Edição digital
Assine já
PUB
Hotelaria

Pestana Hotel Group arrecada 557M€ em receitas em 2023

As receitas do grupo hoteleiro em 2023 aumentaram 23% face a 2022, sendo que o resultado líquido ficou nos 105 milhões de euros, menos 4% do que no ano anterior.

Carla Nunes
Hotelaria

Pestana Hotel Group arrecada 557M€ em receitas em 2023

As receitas do grupo hoteleiro em 2023 aumentaram 23% face a 2022, sendo que o resultado líquido ficou nos 105 milhões de euros, menos 4% do que no ano anterior.

Carla Nunes
Sobre o autor
Carla Nunes
Artigos relacionados

O Pestana Hotel Group (PHG) registou 557 milhões de euros em receita em 2023, um aumento de 23% em relação a 2022.

Os valores foram apresentados esta terça-feira, 23 de abril, por José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group, que num encontro com jornalistas deu conta de que o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do grupo situou-se nos 189 milhões de euros em 2023, uma descida de 6% face a 2022, enquanto o resultado líquido ficou nos 105 milhões de euros, menos 4% do que no ano anterior.

O CEO do grupo justifica ambas as descidas com o facto de no ano passado terem tido “um acontecimento que não se repetiu e é provável que não se repita nos próximos anos”: a venda do Pestana Blue Alvor à Azora, que trouxe “um resultado extraordinário” ao grupo em 2022, nas suas palavras.

No entanto, refere que “se olharmos para o recorrente”, o EBITDA de 2023 teve um crescimento de cerca de 25% e o resultado líquido um aumento de “cerca de 30%”.

Segundo José Theotónio o crescimento de receitas foi impulsionado pela hotelaria, que representou 67% da receita total do grupo em 2023. Seguiu-se a área imobiliária turística do grupo, que representou cerca de 16% desta receita. Os restantes 17% da receita total do Pestana Hotel Group em 2023 foram provenientes da área de golfe (que cresceu cerca de 10% em termos de vendas), das atividades de casino (que cresceram 6% em vendas) e do Pestana Vacation Club (na Madeira, o grupo conseguiu crescer 5%).

Grupo amortizou 120M€ em empréstimos com taxa variável

Além dos resultados financeiros de 2023, o CEO do Pestana Hotel Group deu conta de que o grupo amortizou antecipadamente cerca de 120 milhões de euros nos empréstimos que tinha com taxa variável, alcançando assim um rácio de dívida líquida / EBITDA de 0,9 em 2023 – um valor que se situava nos 3,9 em 2021.

“Estamos numa situação em que praticamente num ano, se quiséssemos, terminávamos com a nossa dívida financeira”, afirma José Theotónio.

Em 2023, a renovação de hotéis e a aquisição de novos empreendimentos representou 85 milhões de euros, entre a renovação do Pestana Vila Lido Madeira e o Pestana Blue Alvor Beach, antigo Pestana Delfim. Somou-se ainda a aquisição do Vila Sol, em Vilamoura, e a conclusão e abertura da Pousada Alfama e do Pestana Rua Augusta, ambos em Lisboa.

Dos projetos em pipeline, José Theotónio refere a construção do Pestana Dunas, em Porto Santo, na Madeira, que espera que esteja terminado em maio de 2025, além do Pestana CR7 Paris, que, “com sorte”, estará terminado “no final de 2026, inícios de 2027”.

Preço médio do PHG em 2023 cresceu 9,5% face ao ano anterior

No global, entre os hotéis em Portugal e no estrageiro, a taxa de ocupação do Pestana Hotel Group foi de 67,7%, mais 3,9% do que no ano anterior. No caso dos hotéis situados apenas em Portugal, a taxa de ocupação em 2023 situou-se nos 68,8%, mais 3,4% face a 2022.

Também em termos globais, o preço médio por quarto em 2023 foi de 144,20 euros, mais 9,5% face a 2022. Já no caso dos hotéis em Portugal, o preço médio por quarto registado no ano passado foi de 141,20 euros, mais 8,9% do que no ano anterior.

