Hotusa regista EBITDA de 102M€ no primeiro semestre de 2024
O EBITDA registado pelo grupo hoteleiro no primeiro trimestre deste ano representa um aumento de 34% em relação ao período homólogo de 2023, que detinha o melhor valor deste indicador até à data.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O grupo Hotusa atingiu os 102 milhões de euros de EBITDA – resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações – no primeiro semestre de 2024.
O resultado representa um aumento de 34% em relação ao primeiro semestre do ano passado, que representava o melhor registo até à data. Nesse primeiro semestre de 2023, o crescimento foi de 66% em relação a 2022, com 76 milhões de euros de EBITDA.
O volume de negócios do grupo ascendeu a 703 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mais 10% do que no mesmo período de 2023. No ano passado, as receitas totalizaram 637 milhões de euros, mais 37% do que em 2022.
Em comunicado o grupo atribui os valores deste primeiro semestre a três fatores: “uma política de expansão consolidada e sustentada”; “a evolução favorável da procura ao longo do ano” e a um “rigoroso controlo de custos, que permitiu uma melhoria significativa das margens”.
Apesar dos resultados, Amancio López Seijas, presidente do Grupo Hotusa, refere que “dada a tendência atual, encaramos o segundo semestre de 2024 com um otimismo cauteloso”.
O presidente sublinha que têm presente que o modelo de crescimento do grupo “deve continuar a basear-se na aposta na digitalização e no desenvolvimento tecnológico, na atração e formação de talentos, na melhoria contínua dos nossos produtos e no desafio de manter um crescimento sustentado em que a expansão internacional desempenha um papel cada vez mais importante”.
O grupo hoteleiro espanhol concentra 10% da sua oferta de alojamento em Portugal, onde detém 25 hotéis.
A sua estrutura está organizada em três unidades de negócio: a unidade de serviços hoteleiros, integrada sob a égide da Keytel; a unidade de distribuição, que opera como Restel e comercializa mais de 125.000 estabelecimentos à escala mundial; e a área de exploração hoteleira, a Eurostars Hotel Company, que atualmente conta com mais de 260 unidades hoteleiras em 19 países.