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Turismo da ONU quer integração da biodiversidade nas políticas nacionais do setor

Embora 95% das políticas nacionais de turismo reconheçam a natureza como um bem primário para o setor, muitas vezes faltam planos detalhados para práticas de gestão sustentável, revela um novo relatório do Turismo da ONU.

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Turismo da ONU quer integração da biodiversidade nas políticas nacionais do setor

Embora 95% das políticas nacionais de turismo reconheçam a natureza como um bem primário para o setor, muitas vezes faltam planos detalhados para práticas de gestão sustentável, revela um novo relatório do Turismo da ONU.

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O relatório “A Integração da Biodiversidade nas Políticas Nacionais de Turismo”, que acaba de ser publicado pelo Turismo da ONU, explora a intrínseca relação entre os dois setores, que engloba a diversidade dentro das espécies, entre espécies e de ecossistemas. Avalia como 80 políticas nacionais de turismo incorporam valores de biodiversidade e visa aprofundar a compreensão das referências à biodiversidade nessas políticas.

O documento compreende quatro subsecções detalhadas que examinam a integração da biodiversidade nas narrativas e declarações políticas, programas estratégicos e compromissos de monitorização. Ao fornecer informações sobre a amplitude e profundidade dos atuais esforços de integração, serve, segundo o Turismo da ONU, como um recurso valioso para os decisores políticos, as partes interessadas e a comunidade global, apelando a novas ações para um futuro sustentável.

O Secretário-Geral da organização, Zurab Pololikashvili, afirma que, “como guardiões dos recursos naturais da Terra, é crucial que promovamos uma relação harmoniosa entre o turismo e o ambiente”, para acentuar que esta publicação não só destaca a interdependência da biodiversidade e do turismo, como também sublinha o papel essencial que políticas bem integradas desempenham na garantia de um futuro sustentável para todos.

Este novo relatório surge como parte dos compromissos assumidos na Conferência da ONU sobre Biodiversidade COP-15, realizada em Montreal em dezembro de 2022, onde foi adotado o histórico Plano de Biodiversidade. Além disso, o relatório complementa a publicação recentemente lançada “Nature Positive Travel & Tourism Action” amplificando o impulso para práticas ambientalmente responsáveis ​​no setor do turismo.

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Créditos: DR

Hotelaria

Verdelago investe 52,2M€ na construção de hotel com assinatura da Marriot

O futuro hotel de cinco estrelas inserido no Verdelago Resort, em Altura, conta com a assinatura da Marriot, num total de 197 quartos. Após um investimento de 52,2 milhões de euros, espera-se que o hotel abra portas na primavera de 2027.

A Verdelago – Sociedade Imobiliária S.A. já começou a construção do futuro hotel de cinco estrelas do Verdelago Resort, cuja primeira pedra foi lançada esta quarta-feira, 26 de junho.

A empresa dá conta em comunicado de que este hotel representa um investimento de 52,2 milhões de euros, esperando-se que esteja concluído na primavera de 2027.

Com a assinatura da Marriot, este novo hotel vai contar com 197 quartos, dos quais seis são suites inseridas no meio do pinhal, contando por isso com a designação Forest Suites. Espera-se que a construção deste hotel contribua para a criação de mais de 200 postos de trabalhos diretos, que se somam aos cerca de 300 postos criados na exploração turística do resort.

Créditos: DR

O Verdelago Resort aposta numa “forte componente de sustentabilidade”, como a empresa refere em nota de imprensa, “quer ao nível arquitetónico e de construção, quer de energia, abastecimento de água e na futura operação turística”, tendo aderido à certificação Green Globe.

O projeto é constituído por 86 hectares de terreno, dos quais apenas 8,7% contam com edificação. Os restantes 70 hectares são compostos por vegetação e incluem um Parque Verde de Recreio e de Lazer com cerca de 42 hectares, uma reserva natural em frente do mar com 24 hectares, áreas de interpretação ambiental, conservação e promoção do habitat e um lago com dois hectares.

