Grécia quer reduzir número de navios de cruzeiro que fazem escala nas suas ilhas
A Grécia quer limitar o número de navios de cruzeiro que fazem escala nas suas ilhas populares a partir do próximo ano, a fim de reduzir o impacto do turismo de massa, anunciou o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O elevado número de cruzeiros coloca grande pressão em ilhas turísticas gregas como Santorini. Cerca de 800 navios passaram pela ilha o ano passado, representando quase 1,3 milhão de passageiros. Resta determinar até que ponto estes passageiros contribuem para o setor do turismo, disse o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, que anunciou a possibilidade de limitar o número de navios de cruzeiro que fazem escala nas ilhas gregas populares a partir do próximo ano, a fim de reduzir o impacto do turismo de massa.
O número de pontos de amarração poderá ser limitado e poderá ser lançado um concurso para os lugares disponíveis, acrescentou.
O turismo representa atualmente um quarto da economia grega e o país bateu todos os recordes turísticos desde o fim da pandemia de Covid-19. Em 2023, a Grécia acolheu 32,7 milhões de turistas, mais 18% que no ano anterior. O número de turistas também aumentou um quarto durante o primeiro trimestre de 2024. Os cruzeiros renderam um total de 874 milhões de euros em 2023, quase o dobro de 2022, refira-se.