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TAAG retoma voos sazonais para o Porto a 17 de dezembro

Os voos sazonais da TAAG entre Luanda e o Porto regressam a 17 de dezembro e vão apresentar preços desde 661,89 euros.

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A TAAG anunciou que, a 17 de dezembro, vai retomar a operação sazonal para a cidade Invicta, voltando a ligar Luanda, capital angolana, ao Porto, informou a companhia aérea angolana, em nota enviada à imprensa.

“A partir do dia 17 de dezembro poderá viajar para a Cidade Invicta e vice-versa, rever a sua família e amigos, e colecionar mais momentos especiais com a TAAG”, lê-se na informação divulgada.

As viagens da TAAG entre Luanda e o Porto vão apresentar preços a partir de 661,89 euros, mas, por enquanto, os voos ainda não se encontram disponíveis para reserva no website da companhia aérea.

As partidas de Luanda acontecem nos dias 17, 19, 20 e 21 de dezembro, com saída pelas 23h30, bem como a 3, 4, 7 e 9 de janeiro de 2025, também às 23h30, enquanto as partidas do Porto estão previstas para os dias 18, 20, 21 e 22 de dezembro, às 09h20, bem como a 4, 5, 8 e 10 de janeiro de 2025, também às 09h20.

 

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Quinta do Convento de São Pedro das Águias reforça programa de enoturismo

A Kranemann Wine Estates apostou num novo programa de enoturismo permanente na Quinta do Convento de São Pedro das Águias que inclui provas e visitas à propriedade. O objetivo passa por criar uma experiência imersiva no património vitivinícola e na história do convento da quinta, que pertencia à Ordem de Císter.

A Quinta do Convento de São Pedro das Águias, cujas raízes remontam ao século XII, reforçou o seu programa de enoturismo com visitas e provas.

Este novo programa, disponível em permanência e sob reserva, conta com a coordenação da especialista de enoturismo Alessandra Marc, e surge após a aquisição desta propriedade localizada em Tabuaço pela Kranemann Wine Estates, em 2018.

Em comunicado, a empresa dá conta de que este programa “permite o acesso a uma experiência imersiva na história do convento, no património vitivinícola e nos vinhos” produzidos na quinta, nomeadamente de Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro e Porto.

Este inclui visitas e provas harmonizadas com produtos da região, que podem ser agendadas diariamente das 9h00 às 17h30.

No caso das provas, existem várias opções dentro do DOC Douro e Porto, com a opção de três vinhos à escolha do cliente (35 euros), quatro vinhos (50 euros) e cinco vinhos (70 euros). A quinta destaca ainda a “solução premium”, que inclui uma masterclass com a enóloga Maria Susete Melo de seis vinhos por 120 euros. As provas são acompanhadas por tábua de queijos, pão caseiro, compotas e azeite extra virgem, produzido na quinta.

Já no caso das visitas, estas são centradas na história do convento da quinta, um antigo mosteiro da Ordem de Císter, prosseguindo pelos vinhedos, onde é dado a conhecer o processo de vinificação. A experiência termina com uma prova de vinhos e um brinde no convento.

As reservas devem ser feitas para o email [email protected] ou para o contacto 912386690.

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Confiança no desempenho turístico atinge valor mais elevado desde 2016, apura IPDT

Segundo o 71.º Barómetro do Turismo do IPDT, os profissionais do setor acreditam num verão promissor em 2024 para Portugal e antecipam um crescimento da procura externa, principalmente do mercado dos EUA.

A 71ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo apurou que o nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu os 84,2 pontos, o segundo valor mais elevado registado desde abril de 2016, com os profissionais do setor turístico a  anteciparem um verão promissor em 2024 para Portugal.

“Em março, o nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu os 84,2 pontos, o segundo valor mais elevado registado desde abril de 2016 e um acréscimo em relação ao valor apresentado na edição passada, em outubro de 2023. Refira-se, também, que as últimas seis edições do Barómetro do Turismo retratam um crescimento do indicador e a recuperação do nível de confiança no setor no pós-pandemia, que, desde a edição de maio de 2022, se encontra acima dos 80 pontos”, lê-se num comunicado divulgado pelo IPDT, esta quinta-feira, 27 de junho.

Os profissionais do setor preveem também “um crescimento significativo no emprego, na procura externa e na atividade turística, com pontuações entre 59 e 63, numa escala total de 100”.