Créditos: DR

O Verdelago tem também uma componente de imobiliário com 340 unidades residenciais, entre apartamentos, villas e townhouses, construídos em diferentes fases. Destas unidades, 92 estão atualmente em exploração turística.

Desde o início do projeto, a empresa refere que os principais clientes são nacionais. Entre os clientes internacionais, destacam-se os mercados de Espanha, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia.

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TAP regressa a Manaus a partir de 4 de novembro

A TAP vai abrir, a partir de 4 de novembro, três voos por semana para Manaus, com escala em Belém, destino para onde a companhia aérea já tinha voado entre 2014 e 2016.

A TAP vai retomar os voos para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, a partir de 4 de novembro, informou a companhia aérea de bandeira nacional, indicando que a operação vai contar com três voos por semana, com escala em Belém.

Segundo um comunicado da TAP, os voos para Manaus vão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, aumentando o número de rotas da companhia aérea nacional no Brasil para um total de 15.

“O Brasil é estratégico para a TAP e o regresso do nosso voo para Manaus é mais um sinal de que vamos continuar a investir no desenvolvimento das nossas operações naquele país. Recentemente lançámos uma nova rota para Florianópolis e vamos terminar este ano com, pelo menos, 15 rotas para o Brasil, números recordes da companhia no país irmão”, sublinha Luís Rodrigues, CEO da TAP, citado no comunicado divulgado.

Na informação enviada à imprensa, a TAP recorda que esta operação representa um regresso a um destino para onde já tinha voado no passado e que esteve na rede da companhia aérea entre 2014 e 2016.

“O nosso objetivo é trazer cada vez mais turistas para o Brasil, não só de Portugal, mas de todo o mundo para onde a TAP voa, e disponibilizar mais de 60 destinos na Europa e África, que também podem ser voados pelos brasileiros via Lisboa e Porto. Queremos continuar a ser a principal Companhia aérea internacional no Brasil”, acrescenta Luís Rodrigues.

Os bilhetes para os voos de Manaus já estão disponíveis para compra e podem ser adquiridos aqui ou nas agências de viagens, apresentando preços a partir de 599 euros para viagens de ida e volta.

Recorde-se que, durante o verão europeu, a TAP conta com 95 voos semanais para o Brasil, uma média de 13 voos por dia, com saídas de 13 capitais de estados brasileiros, apesar da suspensão temporária das ligações a Porto Alegre.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus são as cidades brasileiras que contam com voos da TAP, num total de 13 rotas, às quais se juntam outras duas para São Paulo e Rio de Janeiro, desde o Porto.

 

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Soltrópico anuncia novidades para o fim de ano na Madeira e Porto Santo

O operador turístico Soltrópico, juntou os agentes de viagens, esta terça-feira, no Espaço da Madeira, em Lisboa, para um momento de convívio e network a que designou de “Arraial de São João – Porto Santo, mas também para fazer o ponto da situação da sua operação charter e regular para a região, e apresentar as novidades da programação. Entre as novidades, destaque para o anúncio das operações de fim de ano para o Funchal e Porto Santo, que estarão disponíveis no mercado próximos dias.

A Soltrópico, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira (APM), promoveu, no Posto de Informação e Turismo da Madeira, em Lisboa, o Arraial de São João – Porto Santo, com agentes de viagens, que serviu para, conforme disse aos jornalistas, Sandro Lopes, diretor de vendas do operador turístico, “fazer uma ativação de marca juntamente com a Madeira, trazer os agentes de viagens para conhecer a Casa da Madeira em Lisboa, que tem uma decoração muito interessante,  experienciar a região, e ao mesmo tempo ter o feedback dos nossos clientes em relação ao nosso serviço”.

