Foto: Depositphotos.com
Google coloca Portugal entre os destinos mais pesquisados
De acordo com dados do Google Trends, Portugal foi, nos últimos 12 meses, o terceiro país em pesquisas no Google Flights e em julho do corrente ano Portugal está a ser mais pesquisado do que nunca na categoria de destinos turísticos a nível mundial.
Publituris
Conectividade e sustentabilidade são prioridades dos ministros do Turismo da CPLP reunidos em São Tomé
Açores já ostentam Certificação Ouro como Destino Sustentável
Espanha recebe 74 milhões de turistas internacionais até setembro
Turismo do Algarve com agenda de promoção repleta em novembro
Nortravel disponibiliza já cinco circuitos na Europa 2025
Turismo cresce em setembro à custa dos não residentes
MSC Cruzeiros com grande variedade de Grand Voyages para este inverno
Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde forma também jovens guineenses e são-tomenses
EXPLORA I e EXPLORA II voltam às Caraíbas na temporada de inverno
TUI Portugal lança pela primeira vez catálogo “Noivos 2025”
Portugal está em alta nas pesquisas efetuadas no Google, com o país a colocar-se no terceiro lugar nos últimos 12 meses e a liderar no mês de julho quando analisadas as pesquisas na categoria de destinos turísticos a nível mundial.
Analisando os dados disponibilizados pela Google, entre os principais destinos domésticos pesquisados como férias/turismo no ano passado, o Porto surge em primeiro lugar, seguido pela Madeira, destino que por exemplo, atingiu este ano o máximo dos últimos 10 anos em todo o mundo, e os Açores. Neste ranking aparecem ainda Viseu, Funchal, Cascais, Ponta Delgada e Berlengas.
Interessante é o facto de que, ao longo dos últimos anos, o turismo rural, que costumava ser mais procurado nas regiões do interior, começar a registar mais interesse de pesquisa em todo o país.
Já no que diz respeito aos destinos estrangeiro mais procurados pelos portugueses como férias/turismo, destaque para o Brasil, seguido das Maldivas Turquia, Santorini e Bali.
Olhando agora para o que procuram os portugueses, o Google Trends mostra que no ano passado a Disneyland Paris e a Torre Eiffel foram os dois locais turísticos estrangeiros mais pesquisados em Portugal.
A procura pelo luxo
Outra das tendências divulgadas pelas tendências do Google prende-se com o interesse dos viajantes por escapadinhas luxuosas. Contudo, como o custo de vida continua a impactar as finanças das pessoas, quem viaja também pretende uma boa relação custo-benefício., sendo possível ver pelo Google Trends que existem significativamente mais pesquisas por “melhor” do que por “barato” na categoria de viagens.
Em 2024, as pessoas estão a fazer com que o luxo económico aconteça através de experiências de viagem impactantes. Isto inclui por exemplo upgrades — 54% dos viajantes pagariam por upgrades de alojamento e 47% estão dispostos a investir em upgrades nos voos ou em viagens de comboio, desde que não seja excessivamente caro — e pagar mais por uma estadia num hotel boutique ou por uma aventura exclusiva e única.
Outra forma que mostra como a tendência do luxo acessível está a desenvolver-se é através do aumento da popularidade dos “destinos dupes”. Tratam-se de locais mais económicos que têm todo o encanto e o luxo dos seus homólogos mais populares.
Impacto tiveram, igualmente, os eventos desportivos e culturais de grande escala, com 2024 a ser marcado pelo Campeonato da Europa de Futebol da UEFA e Jogos Olímpicos de Verão e a decorrerem consecutivamente na Alemanha e em França, prevendo a Euromonitor que as vendas de pacotes globais de turismo desportivo registem um aumento de 15%, em 2024.
Como resultado deste afluxo de fãs de desporto e música na região, espera-se que o número de viagens aumente – com pessoas vindas de locais tão distantes como a América do Norte a planear viagens para vários países antes e depois destes megaeventos.
Segundo o Google, também a sustentabilidade está “no caminho certo” com as grandes viagens de comboio. O ecoturismo não é uma tendência nova na indústria, mas continua a ser uma prioridade para marcas e consumidores. As viagens de comboio ganharam especial destaque este ano – incluindo viagens noturnas. Este tipo de viagens pode tornar as viagens de longa distância mais convenientes e são uma experiência única por si só.
De acordo com a Euromonitor, o transporte ferroviário é a categoria de viagens que mais cresce em todo o mundo. Trata-se de um crescimento de mais de 35% durante 2023-2024, com um terço dos eco aventureiros a referirem que preferem as viagens de comboio a viagens aéreas.