Turismo da ONU cria ferramenta digital de autoavaliação para destinos rurais
O Turismo da ONU acaba de anunciar o lançamento da sua ferramenta pioneira de autoavaliação digital, concebida para promover o desenvolvimento do turismo nas zonas rurais.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
A Ferramenta de Autoavaliação do Turismo da ONU para Ajudar Destinos Rurais, STAR, permite, de acordo com comunicado do Turismo da ONU, que as autoridades públicas locais em destinos rurais autoavaliem e meçam o seu nível de desenvolvimento turístico. Por outro lado, fornece recomendações personalizadas, comparando diferentes destinos e gerando dados e conhecimentos valiosos para os Estados-Membros melhorarem as políticas de turismo sustentáveis e inclusivas.
De acordo com Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral do Turismo da ONU, citado na mesma nota, a STAR “capacita as autoridades locais com uma ferramenta que lhes permite autoavaliar as suas políticas e ações, fornecendo soluções práticas insights que promovem o desenvolvimento do turismo sustentável e contribuem para o crescimento geral das comunidades rurais.”
A ferramenta está disponível para todos os destinos rurais nos Estados Membros do Turismo da ONU. Está aberto às autoridades locais interessadas em medir o seu desenvolvimento turístico e obter um guia de recomendações personalizado para implementar um modelo de turismo sustentável, inclusivo e inteligente para os seus destinos.
Os principais recursos do STAR incluem: Autoavaliação: Os destinos rurais podem autoavaliar as suas políticas e iniciativas através de um conjunto de indicadores que abrangem cinco áreas – Governação do Turismo; Sustentabilidade Económica, Social e Cultural; Sustentabilidade ambiental; Desenvolvimento Turístico; e Infraestrutura. Esta ferramenta de autoavaliação permite que as partes interessadas se concentrem no planeamento estratégico, marketing e promoção, formação e educação, elaboração de políticas, diversificação de produtos e serviços, infraestruturas, preservação ambiental e cultural, colaboração com intervenientes locais, acesso a financiamento, dados ou mensuração de resultados, entre outros aspetos.
Recomendações Personalizadas: A ferramenta fornece aos usuários um guia de recomendações personalizado com recomendações alinhadas aos padrões de Turismo da ONU, considerando as características únicas dos destinos rurais.
Excelência em Benchmarking: Apoiando as autoridades locais na avaliação comparativa de políticas e práticas, a ferramenta facilita a avaliação de destinos em vários componentes.
Dados e informações: Fornecendo uma riqueza de dados aos Estados-Membros, a ferramenta digital permite análises aprofundadas sobre os destinos que fazem a avaliação. Ela esclarece os pontos fortes e fracos dos governos locais nas políticas, estratégias e intervenções do turismo, estabelecendo as bases para melhorias por parte das autoridades locais, regionais e nacionais nas áreas rurais.