1º Congresso Mundial Turismo do Interior vai ter lugar em Cáceres em novembro
O 1º Congresso Mundial Turismo do Interior, que acaba de ser apresentado na Sertã, vai ter lugar nos dias 26 e 27 de novembro deste ano em Cáceres, Estremadura (Comunidade Autónoma de Espanha). Portugal irá receber a segunda edição desta iniciativa em 2025.

Publituris
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Na apresentação, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, salientou que “eventos como este constituem uma oportunidade de repensar o turismo no interior”, acrescentando que “é crucial delinear estratégias vocacionadas para as especificidades que o turismo no interior apresenta”.
Por sua vez, Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo do Interior (AITI), afirmou que “o grande desafio é unir empresários dos dois lados da fronteira, Beira Baixa e Estremadura, com o mesmo objetivo: vender o território e o turismo ibérico”.
O Congresso Mundial Turismo do Interior destina-se a empresários e profissionais do turismo, administração local e central e ensino “porque é fundamental unir a vertente académica e empresarial” destacou Miguel Martins da AITI. “Mobilidade e turismo de interior”, “Turismo religioso e espiritualidade ou a “Sustentabilidade do turismo depois de 2023” serão os tópicos para o primeiro dia de congresso, a 26 de novembro. No dia seguinte, serão tema de debate “Recursos e gentes dos territórios de interior”, “Interior é destino?” e “Beira Baixa e Extremadura, que futuro?”.
O Congresso Mundial Turismo do Interior visa refletir sobre a importância e a simbiose do turismo com os destinos do interior, enquanto locais acolhedores, atrativos turísticos, e que requerem atenção, investimento e planeamento para a sua adequada sustentabilidade turística.
Análise da situação atual e perspetivas futuras do turismo interior, análise do turismo interior e suas áreas de interesse: o turista e fluxos turísticos, a estrutura e funcionamento do sistema turístico, o planeamento e desenvolvimento da estratégia do turismo interior, a digitalização, os impactos culturais e sociais causados pela atividade turística, planeamento de ações em matéria turística que visem contribuir para o desenvolvimento social e económico do território do interior, bem como facilitar a cooperação entre os diferentes agentes envolvidos no desenvolvimento turístico dos territórios do interior, são as grandes prioridades deste congresso que rumará a Portugal na sua segunda edição, em 2025.
O congresso terá uma área de exposição para destinos do interior, para que possam apresentar a sua oferta a nível público e empresarial, e com uma área de networking com workshop, que permite fazer contactos, colaborações e contratações.
Entre os oradores portugueses contam-se João Lobo, presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo do Interior, Eduardo Tavares, presidente da Câmara Municipal de Alfandega da Fé, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, Alexandre Marto, CEO do United Hotels of Portugal, Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, e André Gomes, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve. Contará igualmente com presença de entidades espanholas, europeias, do Turismo da ONU, da Polónia, Azerbaijão, Egito, Guiné Equatorial, Irão, do México e Peru.