Sandro Lopes aproveitou a ocasião para anunciar a operação de fim de ano para a Madeira e Porto Santo, que estará disponível no mercado nos próximos dias.  Para o Funchal, onde a Soltrópico estará sozinha, a operação do Réveillon terá saídas de Lisboa e do Porto no dia 28 de dezembro e não a 29 como habitualmente acontecia, com regressos a 1 de janeiro e não a 2, em estadas de quatro noites.

Já para o Porto Santo, o que acontece pelo segundo ano, o responsável da Soltrópico revelou que, em parceria com a Abreu, irá realizar um voo à partida de Lisboa, dia 30 de dezembro, em estada de três noites. Trata-se, segundo Sandro Lopes, de “um produto que tem tido algum crescimento, também porque Funchal tem cada vez mais procura e, as famílias portuguesas também procuram, dentro deste ambiente de um clima muito ameno e positivo, outras opções e Porto Santo, com algumas atividades e com um período de descanso bastante interessante”.

Para o Réveillon no Porto Santo, o operador turístico vai trabalhar com todas as unidades hoteleiras da ilha, mas de acordo com o responsável, “sabemos que a procura recai maioritariamente sobre hotéis que permitem o tudo incluído ou que tenham uma festa mais alargada, que é o caso do Vila Baleira, que oferece uma festa até mais tarde e tem o fogo de artifício no areal”.

As “dores de cabeça” do aeroporto de Lisboa

Aos jornalistas, Sandro Lopes fez ainda um balanço, até ao momento, da operação de verão para aquela região, tendo afirmado que “está a correr bem, dentro do normal, com maior volume para o Porto Santo na nossa programação, como é lógico”.

No entanto, explicou o diretor de vendas da Soltrópico, “este ano temos tido algumas dificuldades  no que concerne a tudo o que é slots no aeroporto de Lisboa, o que nos obrigou a fazer uma adaptação na programação, e a dividir a alocação que tínhamos prevista de Lisboa entre sexta, sábado e domingo, o que nos trouxe-nos algumas dificuldades acrescidas”, mas mesmo assim “estamos a conseguir uma boa ocupação e, sobretudo, deixa-nos muito contentes porque é uma operação que queremos muito continuar e aumentar, caso assim a capacidade hoteleira nos permita”. Não obstante, neste momento “estamos acima da performance do ano passado”, ou seja “10% acima”.

Assim, a operação do Porto, que já começou e decorrerá até finais de setembro, são dois voos ao domingo, e a de Lisboa, com a TAP, que também já teve início e vai até meados de outubro, pela questão do aeroporto, uma parte é ao domingo, outra ao sábado e outra à sexta-feira. “Não são os normais lugares de garantia em que podemos devolver caso não sejam vendidos, são lugares que estão garantidos como se fosse num charter normal”, esclareceu.

Com maior procura para o Porto Santo no verão e maior oferta, nomeadamente com a entrada de novos operadores aéreos, será que a Soltrópico, tem sentido alguma dificuldade na contratação de alojamento, que não aumentou? “Digamos que é um processo que eu considero natural, mas nós já temos uma grande contratação, ou um histórico de contratação com os operadores hoteleiros há muitos anos, é natural que, tendo em conta a capacidade aérea que pretendemos colocar no mercado, que consigamos bloquear o espaço necessário para assim proteger o mercado”, sublinhou, para apontar que “em termos dos hotéis mais vocacionados para as férias das famílias, que permitem um all  inclusive, ou estar mais em cima da praia, eu diria que nós e os restantes operadores turísticos nacionais, temos salvaguardado o nosso espaço pelo todo o histórico que nós temos feito ao longo dos anos”.

Operação de verão: crescimento a dois dígitos

Ao fazer um balanço das outras operações de verão do operador turísticos, o responsável destacou que “começámos o ano e tivemos um sentimento de muita surpresa pelo arranque a um ritmo tão elevado, com as vendas antecipadas, no entanto, por volta de maio, o ritmo estagnou um pouco, mas também diria que é um pouco o reflexo do comportamento do consumidor português em consumir antecipadamente para ter acesso a melhores preços, ao quarto que deseja, nos horários que deseja e, portanto, é um reflexo da melhoria do nosso consumo”.