No que diz respeito aos mercados externos, as perspectivas são igualmente positivas, com sete em cada 10 respondentes a considerar que o mercado externo vai registar um aumento do número de turistas, de dormidas, de receitas e também de RevPar (Revenue per Available Room, ou seja, receita por quarto disponível) nos próximos meses, revelando um crescimento mais acentuado do que a procura interna.

“Comparando com o verão de 2023, 84% dos respondentes consideram que o mercado norte-americano irá aumentar a sua representatividade como mercado emissor de turistas no verão de 2024, liderando no crescimento dos principais mercados emissores”, acrescenta o IPDT, revelando que também o Canadá (69%), Brasil (66%) e Espanha (58%) são vistos como mercados que vão apresentar crescimento.

Já o mercado nacional deverá “manter um desempenho semelhante ao período homólogo em análise”, com cerca de metade dos respondentes a considerarem que o mercado interno vai registar “um aumento das receitas e do RevPar no verão de 2024, comparativamente com o de 2023”, sendo que a mesma percentagem indica que “o número de turistas e de dormidas de origem interna vai manter-se”.

Os mercados japonês, italiano e alemão deverão igualmente “manter um desempenho semelhante ao do verão passado”, sendo que, no caso do mercado alemão, em específico, 30% dos respondentes preveem a possibilidade de um ligeiro decréscimo.

De acordo com os membros do painel que responderam a esta edição do Barómetro do IPDT, sol e mar (34%), gastronomia e vinhos (18%), e património (13%) serão os três principais produtos turísticos de eleição no verão de 2024, com a natureza, cultura, saúde e bem-estar, eventos e desporto a surgirem também referidos, embora com menor destaque.

O Barómetro do IPDT foi também saber quais são as expectativas relativamente às prioridades políticas do novo Governo no que respeita ao setor do turismo, com a redução da carga fiscal a liderar as expectativas de mais de 60% dos inquiridos.

“Além disso, mais de 40% dos inquiridos destacou a necessidade de decisão governamental em relação à localização do novo aeroporto de Lisboa”, concluiu também o Barómetro do IPDT.

No que concerne às restantes prioridades, 31% dos respondentes apontam a necessidade de reforço das campanhas e linhas de apoio para a promoção turística, de modo a fomentar a notoriedade, a mesma percentagem dos que consideram que a retenção e captação de novos talentos  também deve ser uma prioridade, nomeadamente através do aumento salarial, da melhoria das condições de trabalho e de outros benefícios.

Por fim, refere ainda o IPDT, a aposta nas acessibilidades (apontada por 28% dos participantes) não deverá ser negligenciada, propondo-se “um maior investimento nas infraestruturas aeroportuárias e ferroviárias em todo o país”.

A 71ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT decorreu entre 26 de março e 2 de abril de 2024, onde se obteve um total de 51 respostas válidas, de profissionais em funções de direção e administração em várias áreas que integram o setor do turismo.

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Portugal e Brasil disponíveis para apoiar países lusófonos a criarem Geoparques da UNESCO

A diretora do departamento de desenvolvimento do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, participou no 1.º Fórum Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa, que decorreu no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

A diretora do departamento de desenvolvimento do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, disse esta quarta-feira, 26 de junho, que Portugal e o Brasil podem apoiar os países lusófonos a criarem e certificarem Geoparques da UNESCO, num processo exigente mas que traz diversas vantagens ao turismo.

“Podemos ajudar outros países a fazerem o processo, um processo exigente que implica também um empenhamento político e das comunidades”, afirmou a responsável portuguesa, durante o 1.º Fórum Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa, que decorreu no estado brasileiro do Rio Grande do Norte e no qual Teresa Ferreira participou por videoconferência.

Segundo a Lusa, Portugal e o Brasil são atualmente os únicos países de língua portuguesa que contam com Geoparques reconhecidos pela UNESCO, concretamente o Geoparque Naturtejo, Arouca, do arquipélago dos Açores, Terras de Cavaleiros, Estrela e Oeste, aos quais se juntam outros seis no Brasil. Atualmente, existem 213 Geoparques Mundiais da UNESCO em 48 países.

Teresa Ferreira detalhou que os territórios que têm este reconhecimento têm de cumprir um conjunto de normas e requisitos em três áreas principais e atuação, nomeadamente geoconservação, proteção do património geológico, a geoeducação através do envolvimento com as comunidades que vivem nesses territórios e o geoturismo, sendo avaliados de quatro em quatro anos.

Teresa Ferreira considerou ainda que estes Geoparques trazem também uma importante componente para o turismo, uma vez que ajudam a descentralizar a oferta e a procura turística.

