Candidaturas aos “Best of Wine Tourism 2025” decorrem até 17 de julho
Os “Best of Wine Tourism” distinguem serviços de enoturismo que se diferenciem pela excelência das instalações, qualidade do acolhimento, originalidade e inovação da oferta.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Decorre até ao dia 17 de julho, mais uma edição do concurso para atribuição dos prémios Best Of Wine Tourism Awards, uma iniciativa desenvolvida desde 2003 pela Great Wine Capitals Global Network – Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos, na qual o Município representa o Porto e as regiões vinícolas do Douro e Vinhos Verdes.
As entidades que promovam atividades de enoturismo na região do Porto, Douro e Vinhos Verdes podem concorrer a estes prémios em sete categorias distintas: Alojamento, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras, Práticas Sustentáveis, Experiências Gastronómicas e Serviços de Enoturismo.
Serão premiados os serviços de enoturismo que se diferenciem pela excelência das instalações, qualidade do acolhimento, originalidade e inovação da oferta, em cada uma das referidas categorias.
Numa segunda fase, o vencedor de cada categoria entra na competição internacional, sendo candidato a um prémio global, atribuído por um júri composto por representantes das cidades/regiões membro desta rede: Adelaide-South Australia (Austrália), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Cape Town-Cape Winelands (África do Sul), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), S. Francisco-Napa Valley (EUA), Valparaíso-Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália).
O vencedor internacional será divulgado no jantar de encerramento da Assembleia Geral Anual das Great Wine Capitals, que este ano se realiza de 20 a 24 de outubro, em Verona (Itália).
Irá ainda decorrer o People’s Choice Award, para que o público, através de plataforma online, possa também votar no preferido.
A cerimónia oficial de entrega destes prémios vai ocorrer no Porto, em fevereiro de 2025.
De referir que este concurso constitui uma oportunidade para as entidades promoverem e comunicarem a sua marca nos setores do turismo e do vinho, pela atenção mediática dada à competição e aos seus premiados. Os vencedores do concurso beneficiam, ainda, da possibilidade de integrar esta rede de enoturismo de âmbito mundial e usufruir da partilha de experiências e de boas práticas.
“O enoturismo é um segmento privilegiado na nossa estratégia para o desenvolvimento e sustentabilidade do destino, pela relevância que tem para a promoção dos nossos vinhos e paisagens, mas também para o desenvolvimento económico e cultural de toda a região”, refere a vereadora do Pelouro do Turismo e da Internacionalização.
Catarina Santos Cunha considera, por isso, que “que estes prémios são uma oportunidade ímpar para reconhecer e celebrar a excelência e a inovação da nossa oferta de enoturismo, e de posicionar o Porto e a região como destino enoturístico de referência a nível mundial”.
O formulário de candidatura e as regras do concurso podem ser consultados aqui.