“É mais importante crescer quando acrescentamos valor, através do preço, do que por ocupação. O nosso objetivo é conseguirmos ter um aumento de preço. [No entanto], sentimos que em alguns mercados hoje há uma maior relutância em relação aos preços, portanto, se tentarmos subir muito, o mercado para, deixa de existir. Não acredito que consigamos os 9% de aumento que conseguimos o ano passado, mas conseguiremos, pelo menos, repercutir a taxa de inflação”, afirma o CEO do Pestana Hotel Group.

As plataformas online foram o principal canal de vendas do grupo em 2023, representado cerca de 41% das vendas. Dentro desta percentagem encontram-se plataformas como a Booking (20% das vendas), Expedia (6,6%), Hotelbeds (3,3%) e outras “centenas” de plataformas que representaram 11% das vendas.
Em 2023 o canal direto representou cerca de 30% das vendas do grupo, seguido pelos canais de grupos e corporate (18%) e os operadores tradicionais offline (10,8%).

Grupo mantém aposta “nas pessoas, na transformação digital e na transição energética”

O CEO do Pestana Hotel Group atribui estes resultados a “três grandes projetos” do grupo: “uma aposta grande nas equipas e nas pessoas, a transformação digital e na redução da pegada carbónica e transformação energética”.

Para o efeito, o Pestana Hotel Group colocou em prática uma subida da remuneração base para 1.100 euros, incluindo salário e subsídio de refeição, o que representou, “em termos médios, uma subida de 12%”. Como José Theotónio referiu, “o conjunto de remunerações do ano passado foi superior em relação ao que era em cerca de 20%”, representando um aumento de mais de 19 milhões de euros face a 2022.

A isto somam-se outros benefícios, onde se insere a Pestana Academy – se em 2019 o grupo tinha ministrado 8.900 horas de formação, em 2023 foram lecionadas mais de 24.000 horas de formação.

O grupo destaca que “cerca de 16% da massa trabalhadora do grupo, com contratos permanentes, são de origem estrangeira”, pelo que são necessárias “políticas de acolhimento e inclusão de trabalhadores imigrantes”. Além do valor salarial, que José Theotónio garantiu “ser o mesmo dos trabalhadores nacionais”, o grupo tem apostado em ações de formação para que estes novos trabalhadores “conheçam a cultura e a língua portuguesa”, além de ações de formação “para as chefias, para que saibam acolher estas pessoas”.

Na área da transição digital, o grupo hoteleiro investiu cerca de 12 milhões de euros em tecnologias de informação, quando em 2019 tinha investido cerca de oito milhões de euros.

Por fim, no que toca à sustentabilidade, o grupo tem em vista investir 12 milhões de euros até 2025 para reduzir o seu impacto no meio ambiente. O objetivo passa por, até 2030, o grupo reduzir as suas emissões de carbono em 37% face a 2019.
Atualmente, o Pestana Hotel Group conta com 108 unidades hoteleiras, das quais 76 estão situadas em Portugal.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
PUB
Transportes

Brilliant Lady é o 4.º navio da Virgin Voyages e chega em setembro de 2025

O quarto navio da Virgin Voyages, o Brilliant Lady, começa a navegar a 5 de setembro de 2025, à partida de Nova Iorque, mas vai também contar com Miami, Los Angeles e Seattle como portos de embarque.

A Virgin Voyages vai receber o seu quarto navio, o Brilliant Lady, cuja entrada em operação está prevista para 5 de setembro de 2025, à partida de Nova Iorque, EUA.

De acordo com a publicação britânica Travel Weekly, o Brilliant Lady deveria ter entrado em operação no passado mês de dezembro, em Porto Rico, mas a sua chegada foi atrasada devido a vários problemas e atrasos na cadeia de abastecimento.

O navio, com capacidade para 2.770 passageiros e que vai realizar a sua primeira viagem à saída de Nova Iorque, vai também contar com Miami, Los Angeles e Seattle como portos de embarque.

A temporada inaugural do quarto navio da Virgin Voyages conta com cinco cruzeiros à partida de Nova Iorque, em setembro e outubro de 2025, para visitar as Bermudas, Maine, Charleston, Boston, Halifax, New Brunswick e a cidade de Quebec, no Canadá, em itinerários de cinco a 13 noites.

A partir de outubro de 2025 e até abril de 2026, o Brilliant Lady vai estar baseado em Miami, também nos EUA, realizando 17 cruzeiros para visitar as Caraíbas, que variam entre as sete e as 12 noites, e que visitam a Costa Rica, Antígua, Guatemala e Los Cabos.