“Os geoparques em Portugal têm esse grande potencial de dispersar fluxos de turistas para regiões que precisam dessa dinâmica”, defendeu, sublinhando ainda as componentes de sustentabilidade e desenvolvimento responsável que estes Geoparques também acarretam.

Neste fórum ficou ainda o compromisso de Portugal receber, em 2026, o segundo Fórum Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa.

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Etihad Airways abre voos para Bali

A Etihad Airways passou a disponibilizar quatro voos por semana para Bali, na Indonésia, operados num avião Boeing 787-9 Dreamliner, com 28 assentos em classe Business e 262 assentos em Economy.

A Etihad Airways já abriu os voos para Bali, disponibilizando quatro ligações aéreas por semana entre Abu Dhabi e esta ilha da Indonésia, conhecida pelas praias e clima tropical, informou a companhia aérea.

Numa nota informativa divulgada esta quinta-feira, 27 de junho, a Etihad Airways explica que os voos para Bali são realizados num avião Boeing 787-9 Dreamliner, com 28 assentos em classe Business e 262 assentos em Economy.

‌”Esses voos são programados para chegar a Bali pela manhã, permitindo que passe o resto da tarde a aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer”, acrescenta a companhia aérea, na informação divulgada.

Além de Bali, a Etihad Airways abriu também novos voos para vários destinos sazonais de verão, a exemplo de Nice, em França; Málaga, em Espanha; e Antalya, na Turquia, além do regresso da companhia aérea às ilhas gregas de Mykonos e Santorini.

A Etihad Airways refere ainda que estes novos destinos vieram elevar “o número total de rotas operacionais neste verão para 76”.

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MSC World America vai ter o maior Yacht Club da MSC Cruzeiros

O MSC World America, que vai ser inaugurado em abril de 2025 e que após a inauguração vai ficar colocado nas Caraíbas, conta com sete bairros a bordo, um dos quais será inteiramente dedicado ao Yacht Club, disponibilizando 152 camarotes.

O MSC World America, novo navio da MSC Cruzeiros que vai ser inaugurado em abril de 2025, vai contar com o maior Yacht Club entre os navios da frota da companhia de cruzeiros, informou a companhia de cruzeiros, em comunicado.

Segundo a MSC Cruzeiros, o navio, que após a inauguração vai ficar colocado nas Caraíbas, conta com sete bairros a bordo, um dos quais será inteiramente dedicado ao Yacht Club, disponibilizando 152 camarotes.

“Um dos sete distritos distintos do navio — o MSC Yacht Club — oferece um santuário isolado dentro da emoção do navio. Os passageiros de um dos 152 camarotes luxuosos podem desfrutar de um serviço personalizado incomparável e de espaços exclusivos para os viajantes mais exigentes”, destaca a MSC Cruzeiros.

O Yacht Club do MSC World America conta também com um amplo espaço exterior que se prolonga por dois decks e que inclui bar e churrascaria, piscina exterior, banheira de hidromassagem e cabanas exteriores.

Entre os 152 camarotes do Yacht Club encontram-se também as Owner Suítes, que contam com vários quartos, terraço exterior, banheira de hidromassagem e uma área de refeições ao ar livre. Além destas, há também várias suítes duplex que abrangem dois decks e que são ideais para famílias.

“O MSC World America vai levar o nosso produto MSC Yacht Club para novos patamares com o maior MSC Yacht Club no mercado norte-americano. Com comodidades exclusivas, serviço de alto-nível e benefícios luxuosos, o MSC Yacht Club oferece umas férias tranquilas para os passageiros que preferem ter uma experiência de cruzeiro mais relaxante e isolada, mas que ainda assim têm acesso à animação do entretenimento do navio, restaurantes de especialidade e outras comodidades. Os passageiros do MSC Yacht Club no MSC World America terão acesso à Ocean House na Ocean Cay MSC Marine Reserve, proporcionando uma experiência de alto nível na nossa ilha privada das Bahamas, com uma praia e restaurantes privados, juntamente com um serviço personalizado”, explica Cristian Comirla, Brand Performance Director do MSC Yacht Club.

A MSC Cruzeiros recorda que o Yacht Club é um conceito que foi introduzido nos navios da companhia desde 2008 e que oferece um serviço incomparável desde o momento do check-in, com embarque prioritário, uma equipa de concierge dedicada, serviço de mordomo disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, serviço de quarto premium e áreas privadas.

