Turismo da ONU cria ferramenta digital de autoavaliação para destinos rurais
O Turismo da ONU acaba de anunciar o lançamento da sua ferramenta pioneira de autoavaliação digital, concebida para promover o desenvolvimento do turismo nas zonas rurais.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Ferramenta de Autoavaliação do Turismo da ONU para Ajudar Destinos Rurais, STAR, permite, de acordo com comunicado do Turismo da ONU, que as autoridades públicas locais em destinos rurais autoavaliem e meçam o seu nível de desenvolvimento turístico. Por outro lado, fornece recomendações personalizadas, comparando diferentes destinos e gerando dados e conhecimentos valiosos para os Estados-Membros melhorarem as políticas de turismo sustentáveis e inclusivas.
De acordo com Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral do Turismo da ONU, citado na mesma nota, a STAR “capacita as autoridades locais com uma ferramenta que lhes permite autoavaliar as suas políticas e ações, fornecendo soluções práticas insights que promovem o desenvolvimento do turismo sustentável e contribuem para o crescimento geral das comunidades rurais.”
A ferramenta está disponível para todos os destinos rurais nos Estados Membros do Turismo da ONU. Está aberto às autoridades locais interessadas em medir o seu desenvolvimento turístico e obter um guia de recomendações personalizado para implementar um modelo de turismo sustentável, inclusivo e inteligente para os seus destinos.
Os principais recursos do STAR incluem: Autoavaliação: Os destinos rurais podem autoavaliar as suas políticas e iniciativas através de um conjunto de indicadores que abrangem cinco áreas – Governação do Turismo; Sustentabilidade Económica, Social e Cultural; Sustentabilidade ambiental; Desenvolvimento Turístico; e Infraestrutura. Esta ferramenta de autoavaliação permite que as partes interessadas se concentrem no planeamento estratégico, marketing e promoção, formação e educação, elaboração de políticas, diversificação de produtos e serviços, infraestruturas, preservação ambiental e cultural, colaboração com intervenientes locais, acesso a financiamento, dados ou mensuração de resultados, entre outros aspetos.
Recomendações Personalizadas: A ferramenta fornece aos usuários um guia de recomendações personalizado com recomendações alinhadas aos padrões de Turismo da ONU, considerando as características únicas dos destinos rurais.
Excelência em Benchmarking: Apoiando as autoridades locais na avaliação comparativa de políticas e práticas, a ferramenta facilita a avaliação de destinos em vários componentes.
Dados e informações: Fornecendo uma riqueza de dados aos Estados-Membros, a ferramenta digital permite análises aprofundadas sobre os destinos que fazem a avaliação. Ela esclarece os pontos fortes e fracos dos governos locais nas políticas, estratégias e intervenções do turismo, estabelecendo as bases para melhorias por parte das autoridades locais, regionais e nacionais nas áreas rurais.