Grécia quer reduzir número de navios de cruzeiro que fazem escala nas suas ilhas
A Grécia quer limitar o número de navios de cruzeiro que fazem escala nas suas ilhas populares a partir do próximo ano, a fim de reduzir o impacto do turismo de massa, anunciou o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O elevado número de cruzeiros coloca grande pressão em ilhas turísticas gregas como Santorini. Cerca de 800 navios passaram pela ilha o ano passado, representando quase 1,3 milhão de passageiros. Resta determinar até que ponto estes passageiros contribuem para o setor do turismo, disse o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, que anunciou a possibilidade de limitar o número de navios de cruzeiro que fazem escala nas ilhas gregas populares a partir do próximo ano, a fim de reduzir o impacto do turismo de massa.
O número de pontos de amarração poderá ser limitado e poderá ser lançado um concurso para os lugares disponíveis, acrescentou.
O turismo representa atualmente um quarto da economia grega e o país bateu todos os recordes turísticos desde o fim da pandemia de Covid-19. Em 2023, a Grécia acolheu 32,7 milhões de turistas, mais 18% que no ano anterior. O número de turistas também aumentou um quarto durante o primeiro trimestre de 2024. Os cruzeiros renderam um total de 874 milhões de euros em 2023, quase o dobro de 2022, refira-se.