A bordo, os passageiros do MSC Yacht Club terão acesso a áreas privadas, incluindo o Top Sail Lounge, onde poderão desfrutar de vistas panorâmicas cativantes sobre o oceano enquanto desfrutam de bebidas artesanais,canapés gourmet e sobremesas. O restaurante do MSC Yacht Club apresenta um menu com serviço de cinco estrelas e uma seleção dos melhores vinhos com serviço de sommelier à disposição.

Quando começar a navegar, em abril de 2025, o MSC World America vai navegar nas Caraíbas, incluindo escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas, que está a ser sujeita a melhorias, incluindo a ampliação do restaurante e bar Ocean House, que vai ser exclusiva para passageiros Yacht Club.

 

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Última oportunidade para votar nos Publituris Portugal Travel Awards 2024

Terminam hoje as votações para os Publituris Portugal Travel Awards 2024. Vote em https://premios.publituris.pt/travel/2024/.

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As votações para os Publituris Portugal Travel Awards 2024 terminam esta quinta-feira, 27 de junho.

Durante o dia de hoje ainda poderá ir a https://premios.publituris.pt/travel/2024/ e votar nos 177 nomeados para as 22 categorias.

As categorias são:
Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Haverá ainda a lugar à entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do jornal Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de julho, a partir das 19h00, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Os vencedores resultarão de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

Agora, visite https://premios.publituris.pt/ e vote.

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Hotelaria

Verdelago investe 52,2M€ na construção de hotel com assinatura da Marriot

O futuro hotel de cinco estrelas inserido no Verdelago Resort, em Altura, conta com a assinatura da Marriot, num total de 197 quartos. Após um investimento de 52,2 milhões de euros, espera-se que o hotel abra portas na primavera de 2027.

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A Verdelago – Sociedade Imobiliária S.A. já começou a construção do futuro hotel de cinco estrelas do Verdelago Resort, cuja primeira pedra foi lançada esta quarta-feira, 26 de junho.

A empresa dá conta em comunicado de que este hotel representa um investimento de 52,2 milhões de euros, esperando-se que esteja concluído na primavera de 2027.

Com a assinatura da Marriot, este novo hotel vai contar com 197 quartos, dos quais seis são suites inseridas no meio do pinhal, contando por isso com a designação Forest Suites. Espera-se que a construção deste hotel contribua para a criação de mais de 200 postos de trabalhos diretos, que se somam aos cerca de 300 postos criados na exploração turística do resort.

Créditos: DR

O Verdelago Resort aposta numa “forte componente de sustentabilidade”, como a empresa refere em nota de imprensa, “quer ao nível arquitetónico e de construção, quer de energia, abastecimento de água e na futura operação turística”, tendo aderido à certificação Green Globe.

O projeto é constituído por 86 hectares de terreno, dos quais apenas 8,7% contam com edificação. Os restantes 70 hectares são compostos por vegetação e incluem um Parque Verde de Recreio e de Lazer com cerca de 42 hectares, uma reserva natural em frente do mar com 24 hectares, áreas de interpretação ambiental, conservação e promoção do habitat e um lago com dois hectares.

Créditos: DR

O Verdelago tem também uma componente de imobiliário com 340 unidades residenciais, entre apartamentos, villas e townhouses, construídos em diferentes fases. Destas unidades, 92 estão atualmente em exploração turística.

Desde o início do projeto, a empresa refere que os principais clientes são nacionais. Entre os clientes internacionais, destacam-se os mercados de Espanha, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia.

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TAP regressa a Manaus a partir de 4 de novembro

A TAP vai abrir, a partir de 4 de novembro, três voos por semana para Manaus, com escala em Belém, destino para onde a companhia aérea já tinha voado entre 2014 e 2016.

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A TAP vai retomar os voos para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, a partir de 4 de novembro, informou a companhia aérea de bandeira nacional, indicando que a operação vai contar com três voos por semana, com escala em Belém.

Segundo um comunicado da TAP, os voos para Manaus vão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, aumentando o número de rotas da companhia aérea nacional no Brasil para um total de 15.

“O Brasil é estratégico para a TAP e o regresso do nosso voo para Manaus é mais um sinal de que vamos continuar a investir no desenvolvimento das nossas operações naquele país. Recentemente lançámos uma nova rota para Florianópolis e vamos terminar este ano com, pelo menos, 15 rotas para o Brasil, números recordes da companhia no país irmão”, sublinha Luís Rodrigues, CEO da TAP, citado no comunicado divulgado.

Na informação enviada à imprensa, a TAP recorda que esta operação representa um regresso a um destino para onde já tinha voado no passado e que esteve na rede da companhia aérea entre 2014 e 2016.