A partir de 6 de abril de 2026, o navio vai ainda ser colocado em Los Angeles, realizando quatro viagens até maio de 2026 para visitar a Baixa Califórnia, Puerto Vallarta e San Diego.

Até setembro de 2026, o Brilliant Lady vai ainda ficar colocado em Seattle, EUA, neste caso para realizar cruzeiros até ao Alasca.

“A Virgin Voyages começou como uma ideia simples para mim e tornou-se na principal empresa de cruzeiros do mundo, com uma frota completa de navios. Este navio será brilhante em todos os sentidos possíveis, o que inclui novos lugares incríveis para onde podemos viajar, como o Alasca, Los Angeles e Nova York”, congratula-se Richard Branson, fundador do Grupo Virgin.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Foto: Depositphotos.com

Aviação

Bruxelas inicia ação contra 20 companhias aéreas por práticas enganosas de “greenwashing”

A Comissão Europeia informou, recentemente, que irá agir contra duas dezenas de companhias aéreas devido a “vários tipos de alegações ecológicas potencialmente enganosas”

Na sequência de um alerta do Gabinete Europeu das Uniões de Consumidores (BEUC), a Comissão Europeia e as autoridades de defesa do consumidor da UE (autoridades da rede de cooperação de defesa do consumidor – CPC) enviaram cartas a 20 companhias aéreas, identificando vários tipos de alegações ecológicas potencialmente enganosas e convidando-as a alinhar as suas práticas com a legislação da UE em matéria de defesa do consumidor no prazo de 30 dias.

Sem identificar as duas dezenas de companhias em causa, a rede CPC, liderada pela Direção-Geral da Inspeção Económica da Bélgica, a Autoridade dos Consumidores e dos Mercados dos Países Baixos, a Autoridade de Defesa do Consumidor da Noruega e a Direção-Geral do Consumo de Espanha, centrou-se nas alegações das companhias aéreas segundo as quais as emissões de CO2 causadas por um voo poderiam ser compensadas por projetos climáticos ou pela utilização de combustíveis sustentáveis, para os quais os consumidores poderiam contribuir mediante o pagamento de taxas adicionais. As autoridades receiam que as práticas identificadas possam ser consideradas ações/omissões enganosas, proibidas nos termos dos artigos 5.º, 6.º e 7.º da Diretiva Práticas Comerciais Desleais. Por seu lado, as companhias aéreas ainda não esclareceram se essas alegações podem ser fundamentadas com base em provas científicas sólidas.

Os vários tipos de práticas potencialmente enganosas por parte de 20 companhias aéreas identificadas pela Comissão Europeia e a rede CPC passam pela “criação de uma impressão incorreta de que o pagamento de uma taxa adicional para financiar projetos climáticos com menor impacto ambiental ou para apoiar a utilização de combustíveis alternativos para a aviação pode reduzir ou compensar totalmente as emissões de CO2”. Além disso, refere a Comissão, as companhias aéreas utilizam o termo “combustíveis sustentáveis para a aviação” [SAF] sem justificar claramente o impacto ambiental desses combustíveis. Também a utilização dos termos “verde”, “sustentável” ou “responsável” de forma absoluta ou utilizar outras alegações ecológicas implícitas fazem parte das acusações da Comissão.

Alegar que a companhia aérea está a evoluir no sentido de emissões líquidas nulas de gases com efeito de estufa (GEE) ou de qualquer desempenho ambiental futuro, sem compromissos nem metas claros e verificáveis, e sem um sistema de acompanhamento independente, está sob a mira da investigação, sendo que a apresentação aos consumidores de uma “calculadora” de emissões de CO2 de um determinado voo, sem fornecer provas científicas suficientes sobre se esse cálculo é fiável e sem prestar informações sobre os elementos utilizados para o efetuar estão a ser consideradas enganosas.

Por fim, também a apresentação aos consumidores de uma comparação dos voos no que respeita às suas emissões de CO2, sem fornecer informações suficientes e precisas sobre os elementos em que se baseia a comparação são consideradas “greenwashing”.