De uma forma geral, adiantou Sandro Lopes, “neste momento estamos a crescer a dois dígitos”, embora o operador turístico tenha “alguns destinos de verão que ainda precisamos de trabalhar para compor mais, nomeadamente Marrocos, mas, de resto, são produtos que estão perfeitamente em linha com a nossa expectativa”, concluiu.

A oferta gastronómica (além de ter sido saboreada pelos presentes), cultural e turística do arquipélago da Madeira, foi apresentada por Catarina Pereira, da Associação de Promoção da Madeira.

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Les Roches abre formação em gestão de campos de golfe

A formação especializada em gestão de campos de golfe da Les Roches vai ser ministrada no campus de Marbella, em Espanha, e arranca em setembro.

A escola de gestão hoteleira Les Roches vai abrir, em setembro, uma formação especializada em gestão de campos de golfe, que vai estar disponível no estabelecimento de Marbella, em Espanha, informou a instituição de ensino superior, em comunicado.

“Os estudantes obterão uma compreensão abrangente da vasta e variada indústria do golfe num ambiente de golfe fundamental. Os módulos de estudo centrar-se-ão na gestão, conceção e manutenção de campos, bem como na organização e comercialização de torneios de golfe”, indica a Les Roches, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 26 de junho.

Este curso prevê 75 horas de aulas práticas, terminando com uma visita a Miami, destino que, a par de Málaga, é considerado um dos principais a nível mundial para a prática do golfe.

“A indústria do golfe é um dos grandes motores da província de Málaga, tanto pela sua atratividade como pelo impacto que tem na economia e na criação de emprego. No ano passado, foi escolhida para acolher um dos torneios mais importantes e prestigiados do mundo, a Solheim Cup, deixando um retorno de 29,1 milhões de euros na cidade. Este é apenas um exemplo do que está para vir neste sector: a necessidade de profissionais para preservar e desenvolver a oferta de Marbella em torno do golfe. A direção e a gestão deste desporto implicam a análise e o estudo de tudo o que o rodeia”, afirma Carlos Díez de La Lastra, CEO de Les Roches.

A formação conta com um corpo docente compostos por nomes reconhecidos do setor do golfe, a exemplo de Gonzalo Sánchez García, Javier Reviriego Boveda, Eugenio Rezola Murua, Emma García ou Alicia Garrido.

Recorde-se que Espanha é um dos destinos mais populares para os entusiastas do golfe de todo o mundo, acolhendo cerca de 1,2 milhões de turistas de golfe por ano, o que se traduz num volume de negócios de mais de 12 000 milhões de euros.

 

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Regulador espera que negociação da ANA para qualidade do serviço ocorra “estes dias”

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) disse acreditar que estão reunidas as condições para a ANA Aeroportos iniciar as negociações para ajustar os níveis de qualidade de serviço e espera que o processo ocorra “estes dias”.

“A ANA levantou uma questão, porque tinha dúvidas relativamente ao âmbito dessa mesma negociação, a ANAC já clarificou a questão à entidade gestora aeroportuária e, portanto, estamos em crer que estão reunidas as condições para a ANA encetar essa mesma negociação que se espera que ocorra estes dias”, disse a presidente do Conselho de Administração da ANAC, Ana Vieira da Mata, que foi esta quarta-feira, 26 de junho, ouvida no parlamento, na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação.

Em 22 de fevereiro, a ANAC anunciou que tinha determinado à ANA – Aeroportos de Portugal que iniciasse, no prazo de 30 dias, um processo negocial com os utilizadores dos aeroportos, de modo a ajustar os níveis de qualidade de serviço nos aeroportos.

No dia seguinte, o administrador da ANA Francisco Pita disse à Lusa que a gestora dos aeroportos está globalmente em cumprimento dos níveis de serviço, sendo que em 680 indicadores de qualidade só 17 levantaram questões em 2023.