“O nosso objetivo é trazer cada vez mais turistas para o Brasil, não só de Portugal, mas de todo o mundo para onde a TAP voa, e disponibilizar mais de 60 destinos na Europa e África, que também podem ser voados pelos brasileiros via Lisboa e Porto. Queremos continuar a ser a principal Companhia aérea internacional no Brasil”, acrescenta Luís Rodrigues.

Os bilhetes para os voos de Manaus já estão disponíveis para compra e podem ser adquiridos aqui ou nas agências de viagens, apresentando preços a partir de 599 euros para viagens de ida e volta.

Recorde-se que, durante o verão europeu, a TAP conta com 95 voos semanais para o Brasil, uma média de 13 voos por dia, com saídas de 13 capitais de estados brasileiros, apesar da suspensão temporária das ligações a Porto Alegre.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus são as cidades brasileiras que contam com voos da TAP, num total de 13 rotas, às quais se juntam outras duas para São Paulo e Rio de Janeiro, desde o Porto.

 

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Soltrópico anuncia novidades para o fim de ano na Madeira e Porto Santo

O operador turístico Soltrópico, juntou os agentes de viagens, esta terça-feira, no Espaço da Madeira, em Lisboa, para um momento de convívio e network a que designou de “Arraial de São João – Porto Santo, mas também para fazer o ponto da situação da sua operação charter e regular para a região, e apresentar as novidades da programação. Entre as novidades, destaque para o anúncio das operações de fim de ano para o Funchal e Porto Santo, que estarão disponíveis no mercado próximos dias.

A Soltrópico, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira (APM), promoveu, no Posto de Informação e Turismo da Madeira, em Lisboa, o Arraial de São João – Porto Santo, com agentes de viagens, que serviu para, conforme disse aos jornalistas, Sandro Lopes, diretor de vendas do operador turístico, “fazer uma ativação de marca juntamente com a Madeira, trazer os agentes de viagens para conhecer a Casa da Madeira em Lisboa, que tem uma decoração muito interessante,  experienciar a região, e ao mesmo tempo ter o feedback dos nossos clientes em relação ao nosso serviço”.

Sandro Lopes aproveitou a ocasião para anunciar a operação de fim de ano para a Madeira e Porto Santo, que estará disponível no mercado nos próximos dias.  Para o Funchal, onde a Soltrópico estará sozinha, a operação do Réveillon terá saídas de Lisboa e do Porto no dia 28 de dezembro e não a 29 como habitualmente acontecia, com regressos a 1 de janeiro e não a 2, em estadas de quatro noites.

Já para o Porto Santo, o que acontece pelo segundo ano, o responsável da Soltrópico revelou que, em parceria com a Abreu, irá realizar um voo à partida de Lisboa, dia 30 de dezembro, em estada de três noites. Trata-se, segundo Sandro Lopes, de “um produto que tem tido algum crescimento, também porque Funchal tem cada vez mais procura e, as famílias portuguesas também procuram, dentro deste ambiente de um clima muito ameno e positivo, outras opções e Porto Santo, com algumas atividades e com um período de descanso bastante interessante”.

Para o Réveillon no Porto Santo, o operador turístico vai trabalhar com todas as unidades hoteleiras da ilha, mas de acordo com o responsável, “sabemos que a procura recai maioritariamente sobre hotéis que permitem o tudo incluído ou que tenham uma festa mais alargada, que é o caso do Vila Baleira, que oferece uma festa até mais tarde e tem o fogo de artifício no areal”.

As “dores de cabeça” do aeroporto de Lisboa

Aos jornalistas, Sandro Lopes fez ainda um balanço, até ao momento, da operação de verão para aquela região, tendo afirmado que “está a correr bem, dentro do normal, com maior volume para o Porto Santo na nossa programação, como é lógico”.

No entanto, explicou o diretor de vendas da Soltrópico, “este ano temos tido algumas dificuldades  no que concerne a tudo o que é slots no aeroporto de Lisboa, o que nos obrigou a fazer uma adaptação na programação, e a dividir a alocação que tínhamos prevista de Lisboa entre sexta, sábado e domingo, o que nos trouxe-nos algumas dificuldades acrescidas”, mas mesmo assim “estamos a conseguir uma boa ocupação e, sobretudo, deixa-nos muito contentes porque é uma operação que queremos muito continuar e aumentar, caso assim a capacidade hoteleira nos permita”. Não obstante, neste momento “estamos acima da performance do ano passado”, ou seja “10% acima”.