A Comissão Europeia e as autoridades CPC convidaram as companhias a apresentarem uma resposta, no prazo de 30 dias, descrevendo as medidas que propõem para responder às preocupações decorrentes das suas alegações ambientais para a comercialização ao abrigo da legislação da UE em matéria de defesa do consumidor. Após receber as respostas das companhias, a Comissão Europeia organizará reuniões com a rede CPC e as companhias aéreas, a fim de debater as soluções propostas pelas companhias em causa.

Além disso, a Comissão acompanhará a aplicação das alterações acordadas e se as companhias aéreas em causa não tomarem as medidas necessárias para resolver as preocupações manifestadas na carta, as autoridades CPC podem decidir tomar medidas coercivas, incluindo sanções.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Destinos

Dubai recebe Arabian Travel Market entre 6 e 9 de maio

A Arabian Travel Market (ATM) tem lugar entre 6 e 9 de maio de 2024, no Dubai World Trade Centre, este ano, sob o tema ‘Empowering Innovation – Transforming Travel Through Entrepreneurship’.

O Dubai vai voltar a ser palco da Arabian Travel Market (ATM), certame turístico que tem lugar entre 6 e 9 de maio de 2024 no Dubai World Trade Centre e no qual o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) vai promover a “oferta inovadora e diversificada do emirado”.

Num comunicado enviado à imprensa, o DET explica que a feira vai reunir 129 parceiros e decorre sob o tema ‘Empowering Innovation – Transforming Travel Through Entrepreneurship’, servindo para mostrar como o Dubai tem “cultivado a inovação, o empreendedorismo e sustentabilidade para criar novos caminhos de crescimento além do turismo tradicional”.

“Como parceiro de destino de longa data da Arabian Travel Market, o Dubai tem o privilégio de sediar a 31ª edição de um dos eventos mais aguardados do turismo global. A reunião da indústria é um testemunho da posição da nossa cidade como um destino de viagem líder mundial”, afirma Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM).

De acordo com o responsável, o Dubai tem vindo a apostar em “estratégias inovadoras e parcerias público-privadas robustas”, o que está em linha com o tema do evento deste ano, pelo que o DET vai “destacar o papel fundamental que o empreendedorismo e a inovação têm desempenhado no impulsionamento do crescimento do turismo”.

“À medida que destacamos a proposta de destino diversificada e cativante do Dubai na ATM, aguardamos ansiosamente a oportunidade de interagir com os principais especialistas e executivos do setor para partilhar o nosso plano para o sucesso, bem como explorar os temas emergentes e tendências que contribuirão para a sustentabilidade da indústria. Mantemo-nos comprometidos em navegar pelo futuro do turismo com previsão e colaboração com os nossos parceiros e a comunidade internacional de viagens”, refere ainda o responsável.

O DET explica ainda que “esta abordagem estratégica é inspirada pelos objetivos da Agenda Económica de Dubai D33 em consolidar ainda mais a posição do Dubai como uma das três principais cidades globais para negócios e lazer, e a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar”.

O DET organiza ainda e novamente o Programa de hosted buyers da ATM em toda a Expo City Dubai, Real Madrid World e Dubai Creek Harbour, promovendo a hospitalidade e ofertas do Dubai a 600 compradores de 46 mercados e países diferentes, nos quais se inclui Portugal.

Recorde-se que o Dubai já recebeu, em janeiro e fevereiro de 2024, 3,67 milhões de turistas internacionais, depois de ter alcançado um recorde de 17,15 milhões de visitantes internacionais em 2023.

 

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Etihad Airways coloca A380 na rota de Paris a partir de novembro

A partir de 1 de novembro, a Etihad Airways passa a voar com um A380 para Paris-CDG, naquela que será a terceira cidade a contar com voos neste aparelho, depois de Londres e Nova Iorque.

A Etihad Airways vai passar a voar com um avião A380 na rota de Paris-CDG, numa mudança que vai acontecer a partir de 1 de novembro de 2024, informou a companhia aérea de Abu Dhabi, em comunicado.

“A capital francesa será a terceira grande cidade a desfrutar da experiência do A380, depois de Londres e Nova Iorque”, lê-se numa nota informativa divulgada pela transportadora aérea.

No mesmo comunicado, a Etihad Airways lembra que o A380 conta com a The Residence, uma suíte de três quartos, que é única num avião e que oferece sala de estar privativa, quarto e casa de banho com chuveiro.