“Tendo em conta o aumento das taxas [aeroportuárias], não se verifica uma correspondência no nível de serviço que é prestado”, apontou hoje a presidente do regulador, em resposta a questões do deputado Marco Claudino, do PSD.

Segundo afirmou a ANAC em fevereiro, “a avaliação da qualidade do serviço por parte dos passageiros, tem-se vindo consecutivamente a deteriorar (numa base homóloga)” e os “números de reclamações de passageiros têm vindo a ser mais expressivos”.

Já questionada pelos deputados sobre a ausência de regulamentação para heliportos em mais de 10 hospitais, a responsável da ANAC explicou que o regulamento não foi concretizado no ano passado, conforme estava previsto, mas “foi balanceado com atuação no terreno” e que há já alguns hospitais que têm o processo em fase final de concretização.

Relativamente ao tema das condições precárias dos trabalhadores de assistência em terra (‘handling’), levantada pelo deputado do Chega Filipe Melo, Ana Vieira da Mata admitiu que se trata do segmento “mais pressionado do ponto de vista laboral” e defendeu uma abordagem integral dos reguladores, no caso, da aviação e das condições de trabalho.

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Rota da TAP para Tenerife faz cinco anos e já transportou 213 mil passageiros

Em cinco anos, a TAP transportou 213 mil passageiros entre Lisboa e Tenerife, numa rota que sobreviveu à COVID-19 e que regista atualmente um load factor de 79%, com o número de passageiros portugueses a crescer 7,5% já este ano.

A rota que a TAP realiza para Tenerife, nas ilhas Canárias, Espanha, completou, a 16 de junho, cinco anos de operação, ao longo dos quais a transportadora aérea de bandeira portuguesa transportou um total de 213 mil passageiros, avançou esta quarta-feira, 26 de junho, António Gabriel, Key Account Manager da TAP para o mercado português.

“A rota Lisboa-Tenerife fez agora cinco anos, o voo inaugural foi a 16 de junho de 2019 e, nestes cinco anos, já transportámos mais de 213 mil passageiros. Foi um voo que sobreviveu à COVID-19, tivemos dois anos, 2020 e 2021, em que estávamos a viver num contexto de COVID mas, mesmo assim, a rota nunca parou e continuou até agora”, revelou o responsável, durante uma apresentação conjunta da TAP com o Turismo de Tenerife, em Lisboa.

António Gabriel acrescentou que esta rota tem o mercado português como responsável por um quarto da receita e, no ano passado, apresentou um load factor de 79%, o que significa que a TAP tem ainda espaço para crescer em passageiros.

“Cerca de um quarto da receita é proveniente do mercado português, o que significa que o mercado português ainda tem muito espaço para crescer. O resto da receita vai ser dividido por Espanha e mercados como a Alemanha e os EUA”, explicou, realçando, contudo, que, este ano, o número de passageiros portugueses nos voos para Tenerife já aumentou 7,5%.

“Isto significa que Tenerife se está a tornar num destino cada vez mais conhecido dos portugueses, cada vez mais procurado pelos portugueses e isso é um bom sinal para a rota e para a sustentabilidade desta mesma rota”, congratulou-se António Gabriel.

Presente na apresentação esteve também Nuno Sousa, diretor de vendas da TAP para o mercado português, que descartou a hipótese da companhia aérea vir a aumentar o número de frequências com destino a Tenerife, ainda que admita um possível aumento de capacidade através da troca de aparelho.

“Não temos previsto para o próximo inverno aumentos de capacidade para além destas quatro frequências, que é o que já está divulgado em termos de sistema, e vamos continuar a trabalhar para subir este load factor e este número de passageiros, porque o objetivo é sempre aumentar capacidade”, disse Nuno Sousa.

Apesar de não ter previsto o aumento de frequências, o diretor de vendas da TAP para Portugal admite que a companhia aérea possa aumentar capacidade através da utilização de um avião Airbus, em vez dos Embraer que também realizam os voos para Tenerife.