Assim, a operação do Porto, que já começou e decorrerá até finais de setembro, são dois voos ao domingo, e a de Lisboa, com a TAP, que também já teve início e vai até meados de outubro, pela questão do aeroporto, uma parte é ao domingo, outra ao sábado e outra à sexta-feira. “Não são os normais lugares de garantia em que podemos devolver caso não sejam vendidos, são lugares que estão garantidos como se fosse num charter normal”, esclareceu.

Com maior procura para o Porto Santo no verão e maior oferta, nomeadamente com a entrada de novos operadores aéreos, será que a Soltrópico, tem sentido alguma dificuldade na contratação de alojamento, que não aumentou? “Digamos que é um processo que eu considero natural, mas nós já temos uma grande contratação, ou um histórico de contratação com os operadores hoteleiros há muitos anos, é natural que, tendo em conta a capacidade aérea que pretendemos colocar no mercado, que consigamos bloquear o espaço necessário para assim proteger o mercado”, sublinhou, para apontar que “em termos dos hotéis mais vocacionados para as férias das famílias, que permitem um all  inclusive, ou estar mais em cima da praia, eu diria que nós e os restantes operadores turísticos nacionais, temos salvaguardado o nosso espaço pelo todo o histórico que nós temos feito ao longo dos anos”.

Operação de verão: crescimento a dois dígitos

Ao fazer um balanço das outras operações de verão do operador turísticos, o responsável destacou que “começámos o ano e tivemos um sentimento de muita surpresa pelo arranque a um ritmo tão elevado, com as vendas antecipadas, no entanto, por volta de maio, o ritmo estagnou um pouco, mas também diria que é um pouco o reflexo do comportamento do consumidor português em consumir antecipadamente para ter acesso a melhores preços, ao quarto que deseja, nos horários que deseja e, portanto, é um reflexo da melhoria do nosso consumo”.

De uma forma geral, adiantou Sandro Lopes, “neste momento estamos a crescer a dois dígitos”, embora o operador turístico tenha “alguns destinos de verão que ainda precisamos de trabalhar para compor mais, nomeadamente Marrocos, mas, de resto, são produtos que estão perfeitamente em linha com a nossa expectativa”, concluiu.

A oferta gastronómica (além de ter sido saboreada pelos presentes), cultural e turística do arquipélago da Madeira, foi apresentada por Catarina Pereira, da Associação de Promoção da Madeira.

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Les Roches abre formação em gestão de campos de golfe

A formação especializada em gestão de campos de golfe da Les Roches vai ser ministrada no campus de Marbella, em Espanha, e arranca em setembro.

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A escola de gestão hoteleira Les Roches vai abrir, em setembro, uma formação especializada em gestão de campos de golfe, que vai estar disponível no estabelecimento de Marbella, em Espanha, informou a instituição de ensino superior, em comunicado.

“Os estudantes obterão uma compreensão abrangente da vasta e variada indústria do golfe num ambiente de golfe fundamental. Os módulos de estudo centrar-se-ão na gestão, conceção e manutenção de campos, bem como na organização e comercialização de torneios de golfe”, indica a Les Roches, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 26 de junho.

Este curso prevê 75 horas de aulas práticas, terminando com uma visita a Miami, destino que, a par de Málaga, é considerado um dos principais a nível mundial para a prática do golfe.

“A indústria do golfe é um dos grandes motores da província de Málaga, tanto pela sua atratividade como pelo impacto que tem na economia e na criação de emprego. No ano passado, foi escolhida para acolher um dos torneios mais importantes e prestigiados do mundo, a Solheim Cup, deixando um retorno de 29,1 milhões de euros na cidade. Este é apenas um exemplo do que está para vir neste sector: a necessidade de profissionais para preservar e desenvolver a oferta de Marbella em torno do golfe. A direção e a gestão deste desporto implicam a análise e o estudo de tudo o que o rodeia”, afirma Carlos Díez de La Lastra, CEO de Les Roches.

A formação conta com um corpo docente compostos por nomes reconhecidos do setor do golfe, a exemplo de Gonzalo Sánchez García, Javier Reviriego Boveda, Eugenio Rezola Murua, Emma García ou Alicia Garrido.

Recorde-se que Espanha é um dos destinos mais populares para os entusiastas do golfe de todo o mundo, acolhendo cerca de 1,2 milhões de turistas de golfe por ano, o que se traduz num volume de negócios de mais de 12 000 milhões de euros.

 

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