“Os “hóspedes” da The Residence podem desfrutar de uma viagem culinária com um menu à la carte, servido na sala de estar privativa, ou até mesmo optar pelo pequeno-almoço na cama. Desde cozinha gourmet a champanhe e caviar, oferecemos uma variedade de opções luxuosas”, acrescenta a Etihad Airways.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Croatia Airlines passa a integrar APG-IET

A Croatia Airlines é a companhia aérea de bandeira da Croácia e conta, atualmente, com uma frota composta por 12 aeronaves.

A APG Portugal anunciou a integração da Croatia Airlines no programa APG-IET, passando a oferta da transportadora aérea da Croácia a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

A APG Portugal indica que a Croatia Airlines é a “companhia nacional da Croácia” e foi fundada em 1989, contando com base na cidade de Zagreb, capital croata.

A Croatia Airlines conta, atualmente, com uma frota composta por 12 aeronaves, incluindo quatro aparelhos Airbus A319-100, dois Airbus A320-200 e seis Bombardier Q400.

Com a integração da Croatia Airlines, o programa APG-IET passa a contar com 145 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio

O novo Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo vai ser inaugurado a 6 de maio e visa “apoiar a criação e capacitação de novas empresas e novos modelos de negócios para o setor do Turismo”.

O Turismo de Portugal vai inaugurar, a 6 de maio, o novo Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo (CIBT), novo equipamento que visa “apoiar a criação e capacitação de novas empresas e novos modelos de negócios para o setor do Turismo”.

O CIBT fica localizado no campus da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, no Estoril, e vai ser cogerido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo.

O espaço, que se divide em três pisos, conta com escritórios, espaços de cowork, salas tecnológicas, pop-up, equipamentos e laboratórios de investigação.

“O CIBT é proveniente de parcerias nacionais e internacionais que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver, em muito através da sua rede escolar, nos ramos do ensino, investigação e inovação”, explica o Turismo de Portugal, numa nota enviada à imprensa.

A inauguração do CIBT decorre a 6 de maio, a partir das 15h00, e vai contar com a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, assim como de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Gestão de frota e manutenção de motores PW150A da TAAG será feita pela Pratt & Whitney Canada

A TAAG assinou um acordo de gestão de frota e manutenção de motores com a Pratt & Whitney Canada para 13 motores PW150A que equipam seis aeronaves modelo Dash 8-400.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola assinou um acordo de manutenção de motores, válido por seis anos, com a Pratt & Whitney Canada para 13 motores PW150A e um adicional, mantido em inventário. Os motores equipam a frota de aeronaves turbo-hélices modelo Dash 8-400. O acordo consiste num Programa de Gestão de Frotas (FMP) que permite à Pratt & Whitney personalizar a sua oferta para responder ao contexto operacional específico da TAAG.

“As companhias aéreas que fornecem conectividade regional, como a TAAG, desempenham um papel vital ao facilitar a mobilidade de passageiros para os grandes centros urbanos e destinos internacionais”, refere Irene Makris, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Pratt & Whitney Canada, em comunicado.

Consequentemente, a responsável adianta ainda que “a confiabilidade da frota de aeronaves Dash 8-400 da TAAG desempenha um papel crítico em manter todo o ecossistema a operar de forma eficiente e sustentável. Ter a manutenção dos motores da frota assegurada pelo fabricante/OEM ajuda a garantir os melhores índices de disponibilidade e gestão da performance do motor”.

“Com uma capacidade de cerca de 75 passageiros, elevada eficiência de combustível e confiabilidade geral, a aeronave Dash 8-400, equipada com o motor PW150A, adequa-se perfeitamente às necessidades”, refere Nelson de Oliveira, PCE da TAAG. “O programa FMP da Pratt & Whitney Canada é funcional para a TAAG, sendo que confiamos na experiência comprovada do fabricante/OEM do motor para garantir a máxima produtividade e eficiência dos nossos motores PW150A”.

Os FMP são soluções flexíveis e que adicionam valor na gestão e planeamento da manutenção, assegurando que, globalmente, o programa reduz os custos operacionais e simplifica a gestão das operações da frota. Este programa tem a mais-valia de ser personalizado e adaptado para responder aos requisitos exclusivos das companhias aéreas. Os FMP da Pratt & Whitney Canada permitem que os clientes se concentrem no seu negócio principal e eliminem despesas e desafios de logística relacionados com a manutenção.

