamente – cerca de 15% – para as receitas dos passageiros (excluindo as receitas acessórias), refere a IATA no Economic Report.
Tanto as viagens em classe Económica como em classe Premium apresentam padrões sazonais que influenciam os preços relativos destas classes de cabina. Durante os meses de verão, a procura de tarifas de classe Económica tende a aumentar, à medida que as tarifas da classe Executiva descem no mesmo período, mas recuperam em setembro e por volta de março a maio, assinala o relatório da IATA, adiantando ainda que “este comportamento alinha-se com o ciclo de viagens das empresas”. Isto resulta num pico sazonal de crescimento relativo das tarifas nas viagens Premium em comparação com a classe Económica no segundo e quarto trimestres de um determinado ano.
O crescimento do número de passageiros em todas as classes de cabina registou uma evolução paralela até agosto de 2023. Desde então, as viagens Premium ultrapassaram as viagens em classe Económica. Em maio de 2024, o número de passageiros Premium tinha aumentado 43% desde janeiro de 2023. As viagens em classe Económica, por sua vez, registaram um crescimento de 23% durante o mesmo período. “Este aumento das reservas Premium é particularmente encorajador para o desempenho financeiro das companhias aéreas, dado que as tarifas da 1.ª Classe e da classe Executiva se mantiveram relativamente mais caras nos últimos meses”.
A IATA conclui ainda que “esta tendência positiva pode indicar o ressurgimento das viagens de negócios”.