“Temos quatro frequências e o que fazemos, normalmente, é atualizações de capacidade. Ou seja, fazemos essas quatro frequências com equipamentos Embraer e Airbus, e sempre que necessário ajustamos para aumento de capacidade porque mudar um Embraer para um Airbus é um aumento de capacidade”, explicou.

Presente na apresentação esteve ainda Dimple Melwani, CEO do Turismo de Tenerife, que confirmou que o objetivo desta apresentação é justamente o de estimular o crescimento do mercado português para Tenerife, um destino que conta com 365 dias de sol por ano e que fica a pouco mais de duas horas de viagem desde a capital portuguesa.

Já a apresentação do destino ficou a cargo de Bárbara Bamberger, Adjunta da Dirección de Promoción Turística de Tenerife, que sublinhou que esta ilha das Canárias conta com uma oferta diversificada, ideal para “turismo ativo”, seja no mar, nas montanhas ou num dos muitos parques naturais existentes na ilha, sem esquecer também a oferta gastronómica de Tenerife, que conta com nove estrelas Michelin em sete restaurantes.

A parceria entre a TAP e o Turismo de Tenerife deu ainda origem a uma oferta promocional que está atualmente em vigor e que disponibiliza preços desde 109 euros para voos de ida e volta, com taxas incluídas, para vendas até 7 de julho de 2024, cujas viagens decorram entre 15 de setembro de 2024 e 31 de março de 2025, com exceção do período entre 15 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025.

 

 

 

 

 

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Jogos Olímpicos de Paris fazem aumentar reservas na Airbnb em 400%

As reservas de noites na região de Paris durante as datas dos Jogos Olímpicos quintuplicaram em relação ao mesmo período do ano passado. Espanha, Holanda, Suíça, EUA e Reino Unido estão entre os países que mostraram maior preferência por viagens em grupo durante os Jogos Olímpicos.

A pouco mais de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que se realizam de 26 de julho a 11 de agosto, o interesse pelo evento desportivo está a influenciar a forma como os hóspedes viajam. De acordo com dados recentes da Airbnb, as noites reservadas na região de Paris durante estas datas aumentaram em 400% em comparação com o mesmo período do ano passado. Paris, a cidade mais procurada na plataforma durante o evento, também registou um máximo histórico de anúncios ativos, com um aumento de 40% em comparação com 2023.

Hóspedes de mais de 160 países e regiões já reservaram as suas estadias para o evento, com os viajantes dos EUA a representarem mais de 20% das reservas nas cidades anfitriãs e arredores.

Também os países medalhados em Tóquio 2020 estão entre as principais nacionalidades dos hóspedes que viajam para França, destacando-se, além dos EUA, o Reino Unido, França, Alemanha, Países Baixos, Austrália, Canadá, Brasil, Itália e Suíça.

Em termos de crescimento, os países e regiões asiáticos estão no topo da lista, com a China continental, a Índia, a RAE de Hong Kong e o Japão registaram o maior aumento de viajantes para Paris. Seguem-se a República Checa, México, Irlanda, Brasil, Luxemburgo e Colômbia.

Mais de 50% dos viajantes que vão assistir aos Jogos Olímpicos procuram um alojamento que se adapte às necessidades das famílias ou grupos de três ou mais pessoas. Os espanhóis, holandeses, suíços, americanos e britânicos estão entre os hóspedes que preferem este tipo de viagem.

Os Jogos Olímpicos deste verão, em França, não só aumentaram o fluxo de viajantes para o centro de Paris, como também ajudaram a dispersar o turismo por outros destinos do país.

“A decisão estratégica de acolher os Jogos Olímpicos em diferentes partes de França irá beneficiar as comunidades locais em várias regiões, que poderão capitalizar os benefícios turísticos que este grande evento desportivo irá atrair.”, reconhece a Airbnb De acordo com um estudo, estima-se que as estadias na Airbnb durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 gerarão 2 000 euros para um anfitrião típico da região parisiense. Este aumento da atividade económica terá um impacto total de quase mil milhões de euros e apoiará cerca de 7.300 empregos equivalentes a tempo inteiro no país.