O pacote FMP, adquirido pela TAAG, inclui a tecnologia de análise de combustível da Pratt & Whitney e a solução de diagnóstico e prognóstico FAST, que regista, analisa e envia de forma wireless toda a inteligência de dados de voo, imediatamente após se desligar o motor.

Os motores PW100/PW150 alimentam 90% das aeronaves turbo-hélices de alcance regional de 30 a 90 passageiros, a operar atualmente. Estes motores turbo-hélice consomem 25% a 40% menos combustível e produzem 50% menos emissões de CO2 do que os jatos regionais de dimensões semelhantes. Os motores oferecem às companhias aéreas os melhores custos de ciclo de vida e ajudam a sustentar o valor de uma aeronave. Em 2024, os motores PW100/PW150 comemoram o 40.º aniversário da sua entrada em serviço.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Banco Mundial dá mais 28M€ para turismo e economia azul em Cabo Verde

O governo de Cabo Verde anunciou a aprovação pelo Banco Mundial de um crédito adicional de 30 milhões de dólares (28 milhões de euros) para o projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, alargado de quatro para seis ilhas.

“O objetivo principal do projeto é impulsionar o desenvolvimento do setor turístico no país, promovendo a diversificação da oferta turística e a criação de um ambiente propício para o crescimento das PME; com o financiamento adicional, espera-se que o projeto possa ampliar a sua abrangência geográfica, alcançando agora seis ilhas em vez das quatro inicialmente previstas”, lê-se no comunicado, no qual se explica que esta expansão “permitirá uma maior diversificação económica e o fortalecimento das sinergias, especialmente nas cadeias de valor da economia azul em todo o arquipélago”.

O financiamento agora anunciado irá “aprimorar a diversidade e resiliência do setor turístico, bem como o fortalecimento da participação das pequenas e médias empresas (PME) nas cadeias de valor relacionadas com o turismo”, lê-se no texto que explica que os 30 milhões de dólares, cerca de 28 milhões de euros, vão “melhorar as modalidades de implementação do projeto, levando em consideração o aumento dos investimentos em infraestrutura para aumentar os gastos turísticos e as pernoites em um maior número de localidades e ilhas”.

No comunicado, o Governo de Cabo Verde salienta que este financiamento “está alinhado com o Quadro de Parceria do Grupo Banco Mundial com a República de Cabo Verde para o período de 2020 a 2025, que visa fortalecer o ambiente de negócios e apoiar o crescimento do setor privado, além de promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres empreendedoras”, desempenhando também um “papel fundamental na fase de recuperação económica de Cabo Verde, contribuindo para a criação de um ambiente resiliente e sustentável”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Newtour/MS Aviation contesta decisão no processo de privatização da Azores Airlines e diz que a razão apresentada “não tem fundamento”

O consórcio candidato à privatização da Azores Airlines, Newtour/MS Aviation, ameaça “recorrer a todos os mecanismos legais que estiverem ao seu alcance”, depois de o Governo dos Açores ter cancelado o concurso.

Depois de ter tomado conhecimento do cancelamento do concurso para a privatização da Azores Airlines devido a uma alegada alteração significativa das condições económicas e financeiras tidas em conta na avaliação inicial da companhia aérea, o Consórcio Newtour/MS Aviation salienta, em comunicado, que ao longo de todo o processo “esteve sempre empenhado no sucesso da operação” e que se manteve “em silêncio a bem da independência, transparência e, sobretudo, em respeito institucional por todos os intervenientes”, nomeadamente “pela SATA Internacional e pelos seus trabalhadores”.

Contudo, face a esta decisão, o Consórcio frisa que “o silêncio deixa de fazer sentido”, assinalando que “não concorda com a decisão do Governo Regional dos Açores de não dar seguimento ao processo de privatização da Azores Airlines”, e destaca que “desconhece formalmente os fundamentos que estão na origem desta decisão”.

