Marrocos acena com turismo cultural a pensar no Mundial de Futebol de 2030
O turismo cultural é uma alavanca para diversificar a oferta turística de Marrocos e melhorar a sua atratividade, nomeadamente tendo em vista a organização do Mundial de Futebol de 2030, afirmou o ministro da Juventude, Cultura e Comunicação, Mohamed Mehdi Bensaid.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A riqueza do património cultural nacional representa uma oportunidade para dar a conhecer a indústria do turismo em Marrocos, como um importante vetor de consumo de produtos artesanais, indústrias culturais e criativas, sublinhou o governante, citado pelo jornal online marroquino Hibapress, que fez uma apresentação sobre “os esforços do ministério ao serviço da promoção do turismo cultural” perante a comissão temática responsável pela preparação da sessão anual de avaliação das políticas públicas na área do turismo.
O ministério da tutela tem trabalhado para a criação de centros de promoção do património dedicados à preservação do património cultural e ao desenvolvimento da oferta patrimonial local, nomeadamente em zonas remotas, integrando-os em circuitos turísticos.
Com o mesmo objetivo de dar a conhecer a história dos sítios arqueológicos, o ministério lançou uma série de atividades centradas no património sob a bandeira da “nostalgia”, incluindo programas culturais, peças teatrais e outros eventos.
Por outro lado, o setor cinematográfico, por sua vez, contribui para o fortalecimento da atividade turística e para a promoção de Marrocos como destino turístico, acrescentou, lembrando que o Reino continua a ser um destino privilegiado para a produção cinematográfica, pela sua diversidade geográfica, pela sua paisagens naturais e cidades históricas.
Bensaid também mencionou os desafios a enfrentar nesta área, entre os quais o principal é a promoção da imagem de Marrocos na internet e nas redes sociais, num momento em que o Reino está empenhado nos preparativos para a organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030. Ênfase deve ser colocada nos desenvolvimentos sociais no turismo, nas preocupações ambientais, na sustentabilidade e nas experiências autênticas, assegurando ao mesmo tempo a exploração de novos setores do turismo cultural, incluindo o património contemporâneo e industrial, além de reforçar a cooperação interministerial e as parcerias com autoridades eleitas e a sociedade civil.