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Hotéis portugueses automatizam +85% das questões dos hóspedes através da HiJiffy

A automatização com recurso a Inteligência Artificial (IA) é um dos grandes temas da atualidade. Mas como aproveitá-la ao máximo?

Para responder a esta questão contamos com Tiago Araújo, cofundador da HiJiffy, que explica como é que os hoteleiros portugueses podem melhorar as suas operações, aprimorando a experiência do hóspede ao mesmo tempo que potenciam receitas, com a implementação de inteligência artificial.

A HiJiffy, 100% portuguesa, é uma das maiores referência do setor nesta área, tendo desenvolvido uma tecnologia que permite tirar o máximo partido da IA ao longo de toda a jornada do cliente, desde a pré-reserva até ao pós-estadia.

Entre os clientes nacionais da HiJiffy encontra-se grupos como Pestana, Nau ou PortoBay, sendo que mais de 1900 hotéis a nível mundial já aplicam as suas soluções de IA.

O que significa, ao certo, automatização?

Vamos definir, neste contexto, automatização como a utilização de IA para realizar tarefas de forma independente, sem necessidade de atuação da equipa. Trata-se de reduzir a carga de trabalho do staff e, ao mesmo tempo, oferecer comodidade aos hóspedes.

E os hóspedes ficam satisfeitos com processos automatizados?

As tendências do setor, existindo muitos estudos que atestam isso mesmo, mostram uma preferência crescente por hotéis que utilizam tecnologia para reduzir a dependência da equipa do hotel.

Mas talvez ainda melhor do que esses estudos, para comprovar essa preferência podemos revelar que a HiJiffy recolhe métricas de satisfação do cliente (CSAT) e, em média, mais de 85% dos hóspedes referem estar satisfeitos com o facto de terem os seus pedidos e questões resolvidas pela IA.

Então investir em automatização deve ser uma prioridade?

A automatização é mais do que uma tendência; é uma solução sustentável para a escassez de pessoal na hotelaria, estimada em 1,2 milhões de profissionais só na UE.

Muitos hotéis terão dificuldades em assegurar pessoal suficiente na época alta e, por isso, é essencial apoiar as suas equipas reduzindo a carga de trabalho sempre que possível para garantir que a satisfação do hóspede não é afetada.

De forma prática, como é que a automatização pode apoiar as equipas dos hotéis?

Quanto tempo as equipas das reservas e do front-office gastam a responder – uma e outra vez – às mesmas perguntas? Automatizar a resposta a perguntas frequentes é um excelente exemplo de apoio às equipas.

Em média, os hotéis que utilizam a solução da HiJiffy atingem mais de 85% de automatização, isto é, a percentagem de pedidos e questões dos hóspedes resolvidas pela IA sem o envolvimento de agentes humanos.

Um dos clientes da HiJiffy partilhou uma fantástica história de sucesso: conseguiu reduzir em 70% as chamadas recebidas, isto ao mesmo tempo que as suas reservas diretas e reservas no restaurante do hotel aumentavam.

 

 

E a solução da HiJiffy é de fácil implementação e para todo o tipo de hotéis?

A HiJiffy lançou recentemente uma funcionalidade que visa remover barreiras à implementação deste tipo de solução: um scanner de conhecimentos que alimenta automaticamente a IA, através do simples upload de um documento, com as informações necessárias para responder com precisão a mais de 85% das perguntas dos hóspedes sobre o hotel e os seus serviços.

Várias horas de trabalho árduo ficam assim reduzidas a alguns cliques porque eliminamos a necessidade de fornecer respostas estruturadas para instruir o chatbot sobre como responder a cada FAQ.