Considerando que “a razão apresentada não tem fundamento, designadamente porque a fase de negociação prevista nas regras do concurso poderia acomodar uma eventual alteração das condições económicas e financeiras tidas em conta na avaliação inicial da companhia aérea”, o Consórcio Newtour/MS Aviation encara com “estranheza que lhe tenha sido negado o acesso a vários documentos do concurso, designadamente ao relatório final elaborado pelo júri, já que o solicitou por diversas vezes e através dos canais próprios”, indicando que “conhece apenas o que foi divulgado pela comunicação social”.

Por isso, “o consórcio vai analisar os fundamentos que venham a ser apresentados pelo Governo Regional dos Açores e recorrer a todos os mecanismos legais que estiverem ao seu alcance”, adiantando que “tudo fará para defender, por um lado, o futuro da SATA Internacional – Azores Airlines e dos seus trabalhadores e, por outro, a posição dos membros do consórcio cuja credibilidade e reputação foram colocadas em causa no decorrer do concurso”.

Recorde-se que o Governo dos Açores cancelou o concurso de privatização da Azores Airlines e vai lançar um novo, alegando que a companhia estava avaliada em seis milhões de euros no início do processo e vale agora 20 milhões.

Na quinta-feira, 2 de maio, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Artur Lima, informara que “[O Conselho de Governo] deliberou não dar seguimento ao processo de privatização da Azores Airlines devido à alteração significativa das condições económicas e financeiras tidas em conta na avaliação inicial da companhia. Fica assim cancelado o atual processo de privatização da Azores Airlines”.

No início de abril, o júri do concurso público da privatização da Azores Airlines entregou o relatório final e manteve a decisão de aceitar apenas um concorrente, mas admitiu reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour/MS Aviation em assegurar a viabilidade da companhia.

Também o Conselho de Administração do grupo SATA, liderado por Teresa Gonçalves, que, entretanto, se demitiu, manifestou “reservas sobre o consórcio Newtour/MS Aviation e sobre as limitações do concorrente” no parecer enviado ao Governo Regional.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo Centro de Portugal recebe 3M€ de fundos comunitários para promover região

A TCP vai receber de três milhões de euros para a promoção turística da região, verba proveniente de fundos europeus, que vai chegar ao abrigo do novo quadro comunitário.

Publituris

A Turismo Centro de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) oficializaram esta quinta-feira, 2 de maio, a atribuição de três milhões de euros para a promoção turística da região, verba que vai chegar ao abrigo do novo quadro comunitário europeu.

A cerimónia, que contou com a presença de Raul Almeida, presidente da TCP, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, e Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, serviu para ratificar o Termo de Aceitação da Candidatura “Promoção Turística e Sustentabilidade da Região Centro 2023-2025”, submetido pela TCP no âmbito do Programa Regional do Centro (Centro 2030).

“O plano de ação contemplado pela candidatura visa reforçar a notoriedade da região Centro de Portugal e a sua dinamização económica, por via da difusão e comercialização da sua oferta turística. Este esforço contribuirá para solidificar a região como um destino turístico sustentável e de excelência”, indica a TCP, explicando que “a primeira fase de investimento desta operação, para o período 2023-2025, tem o valor de três milhões de euros”.

Para Raul Almeida, este apoio é importante não apenas para a TCP, já que é também fundamental para “todo o território e para a atividade turística na região”.

“Esta estratégia resulta de longas reuniões com parceiros em toda a região, incluindo Comunidades Intermunicipais, Proveres e outros intervenientes que têm um papel essencial na promoção do turismo regional. A colaboração e articulação entre todos foi fundamental para alcançarmos este resultado”, sublinha o presidente da TCP.

A candidatura apresentada aos fundos europeus assenta em cinco pilares fundamentais, concretamente “Campanhas e ativação da marca e destino”; “Instrumentos de promoção e comunicação transversais (online e offline)”; “Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro”; “Instrumentos de promoção e comunicação por produto turístico” e “Turismo religioso”.

“Temos trabalhado com a Entidade Regional de Turismo de forma coordenada, com uma estratégia pensada em conjunto, para que os apoios na área do turismo não sejam avulsos, mas pensados de forma integrada. Essa é a forma correta de trabalhar. O turismo tem grandes potencialidades na região, como os números indicam. Temos de continuar a apostar neste setor e a Turismo Centro de Portugal é a entidade certa para fazer este trabalho”, considera ainda Isabel Damasceno.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.