E esta nova ferramenta vai ainda mais longe: permite igualmente que os hoteleiros personalizem e ajustem as respostas regenerando o texto original utilizando IA generativa avançada. Com um clique, são geradas instantaneamente novas versões da resposta à pergunta frequente.

Em suma, a configuração da nossa IA não requer nem elevados conhecimentos técnicos nem exige a alocação de muitos recursos, garantindo uma integração rápida para todos os tipos de hotéis — desde pequenas unidades independentes até grandes grupos hoteleiros.

E a HiJiffy integra-se com os sistemas atuais dos hotéis?

Sim, a solução da HiJiffy integra-se com os sistemas de gestão para hotéis mais populares, como motores de reservas, PMS ou CRM.

Os casos de uso incluem automatização do processo de reserva direta, check-in e check-out online, chaves digitais, campanhas de upselling ou campanhas de reviews.

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Hotéis de Macau recebem quase 1,2 milhões de hóspedes em maio

Os hotéis de Macau receberam mais de 1,19 milhões de hóspedes em maio, uma subida de 8,4% em termos anuais.

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Em maio, o território contava com 143 estabelecimentos hoteleiros, mais 13 do que no mesmo período do ano passado, a disponibilizar 47 mil quartos, de acordo com um comunicado da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

No mês em análise, a taxa de ocupação média dos quartos de hóspedes dos estabelecimentos hoteleiros fixou-se em 83,6%, subindo 4,9 pontos percentuais, em termos anuais, indica-se na mesma nota.

Do total de 1.196.000 hóspedes, 870 mil chegaram da China continental, mais 9,7%, em termos anuais, e 164 mil de Hong Kong, uma descida de 17,4%. Já o número de hóspedes internacionais (88 mil) subiu 66,1%.

Entre janeiro e maio de 2024, os estabelecimentos hoteleiros do território hospedaram 6,13 milhões de pessoas, mais 25%, face a idêntico período de 2023.

A região administrativa especial chinesa recebeu quase 14,2 milhões de visitantes durante esse período, uma subida de 50,2% em termos anuais, segundo dados da DSEC.

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47% dos portugueses passam férias no país e gastos fixam-se entre 600 e 900 euros

O atual panorama económico leva portugueses a procurarem por destinos mais próximos e alojamentos mais baratos. Estas são as conclusões do inquérito realizado pela Klarna.

Se 95% dos portugueses afirma que irá viajar este verão, 46,9% ficará no país e 48,9% gastará entre 600 e 900 euros, conclui um inquérito realizado pela Klarna, adiantando ainda que, dos que afirmam não viajar, a maioria (65%) indica que o aumento do custo de vida é o principal motivo.

O inquérito da rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, revela também que, quando questionados sobre a influência do atual panorama económico nos planos para as férias, os portugueses indicaram que procuram alojamentos mais baratos (39,4%) e por destinos mais próximos (33,1%), reduzindo ainda o número de dias de viagem (26%).

Ainda assim, a maioria (57%) dos portugueses irá sair do seu local de residência pelo menos entre 8 e 14 dias, com o principal objetivo de relaxar (78,6%), descobrir novos locais e culturas (67%) ou passar tempo com a família e amigos (61%). A escolha do destino poderá ser o mais difícil, sendo que o orçamento (62,4%), o clima (55,7%) e a segurança (52,3%) são os principais fatores de escolha do local.

No que diz respeito ao planeamento das férias, 44,2% dos portugueses começa com três meses de antecedência. Do orçamento dedicado, o alojamento (60%), as atrações turísticas (36,8%) e a alimentação (33,3%) levam a maior fatia e, por isso, as inovações tecnológicas, nomeadamente de Inteligência Artificial que os portugueses mais gostariam de utilizar, estão relacionadas com ferramentas de comparação de preços (68,3%) e para a construção de itinerários personalizados (52,8%). Entre as plataformas online que ajudam no planeamento e reservas, Booking (80,5%), Trivago (47,1%) e Airbnb (34,3%) estão entre as preferidas.

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